Início ETC Saúde Jovem de 18 anos cria sutiã que detecta câncer de mama com...

Jovem de 18 anos cria sutiã que detecta câncer de mama com mais precisão do que o autoexame

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres no mundo inteiro. O mexicano Julián Ríos tinha 13 anos quando sua mãe foi diagnosticada com a doença pela segunda vez. Em menos de seis meses, o tumor que era do tamanho de um grão de arroz evoluiu para o de uma bola de golfe.

Como o diagnóstico da doença demorou a sair, a mãe de Julián perdeu as duas mamas e, por pouco, não perdeu a vida. Pensando em formas de melhorar o diagnóstico, o jovem de apenas 18 anos criou um sutiã capaz de detectar os sintomas da doença, com mais precisão do que o autoexame.

Jovem de 18 anos cria sutiã que detecta câncer de mama com mais precisão do que o autoexame 1

O EVA, como foi batizado o sutiã, é equipado com sensores de tato, temperatura e luz, que monitoram a saúde dos seios periodicamente. A peça deve ser usada entre 60 e 90 minutos por semana.

Informações relacionadas à cor, textura e temperaturas dos seios são enviadas para um aplicativo especial e analisadas por um algoritmo. O resultado é enviado tanto para a mulher quanto para o seu médico oncologista, oferecendo um diagnóstico preciso.

Jovem de 18 anos cria sutiã que detecta câncer de mama com mais precisão do que o autoexame 2

A invenção de Julián foi premiada no Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), premiação voltada para estudantes empreendedores. Quer saber mais sobre o sutiã EVA? Dá o play no vídeo:

Leia também: Universitários de Juiz de Fora levam informações sobre a prevenção do câncer de mama para moradores em situação de rua

Com informações do site Casa e Jardim

fotos: divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,201FãsCurtir
1,669,987SeguidoresSeguir
8,194SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram