Jovem cria plataforma que pretende acabar de vez com a falta de doadores de sangue no Brasil

Dia 14 de junho é celebrado como o dia mundial da doação de sangue: um gesto simples que pode salvar milhões de vidas! Mas, no Brasil, o número de doadores é extremamente pequeno, apenas 1,8% da população doa sangue – a taxa mínima de doadores recomendada pela ONU é de 3%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, o país precisa praticamente dobrar o número de doadores – isso significa 2,4 milhões de pessoas a mais doando sangue. Diante dessa necessidade, um jovem empreendedor, Rafael Oki, formado em engenharia, aliou tecnologia e engajamento social para ligar doadores a bancos de sangue.

Tudo começou com uma conversa com a sua namorada: “Um dia minha namorada viu, em uma publicação de uma rede social, que um banco de sangue de uma cidade vizinha precisava do seu tipo sanguíneo. Sensibilizada com a campanha, ela ia viajar mais de 100 km para doar. Ao me contar isso, pensei: não seria mais efetivo se nós conseguíssemos engajar doadores dessa cidade através da internet, criando assim uma rede?” explica o empreendedor.

Foi assim que surgiu o Salvovidas.com, uma startup comprometida em acabar com a falta de sangue no Brasil. Por meio da tecnologia e do engajamento social na internet, a plataforma pretende aumentar o número de doadores de sangue e a frequência de doação.

Ao entrar no site, o visitante interessado em doar sangue é convidado a se cadastrar. Quando um banco de sangue estiver com o estoque baixo, um e-mail será enviado para as pessoas da região, que possuem o tipo sanguíneo em falta, convidando-as a doar e fornecendo informações que facilitem o processo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A expectativa de Rafael é que o SalvoVidas.com esteja presente em todo o território nacional e que consiga fazer o Brasil chegar ao número de doadores recomendado pela ONU.

1

2

4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3

5

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,266,727SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Aplicativo incentiva doação de remédios para pessoas de baixa renda

Em Sete Lagoas, Minas Gerais, startup Farmácia do Bem estimula doação de medicamentos para pessoas de baixa renda.

Este bebê estava com tanta pressa de vir ao mundo que nasceu no corredor do hospital

Se algumas mulheres possuem histórias de parto demoradas e doloridas, podendo ficar em trabalho de parto por mais de 24 horas, outras têm a...

Universitários estão estimulando a honestidade das pessoas com picolés (está dando certo!)

Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, estão estimulando a honestidade com picolés. Eles colocaram um freezer lotado de picolés em...

Instagram

Jovem cria plataforma que pretende acabar de vez com a falta de doadores de sangue no Brasil 5