Jovem cria matriz inédita para bordados em Braille

0
2854
jovem cria bordados Braille

A Sabrina Picolo Leopoldino, 24 anos, criou uma matriz de bordado em Braille, sistema de escrita tátil utilizado por deficientes visuais ou pessoas com baixa visão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sabrina mora em São João Batista, Santa Catarina, e faz trabalho voluntário na Casa de Apoio Bom Pastor Samaritano, em São José, cidade vizinha. Lá, ela recebeu o convite pra presentear um pastor e o cantor evangélico Clayton Queiroz com uma toalha bordada.

Leia também: Escritório de advocacia grava leis para deficientes visuais e promove a inclusão

Junto com a mãe, Sara Magali Picolo Leopoldino, ela é proprietária de uma loja de bordados: a Mania dos Bordados. Clayton é deficiente visual, mas Sabrina topou criar uma matriz em Braille para a mãe poder bordar o nome do cantor.

jovem cria bordados Braille
Sabrina e a dona Sara. Foto: Reprodução/Vipsocial

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sabrina disse ao Razões para Acreditar que até pesquisou pra ver se encontrava a matriz na internet, mas sem sucesso. Ela mesma fez a matriz do zero e adaptou os pontos à escrita tátil com a ajuda da mãe. “Eu pesquisei, mas não achei nada, em nenhum lugar. E como eu sou programadora de matriz foi mais fácil.”

“Quando eu propus esse projeto procurei produtos em Braille e o mais triste foi não achar. Aí me toquei que deveríamos ter essa inclusão. Pois é difícil a gente ver alguém dando bordados com nomes ou frases pra eles. Até porque eles não vão ler”, afirma Sabrina.

jovem cria bordados Braille

Leia também: Professor cria mapas com textura para ensinar deficientes visuais

A jovem estava apreensiva, mas Clayton conseguiu ler seu nome na toalha, entregue durante uma Vigília. O bordado em alto relevo foi todo feito em máquina simples, mas Sabrina garante que é possível bordar em máquinas industriais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

jovem cria bordados Braille

“Eu estava de costas, mas o pastor pegou a mão dele e colocou sobre a toalha. Ele mesmo leu e falou no microfone ‘Clayton Queiroz’. Ele ficou feliz e grato.”

jovem cria bordados Braille

jovem cria bordados Braille

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sabrina patenteou sua invenção e a Mania dos Bordados já começou a receber pedidos de bordados em Braille e das matrizes do alfabeto tátil. Os pedidos devem ser feitos pelo Facebook e Instagram da loja ou pelo número (48) 99962-7921.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

jovem cria bordados Braille

crédito da foto de capa: Reprodução/Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.