Após infância traumática, jovem inspira outras meninas da periferia a serem o que quiserem: “multiplicar o impacto”
“Garotas da favela podem ser o que quiser”, a Bia Franco é mais uma prova que isso não é apenas uma frase. Mas o que ela acredita, representa e multiplica, usando a tecnologia como uma importante aliada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Bia passou por muitos problemas desde que era pequena. A mãe foi presa, o pai e o padrasto foram assassinados por traficantes e o irmão morreu de meningite.
Ela foi criada pela tia e quando mais precisava de apoio, conheceu o Instituto As Valquírias, que empodera meninas da Vila Itália, em São José do Rio Preto (SP), bairro dominado pelo tráfico de drogas e pela prostituição, através da música e uma série de outras atividades socioeducacionais e capacitação profissional.
Leia Mais
“Quando eu tive a oportunidade de subir em cima do palco com a banda As Valquírias fazendo uma apresentação musical foi realmente um misto de sensações assim… Foi uma sensação de que eu posso ser protagonista da minha história”, diz Bianca.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Aos 16 anos, Bianca, que hoje tem 18, foi convidada para ser cofundadora do grupo, para “fazer mais pela vida de outras meninas e multiplicar o impacto”.
Hoje, essa garota incrível faz faculdade de pedagogia e dá aulas de empatia, resiliência e meditação para as meninas do projeto.
“Quando eu compartilho minha história com uma menina, a menina ela vai se colocar no meu lugar. E aí quando uma outra menina compartilha a história dela uma vai se colocando no lugar da outra. Acredito também que a tecnologia está ajudando o mundo a se conscientizar!”, destaca.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
New Realities
A adolescente que enfrentou e venceu obstáculos que fazem parte da vida de muitas jovens da periferia foi chamada por Lenovo para representar o Brasil na campanha New Realities, cujo foco é contar histórias inspiradoras de superação através da educação e da tecnologia, em uma narrativa de 360°.
O Instituto também receberá uma doação para incentivar mais meninas a serem o que quiserem, independentemente de suas jornadas pessoais.
Batemos um papo muito legal com a Bia em mais um episódio do Cafezoom, onde ela conta um pouco mais sobre sua trajetória e realizações à frente do Instituto As Valquírias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pega um cafezinho, dá o play e prepara o lencinho:
Ver essa foto no Instagram
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.