Família de adolescente do Tocantins autoriza doação de órgãos que mudará a vida de 5 pessoas

Em meio à dor do luto, a família do estudante Alcides Alves de Souza Neto, 17 anos, decidiu autorizar a doação dos órgãos do adolescente, que irá salvar a vida de ao menos cinco pessoas!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Infelizmente, no dia 5 de junho, Alcides sofreu um acidente de moto fatal na BR-010, próximo ao bairro Jardim Aureny IV, em Palmas (TO).

Ele estava a caminho do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), onde iria prestar o vestibular para o curso de Agronomia. 😔

Família de jovem do Tocantins autoriza doação de órgãos que mudará a vida de 5 famílias
Foto: Arquivo pessoal

Após a confirmação do óbito, sua família levou em consideração que os órgãos do jovem poderiam salvar outras vidas e autorizou a doação, que ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) na última quinta-feira (9).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conforme contou o pai de Alcides, o lavrador Alves Márcio Ribeiro, ele e sua família não eram a favor dessa opção inicialmente, mas mudaram sua decisão para, de alguma forma, homenagear o filho e mantê-lo vivo através de outras pessoas.

“Nós fomos criados em uma cultura que era contra esse tipo de ação. Mas ele era uma pessoa de ajudar os outros e um menino muito amado e excepcional. E como ele teve a morte cerebral e seus órgãos estavam perfeitos, nós optamos por ajudar outras pessoas, porque ele sempre ajudou quem estava ao seu redor. Alcidinho era um menino de ouro. Nada mais justo”, explicou o pai.

Família de jovem do Tocantins autoriza doação de órgãos que mudará a vida de 5 famílias
Foto: Arquivo pessoal

Segundo o Hospital Geral de Palmas (HGP), a captação dos órgãos foi feita após o adolescente ter a morte encefálica declarada e a família ter autorizado formalmente o procedimento.

O fígado foi destinado a um paciente em necessidade do Rio de Janeiro. O rim direito para um paciente de São Paulo, o esquerdo para um de Pernambuco e as córneas para um morador do Tocantins. Ao todo, 5 pessoas terão suas vidas transformadas graças à Alcides.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse trabalho foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Metropolitana e Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) de Palmas.

Para Marilia Ribeiro, coordenadora da Central de Transplantes do Estado, a família do adolescente” conseguiu ressignificar esse momento de dor e transformar em solidariedade”.

Família de jovem do Tocantins autoriza doação de órgãos que mudará a vida de 5 famílias
Foto: Arquivo pessoal

O pai concorda com a afirmação. “Meu filho representava amor, por onde passava espalhava alegria e com este gesto podemos levar alegria a famílias que sofrem com alguém à espera de doação. Agora ele vai salvar vidas! Hoje tenho um filho que virou seis! Ele vai poder ajudar cinco famílias, pois doar órgãos é ajudar outras pessoas e ter a sensação de dever cumprido”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de exaltar a doação, Marília enfatizou a importância da conscientização sobre o tema. “Infelizmente temos uma taxa de recusa muito alta, esses valores oscilam entre 80% e quase 100%, e isso influencia na fila nacional, de quase 55 mil pacientes aguardando por um órgão. Então a gente precisa conscientizar e deixar em vida a vontade de ser um doador”, afirmou.

Homenagem

Na última quinta-feira (9), familiares, amigos e colegas fizeram uma homenagem à Alcides, destacando a alegria e o bom humor dele.

“Alcides contagiava a todos por onde passava. Na escola todos gostávamos dele, por ser prestativo e sempre ter uma palavra de ânimo. Ficamos surpresos com o ato da doação, mas felizes em saber que ele seguirá fazendo o que sempre fez: ajudar as pessoas”, disse Vitória Santos, uma amiga do rapaz.

Quem também compareceu à homenagem foi a Polícia Militar do Tocantins, representada por seu Comandante-Geral, Coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto.

“A Polícia Militar não poderia deixar de prestar homenagens a este menino de ouro, que é nosso aluno querido Alcides, que com a autorização dos pais, irá doar os órgãos. É um menino de ouro que durante essa fase tão difícil irá fazer outras pessoas sorrirem, por isso ele merece todas as homenagens da Polícia Militar do Tocantins que se solidariza com todos os seus familiares e amigos”, afirmou o comandante.

Assista ao vídeo:

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Fonte: Primeira Página Tocantins

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Família de adolescente do Tocantins autoriza doação de órgãos que mudará a vida de 5 pessoas 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,981,416SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe de 8 crianças espera gêmeos e brinca: ‘Maternidade é desafio. Para mim, é 10 vezes mais!’

Maternidade é sinônimo de desafio. Para Mariana Arasaki, 36 anos, ser mãe é 10 vezes mais desafiador. Desde jovem, ela sempre quis ser mãe e...

Universitários de Juiz de Fora levam informações sobre a prevenção do câncer de mama para moradoras em situação de rua

A professora Tâmara Lis, do curso de Comunicação Social e de Enfermagem do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, propôs um desafio aos seus...

Empresa doa ferramentas para pedreiro que foi roubado duas vezes voltar a trabalhar (DF)

Sabe aquele ditado que diz que não há males que não venham para o bem? Foi assim com seu Nilton Evangelista Alves, um pedreiro...

Conheça Alex Peres, de traficante da Rua Augusta a um dos barbeiros mais renomados de SP

A arte da barbearia o salvou dos dias difíceis na prisão e o ajudou a recomeçar.

Enfermeira que decidiu retribuir cuidados na infância é homenageada por Daniela Mercury, em show surpresa feito pelo Mercado Livre

Eram ainda primeiras semanas da pandemia quando a enfermeira Anaide perdeu um colega médico após o diagnóstico de Covid-19. Essa é sua memória mais...

Instagram

Família de adolescente do Tocantins autoriza doação de órgãos que mudará a vida de 5 pessoas 4