Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas

Um ano após anunciar a criação de um sistema que promete limpar o lixo dos oceanos, o jovem holandês Boyan Slat apresenta os primeiros resultados alcançados pela tecnologia. O Ocean Cleanup é uma espécie de barreira, que aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar. De acordo com os especialistas que acompanharam os testes, a tecnologia é totalmente viável e eficiente, relembre aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ocean-garbage-boom

Boyan-Slat

Para que as análises fossem feitas, um conceito do Ocean Cleanup foi desenvolvido e colocado para funcionar. No teste que mede a captura e concentração, a barreira foi capaz de coletar plásticos em até três metros de profundidade, distância em que normalmente esses resíduos são encontrados. Além disso, o sistema recolheu pouca quantidade de zooplâncton, o que segundo os cientistas, facilita o reaproveitamento e a reciclagem do plástico.

130716-the-ocean-cleanup

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na foto: Bart Monster, Gerente Geral da USG Engenharia e Boyan Slat, Fundador da “The Ocean Cleanup” assinando um acordo de parceria.

Quando foi divulgado, o projeto recebeu algumas críticas. Isso foi um dos fatores que motivou Slat e sua equipe a contarem com a ajuda de cem especialistas dispostos a analisarem a tecnologia. Os pesquisadores aprovaram e as análises resultaram em um texto com 530 páginas.

Com o embasamento científico, o próximo passo do jovem holandês, de apenas 19 anos, é testar o sistema em grande escala e começar a produção. Para isso, ele está em busca de financiamento coletivo. O alvo é conseguir dois milhões de dólares. A menos de 90 dias do fim da campanha, o projeto já tem 25% da meta atingida:

Mais uma vez o crowdfunding mostrando a força e o poder da mudança, juntamente com jovens engajados como Boyan, para ajudá-lo a tornar seu projeto realidade clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banner

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,263,267SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Prêmio Brasil Criativo reverte inscrições em doações para vaquinha de cooperativa de artesãs

A Central Veredas emprega artesãs do sertão mineiro, que há um ano estão sem trabalhar após um incêndio. A cada inscrição, 10 reais serão doados para a vaquinha na Voaa.

Projeto anti-bullying da Finlândia chega a América Latina após sucesso na Europa

Uma vida inteira pode ser diferente se as crianças não sofrerem agressões de colegas na escola. É com essa premissa que existe o KiVa, um projeto anti-bullying...

O agricultor que montou sozinho uma agroindústria para produção de sucos de fruta orgânicos

Por Web Rádio Água O uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura acarreta muitos problemas e pode se agravar ainda mais caso não respeite as normas...

Fotógrafo captura expressões hilárias de cães pegando seus petiscos

O fotógrafo Christian Vieler, da cidade de Waldrop, na Alemanha, fez uma série de fotos hilárias com cachorros tentando pegar petiscos no ar. Ele queria...

Ele cedeu sua vaga de emprego para o colega que seria demitido: “Pai com um filho doente”

O porteiro Douglas Marques da Silva, 36 anos, de Biguaçu (SC), deu sua vaga de emprego para um colega que seria demitido. Isso mesmo! Sabendo...

Instagram

Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas 4