Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas

Um ano após anunciar a criação de um sistema que promete limpar o lixo dos oceanos, o jovem holandês Boyan Slat apresenta os primeiros resultados alcançados pela tecnologia. O Ocean Cleanup é uma espécie de barreira, que aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar. De acordo com os especialistas que acompanharam os testes, a tecnologia é totalmente viável e eficiente, relembre aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ocean-garbage-boom

Boyan-Slat

Para que as análises fossem feitas, um conceito do Ocean Cleanup foi desenvolvido e colocado para funcionar. No teste que mede a captura e concentração, a barreira foi capaz de coletar plásticos em até três metros de profundidade, distância em que normalmente esses resíduos são encontrados. Além disso, o sistema recolheu pouca quantidade de zooplâncton, o que segundo os cientistas, facilita o reaproveitamento e a reciclagem do plástico.

130716-the-ocean-cleanup

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na foto: Bart Monster, Gerente Geral da USG Engenharia e Boyan Slat, Fundador da “The Ocean Cleanup” assinando um acordo de parceria.

Quando foi divulgado, o projeto recebeu algumas críticas. Isso foi um dos fatores que motivou Slat e sua equipe a contarem com a ajuda de cem especialistas dispostos a analisarem a tecnologia. Os pesquisadores aprovaram e as análises resultaram em um texto com 530 páginas.

Com o embasamento científico, o próximo passo do jovem holandês, de apenas 19 anos, é testar o sistema em grande escala e começar a produção. Para isso, ele está em busca de financiamento coletivo. O alvo é conseguir dois milhões de dólares. A menos de 90 dias do fim da campanha, o projeto já tem 25% da meta atingida:

Mais uma vez o crowdfunding mostrando a força e o poder da mudança, juntamente com jovens engajados como Boyan, para ajudá-lo a tornar seu projeto realidade clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banner

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,241,492SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garotinho de dois anos perde macaquinho de pelúcia e resgate mobiliza a internet

O pequeno Aaron, de apenas dois anos de idade, está com febre desde que esqueceu o seu melhor amigo em um ônibus na cidade...

Vendas do ‘Rei do iPhone’ aumentam 900% depois de gesto honesto de funcionário viralizar

Postamos aqui a história de um rapaz que havia saído de uma assistência técnica por achar injusto o preço que o técnico de lá...

É do Brasil: única menina com deficiência vence Miss Universo Infanto Juvenil

"Eu quero que todos os outros deficientes, como eu, participem de tudo que eles tiverem vontade. Eu sou normal. Só sou diferente, do mesmo jeito que as outras pessoas. Porque ninguém é igual a ninguém."

Como a Holanda se tornou o primeiro país do mundo sem cães abandonados

Cães são como anjos, pedacinhos de céu na Terra, mas nem sempre os seres humanos os tratam com o respeito e cuidado que merecem. Mas...

Instagram