Jovem cria plataforma que pretende acabar de vez com a falta de doadores de sangue no Brasil

Dia 14 de junho é celebrado como o dia mundial da doação de sangue: um gesto simples que pode salvar milhões de vidas! Mas, no Brasil, o número de doadores é extremamente pequeno, apenas 1,8% da população doa sangue – a taxa mínima de doadores recomendada pela ONU é de 3%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, o país precisa praticamente dobrar o número de doadores – isso significa 2,4 milhões de pessoas a mais doando sangue. Diante dessa necessidade, um jovem empreendedor, Rafael Oki, formado em engenharia, aliou tecnologia e engajamento social para ligar doadores a bancos de sangue.

Tudo começou com uma conversa com a sua namorada: “Um dia minha namorada viu, em uma publicação de uma rede social, que um banco de sangue de uma cidade vizinha precisava do seu tipo sanguíneo. Sensibilizada com a campanha, ela ia viajar mais de 100 km para doar. Ao me contar isso, pensei: não seria mais efetivo se nós conseguíssemos engajar doadores dessa cidade através da internet, criando assim uma rede?” explica o empreendedor.

Foi assim que surgiu o Salvovidas.com, uma startup comprometida em acabar com a falta de sangue no Brasil. Por meio da tecnologia e do engajamento social na internet, a plataforma pretende aumentar o número de doadores de sangue e a frequência de doação.

Ao entrar no site, o visitante interessado em doar sangue é convidado a se cadastrar. Quando um banco de sangue estiver com o estoque baixo, um e-mail será enviado para as pessoas da região, que possuem o tipo sanguíneo em falta, convidando-as a doar e fornecendo informações que facilitem o processo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A expectativa de Rafael é que o SalvoVidas.com esteja presente em todo o território nacional e que consiga fazer o Brasil chegar ao número de doadores recomendado pela ONU.

1

2

4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3

5

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,253,471SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Companhia aérea portuguesa promove a arte dos bordados tradicionais em seus aviões

O que você faz quando está em um voo mega longo? Lê? Tenta dormir? Fica no notebook? E que tal apreciar lindos bordados tradicionais? A TAP associa-se...

Se você se emocionou com a música Trem Bala, imagina um livro?

Sabe aquela música linda que diz tanto e você tem vontade de cantar e compartilhar com todo mundo? Trem Bala é assim. E agora,...

Violino serve de “escudo” e salva vida de jovem músico vítima de bala perdido no Rio

Era apenas mais uma manhã para o estudante Carlos Samuel Galvão, de 20 anos, que estava a caminho da aula de música. Chegando no ponto...

Militares dos EUA fazem mutirão para ajudar veteranos aposentados que não têm o que comer

Segundo uma surpreendente pesquisa feita pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos, 1 em cada 10 veteranos de guerra vivem em situação de insegurança...

Após perder o pai para o Parkinson, ele oferece passeios a idosos e pessoas com dificuldade de locomoção no Rio

Ele oferece a idosos e pessoas com dificuldades de locomoção momentos como aqueles que viveu com o pai.

Instagram