Engenheiro cria biscoito nutritivo que elimina a anemia infantil em um mês

Um engenheiro agrônomo peruano desenvolveu um biscoito com alto teor de ferro criado para acabar com a anemia infantil em no máximo um mês. Além de super nutritivo, o biscoito é saboroso, disponível em dois sabores: baunilha e cacau.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A anemia infantil é um problema de longa data no Peru. Atualmente, 4 em cada 10 crianças com menos de três anos têm anemia.

Batizado de Nutri Hierro (“Nutri Ferro”, em tradução livre), o “biscoito anti-anêmico” foi criado por Julio Garay, engenheiro agrônomo de Ayacucho, um dos departamentos (estados) com os maiores índices de anemia do Peru.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

O biscoito é fruto do trabalho de conclusão de curso de Julio na Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga (UNSCH), onde ele estudou graças ao Projeto Beca 18, programa social de bolsas universitárias para jovens peruanos de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Meu sonho é ser capaz de reduzir a anemia em Ayacucho e em outras regiões”, disse Julio à Agência Efe na pequena fábrica onde começou a produzir seus ‘cookies’.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

De acordo com o jovem engenheiro, os biscoitos, se consumidos com a regularidade que se propõe, são capazes de eliminar a anemia das crianças em apenas um mês.

Esse foi o resultado de diferentes testes realizados em sete municípios do departamento de Ayacucho, tanto na área urbana quanto na zona rural, especialmente, onde a anemia infantil atinge mais de 50% das crianças.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Imaginei que teria resultados em três meses, mas em apenas um mês a quantidade de hemoglobina havia aumentado nas crianças “, disse Julio, que tem 25 anos.

Leia também: Programa acaba com desnutrição de mais de 60 mil crianças

Um dos testes foi realizado na aldeia de Patibamba, onde algumas crianças com anemia foram alimentadas diariamente pela manhã com quatro biscoitos Nutri Hierro. Após 30 dias, o nível de hemoglobina delas aumentou consideravelmente ​​(para 12 gramas por decilitro de sangue, considerado normal).

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Fiquei realmente surpreso”, disse o médico Diego Flores, responsável pelo posto de saúde local de Patibamba. Ele checou todas as crianças beneficiadas pelo programa, atestando sua autenticidade.

“Embora a hemoglobina possa ser normalizada em quatro semanas com tratamento convencional, os biscoitos, por si só, aumentaram esses valores para níveis mais altos do que o esperado”, disse o médico.

O médico enfatizou que, para que o tratamento seja totalmente eficaz, ele deve ser prolongado por pelo menos mais seis meses, para que as crianças recuperem seus estoques de ferritina.

Engenheiro peruano cria biscoito elimina anemia infantil

“Isso pode mudar o futuro de um país inteiro. Superar a anemia, especialmente em crianças menores de dois anos, é muito importante para o Peru, porque um país nutrido, sem anemia, é verdadeiramente mais próspero”, acrescentou.

A dona de casa María Quispe, mãe de uma menina de dois anos com anemia, disse que o produto “é excelente”. “Vejo que as crianças gostam e se sentem bem, com energia suficiente para o dia a dia”, destaca.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Correo/Fotos: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,941SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nesse grupo de teatro de comédia você só paga o quanto ri

O clube de comédia Teatreneu em Barcelona inventou uma forma inovadora de cobrar seus clientes. Eles chamaram de “Pay-Per-Laugh”, ou “Pague Por Risada”. O...

Mãe de youtuber é surpreendida da melhor maneira ao pedir R$5 mil emprestados ao filho

No final 2014, Giorgio Barone teve a ideia de trabalhar com produção de vídeos para o Youtube. Atualmente, como criador do canal Barone Lab,...

Galinha comprada para almoço é adotada por família e vira melhor amiga de irmãos no DF

Uma amizade pra lá de inusitada uniu dois irmãos e uma galinha no Distrito Federal. Enzo e Gabriela se empenharam totalmente para convencer a...

Diretora leva material didático para alunos sem internet: “Não medirei esforços”

“Não medirei esforços para que todos tenham acesso ao conhecimento”. Até arrepiei. A frase é de Cleusa Regina de Vargas de Araújo, diretora da...

Engenheiro oferece serviços de graça para vítimas das chuvas em MG

As chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dez dias deixaram 45 mil pessoas desalojadas e 8,2 mil desabrigadas, segundo a Defesa Civil do...

Instagram