Jovem cria filtros de água a partir de restos de isopor

O isopor está presente em vários produtos que consumimos uma única vez e que logo descartamos, indo parar nos aterros sanitários e no meio ambiente, como os copinhos de café descartáveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao contrário de muitos tipos de plástico, reciclar o isopor é um processo caro e com riscos de contaminação. Quem mais sofre com isso é o meio ambiente, que leva centenas de anos para decompor o material em condições naturais.

Nos Estados Unidos, algumas cidades chegaram a proibir o consumo de vários produtos que contém poliestireno expandido, como utensílios descartáveis e até brinquedos. A França é outro país que seguiu esse caminho, ao banir totalmente o consumo de copos e pratos de plástico.

Leia também: Pratos e talheres podem ser plantados para gerar novos alimentos

Produtos úteis para a sociedade, mas que os governos preferem banir, pois custa caro reciclar. Isso pode mudar em breve, graças à invenção de um grupo de jovens cientistas. Ashton Cofer e mais três amigos desenvolvram um sistema de aquecimento para transformar o isopor usado em algo útil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

jovem transforma isopor
Ashton e os amigos.

“Meu grupo pensou que poderíamos usar o carbono, já presente no isopor, para criar carbono ativado que, hoje, é usado em quase todo filtro de água”, disse Cofer no TED-Ed Weekend.

Depois de várias tentativas frustradas, eles chegaram ao produto que procuravam. Com a temperatura, o tempo e os produtos certos, Cofer e os amigos criaram carbono ativado a partir de restos de isopor. “E, além disso, não fomos capazes só de criar carbono ativado, para purificar água, mas também reduzimos o desperdício de isopor, resolvendo dois problemas globais de uma vez só.”

Leia também: Em Camarões, estudantes produzem canoas com garrafas PET

Ficou curioso? Dá o play no vídeo e fique por dentro:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto de capa © TED-Ed Weekend/Reprodução – flickr.com / David Gilford

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,575,137SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Psicólogo oferece atendimento gratuito para pessoas com crise de ansiedade

"Em tempos de crise, ofereça o melhor que você tem. Nós, psicólogos, podemos oferecer: empatia, escutar sem julgamento e orientação sem manipulação!", escreveu Éser...

Chris Pratt visita hospital infantil e recria cena de Jurassic World

Chris Pratt é realmente uma grande pessoa, além de ótimo ator, ele é mega simpático e vive fazendo o bem e ajudando pessoas sempre...

Luminárias de flores gigantes se abrem quando passam os pedestres

Em formato de flores gigantes que se abrem em uma linda dança quando pedestres passam por elas, as luminárias desenhadas por Vallero Square ganharam o nome de “Warde“.

Alunos surpreendem funcionária de um café com a viagem dos sonhos

O encanto de uma funcionária deste café é tão contagiante que um grupo de frequentadores leais do local sentia que precisava retribuir sua magia...

Primeiro Centro de Medicina Indígena é inaugurado em Manaus com consultas no valor de R$10

Esse acontecimento é motivo de muito orgulho para nós: No dia 6 de junho, Barserikowi’i, o primeiro Centro de Medicina Indígena da Amazônia, abriu suas portas...

Instagram