Jovem brasileiro cria computador que lê reações do cérebro de pessoas em coma

Morador de Aquidauana, no interior do Mato Grosso do Sul, o jovem Luiz Fernando da Silva Borges, 20 anos, criou um computador que lê as reações do cérebro de pacientes em coma ao ouvir perguntas, batizado de Hermes Braindeck.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao site da EXAME, Gustavo conta que buscou inspiração em uma pesquisa do neurocientista britânico Adrian Owen, publicada na revista Science, em 2006. No estudo, Owen mostrou que é possível se comunicar com pessoas em coma usando um aparelho de ressonância magnética.

Leia também: Cientistas vencem Nobel de Medicina por terapia contra o câncer

O que Gustavo fez foi tornar o conceito portátil. É colocada uma toca na cabeça do paciente com vários fios conectados a sensores e um fone de ouvido para receber instruções. Então, pede-se ao paciente para imaginar o movimento da mãe direita e o da esquerda.

Cada pensamento ativa um dos lados do cérebro, traduzindo esses padrões em respostas positivas (sim) ou negativas (não). Isso permite ao paciente responder perguntas dos médicos e dos familiares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Nos hospitais, não existe ferramenta para medir a resposta da pessoa em coma sem ser a ressonância magnética, que não tem como ser usada no dia a dia”, afirma Gustavo.

O sistema de Gustavo teve 80% de precisão em reconhecer os dois padrões de resposta em testes realizados em um grupo de 50 pessoas, todas saudáveis. Até o final do ano, ele pretende realizar um novo teste em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com a ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco.

O Hermes Braindeck ganhou o prêmio Intel International Science and Engineering Far, promovido pela multinacional de tecnologia, na categoria engenharia biomédica em dois anos seguidos: 2016 e 2017. A premiação destaca projetos em ciência e engenharia.

Para desenvolver o dispositivo, Gustavo recebeu patrocínio de um investidor anjo, presidente de uma startup focada no empoderamento humano.

No vídeo abaixo, Gustavo fala mais sobre o Hermes Braindeck:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Reprodução/Youssef Bueno

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,768,429SeguidoresSeguir
23,246SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem salva criança distraída com celular de ser atingida por um taco de baseball

Já falamos sobre a importância de viver o momento, e deixar um pouco o celular de lado. Mas nesse caso que aconteceu, a importância de...

Motivado pelos colegas, garoto consegue quebrar tábua de madeira em vídeo emocionante

Um vídeo sensacional de um garoto praticante de artes marciais na Flórida, Estados Unidos, foi compartilhado dezenas de milhares de vezes nas redes sociais...

Americana transforma cadeira de rodas da filha em carruagem da Cinderela

Nascida com uma condição rara, a pequena Roslyn viveu um dia de conto de fadas em pleno Halloween deste ano. Isso porque a mãe,...

1476 elefantes são devolvidos à natureza após fechamento de atrações turísticas, na Tailândia

Se tem um setor da economia que foi muito impactado pela pandemia de Covid-19 é o turismo. Com a restrição da livre circulação de...

Iniciativa em SP debate sobre pessoas trans no mercado de trabalho e na área de TI

No último sábado (2), acompanhamos a 3º edição do </> Juntos na TI, uma iniciativa em SP que debate sobre pessoas trans no mercado...

Instagram

Jovem brasileiro cria computador que lê reações do cérebro de pessoas em coma 3