Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas

Um ano após anunciar a criação de um sistema que promete limpar o lixo dos oceanos, o jovem holandês Boyan Slat apresenta os primeiros resultados alcançados pela tecnologia. O Ocean Cleanup é uma espécie de barreira, que aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar. De acordo com os especialistas que acompanharam os testes, a tecnologia é totalmente viável e eficiente, relembre aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ocean-garbage-boom

Boyan-Slat

Para que as análises fossem feitas, um conceito do Ocean Cleanup foi desenvolvido e colocado para funcionar. No teste que mede a captura e concentração, a barreira foi capaz de coletar plásticos em até três metros de profundidade, distância em que normalmente esses resíduos são encontrados. Além disso, o sistema recolheu pouca quantidade de zooplâncton, o que segundo os cientistas, facilita o reaproveitamento e a reciclagem do plástico.

130716-the-ocean-cleanup

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na foto: Bart Monster, Gerente Geral da USG Engenharia e Boyan Slat, Fundador da “The Ocean Cleanup” assinando um acordo de parceria.

Quando foi divulgado, o projeto recebeu algumas críticas. Isso foi um dos fatores que motivou Slat e sua equipe a contarem com a ajuda de cem especialistas dispostos a analisarem a tecnologia. Os pesquisadores aprovaram e as análises resultaram em um texto com 530 páginas.

Com o embasamento científico, o próximo passo do jovem holandês, de apenas 19 anos, é testar o sistema em grande escala e começar a produção. Para isso, ele está em busca de financiamento coletivo. O alvo é conseguir dois milhões de dólares. A menos de 90 dias do fim da campanha, o projeto já tem 25% da meta atingida:

Mais uma vez o crowdfunding mostrando a força e o poder da mudança, juntamente com jovens engajados como Boyan, para ajudá-lo a tornar seu projeto realidade clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banner

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,085,685SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe com câncer terminal escreve cartas para filha de 1 ano ler em momentos importantes

Com um câncer em estágio terminal, a inglesa Sophie George resolveu escrever cartas para filha, Marcie, com o objetivo de se manter presente na vida dela nos anos que virão.

Em Camarões, estudantes produzem canoas com garrafas PET

Eles também produzem móveis, artigos de decoraçao e até casas ecológicas. Tudo isso usando garrafas PET descartadas em rios e lagos.

Jovem do Texas que tem ‘problemas para fazer amigos’ recebe visita surpresa de aniversário e se emociona

Kiley tem um pouco de dificuldade para fazer amigos devido a Síndrome de Williams, uma condição genética que causa impacto no desenvolvimento cognitivo, comportamental...

Dona de casa coleta óleo e gordura para transformar em sabão no Macapá

Dona Íbis Uchôa, 56 anos, é um exemplo de que preservar o meio ambiente é uma também uma possibilidade de renda extra. No quintal da...

Voluntárias fazem festa de aniversário para crianças carentes em MG

Festa de aniversário de criança é tudo de bom, né?! Tem salgadinho, refrigerante, pipoca, algodão-doce, brincadeiras. Pena que nem toda criança tem a chance...

Instagram

Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas 5