Jovem brasileiro cria computador que lê reações do cérebro de pessoas em coma

Morador de Aquidauana, no interior do Mato Grosso do Sul, o jovem Luiz Fernando da Silva Borges, 20 anos, criou um computador que lê as reações do cérebro de pacientes em coma ao ouvir perguntas, batizado de Hermes Braindeck.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao site da EXAME, Gustavo conta que buscou inspiração em uma pesquisa do neurocientista britânico Adrian Owen, publicada na revista Science, em 2006. No estudo, Owen mostrou que é possível se comunicar com pessoas em coma usando um aparelho de ressonância magnética.

Leia também: Cientistas vencem Nobel de Medicina por terapia contra o câncer

O que Gustavo fez foi tornar o conceito portátil. É colocada uma toca na cabeça do paciente com vários fios conectados a sensores e um fone de ouvido para receber instruções. Então, pede-se ao paciente para imaginar o movimento da mãe direita e o da esquerda.

Cada pensamento ativa um dos lados do cérebro, traduzindo esses padrões em respostas positivas (sim) ou negativas (não). Isso permite ao paciente responder perguntas dos médicos e dos familiares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Nos hospitais, não existe ferramenta para medir a resposta da pessoa em coma sem ser a ressonância magnética, que não tem como ser usada no dia a dia”, afirma Gustavo.

O sistema de Gustavo teve 80% de precisão em reconhecer os dois padrões de resposta em testes realizados em um grupo de 50 pessoas, todas saudáveis. Até o final do ano, ele pretende realizar um novo teste em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com a ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco.

O Hermes Braindeck ganhou o prêmio Intel International Science and Engineering Far, promovido pela multinacional de tecnologia, na categoria engenharia biomédica em dois anos seguidos: 2016 e 2017. A premiação destaca projetos em ciência e engenharia.

Para desenvolver o dispositivo, Gustavo recebeu patrocínio de um investidor anjo, presidente de uma startup focada no empoderamento humano.

No vídeo abaixo, Gustavo fala mais sobre o Hermes Braindeck:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Reprodução/Youssef Bueno

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jornalista faz série fotográfica de seus filhos brincando livremente na lama

“O Brincar da criança é a manifestação mais profunda do impulso que conduz ao fazer, sendo que neste fazer, o homem tem a sua verdadeira essência humana. Não seria...

Idoso aposentado leva água e comida para moradores de rua e seus cães adotados em SP

Desde o início da pandemia, um idoso aposentado de Praia Grande (SP) criou uma empática iniciativa que leva água e comida para moradores de...

Mãe morre por complicações na gestação e internautas se mobilizam para ajudar pai e filha

Essa história é de cortar o coração de tão triste e tão bonita ao mesmo tempo. Bruna sempre quis ser mãe, tentou por seis...

Sem cobrar nada, engenheira civil se dedica a reformar casas de pessoas carentes em Natal (RN)

Após realizar o próprio sonho de viver em uma casa reformada, a engenheira civil Fernanda Silmara agora se dedica a reformar residências de famílias...

Desapegar é só começar!

Blog legal, né? Navegar nas suas páginas preferidas sempre traz alguma coisa nova, alguma ideia pra deixar sua vida mais interessante. É exatamente isso...

Instagram

Jovem brasileiro cria computador que lê reações do cérebro de pessoas em coma 1