Jovem cria filtros de água a partir de restos de isopor

O isopor está presente em vários produtos que consumimos uma única vez e que logo descartamos, indo parar nos aterros sanitários e no meio ambiente, como os copinhos de café descartáveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao contrário de muitos tipos de plástico, reciclar o isopor é um processo caro e com riscos de contaminação. Quem mais sofre com isso é o meio ambiente, que leva centenas de anos para decompor o material em condições naturais.

Nos Estados Unidos, algumas cidades chegaram a proibir o consumo de vários produtos que contém poliestireno expandido, como utensílios descartáveis e até brinquedos. A França é outro país que seguiu esse caminho, ao banir totalmente o consumo de copos e pratos de plástico.

Leia também: Pratos e talheres podem ser plantados para gerar novos alimentos

Produtos úteis para a sociedade, mas que os governos preferem banir, pois custa caro reciclar. Isso pode mudar em breve, graças à invenção de um grupo de jovens cientistas. Ashton Cofer e mais três amigos desenvolvram um sistema de aquecimento para transformar o isopor usado em algo útil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

jovem transforma isopor
Ashton e os amigos.

“Meu grupo pensou que poderíamos usar o carbono, já presente no isopor, para criar carbono ativado que, hoje, é usado em quase todo filtro de água”, disse Cofer no TED-Ed Weekend.

Depois de várias tentativas frustradas, eles chegaram ao produto que procuravam. Com a temperatura, o tempo e os produtos certos, Cofer e os amigos criaram carbono ativado a partir de restos de isopor. “E, além disso, não fomos capazes só de criar carbono ativado, para purificar água, mas também reduzimos o desperdício de isopor, resolvendo dois problemas globais de uma vez só.”

Leia também: Em Camarões, estudantes produzem canoas com garrafas PET

Ficou curioso? Dá o play no vídeo e fique por dentro:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto de capa © TED-Ed Weekend/Reprodução – flickr.com / David Gilford

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Jovem cria filtros de água a partir de restos de isopor 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,081,440SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Shaquille O’Neal doa 500 pares de tênis para crianças carentes terem o que calçar após as férias escolares

Por quase vinte anos, Shaquille O'Neal, 49 anos, atuou de forma brilhante no basquete, tendo vencido a NBA quatro vezes e conquistado o ouro...

O gato de óculos escuros é mais do que um companheiro! Ele que ajuda seu dono a se manter longe das drogas!

Na semana passada demos a notícia do gato de óculos escuros que apareceu em rede nacional e ficou famoso. Lembra? O que a gente...

Rio inaugura escola pública sem salas, turmas ou séries

Nos próximos dias, o Rio de Janeiro começa a experimentar um tipo de escola inovador no Brasil. Nada de séries, salas de aulas com carteiras em...

Estudantes reivindicam que casais LGBTs entrem na quadrilha de festa junina – e conseguem!

No vídeo eles contam um pouco mais sobre tudo que passaram e reafirmam que não fizeram todo esse "alvoroço" com o objetivo de provocar nem chocar ninguém, mas sim distribuir a igualdade e trazer à tona uma discussão tão essencial nos dias de hoje.

Três anos após acidente que a deixou tetraplégica, jovem agradece apoio do namorado: ‘Sempre ao meu lado’

Em julho de 2017, Erin Field estava deitada em uma rede no terraço do apartamento de seu irmão quando parte de uma chaminé de...

Instagram

Jovem cria filtros de água a partir de restos de isopor 4