Jovem músico que fez vaquinha para estudar na Europa comemora meta alcançada

A paixão do músico Uiler Moreira, 21, pelo seu violino é uma relação harmônica e afinada que vem rendendo boas notas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ante a admiração de colegas e professores, o jovem conseguiu ser aprovado para estudar no Conservatório Real de Bruxelas, na Bélgica, escola conhecida por formar diversos músicos renomados, dentre eles, o saxofonista Alexandre Rieu.

Sua audição surpreendeu os jurados, que deram elogios como grande sensibilidade, intuição e inteligência musical, após Uiler tocar a “Sonata para Violino de Ysaye Número 3 – Ballade”, considerada bastante desafiadora e de escritura refinada.

Não fosse por um detalhe, seu sonho seria cancelado. A falta de condições financeiras era um grande empecilho, mas ele não teve DÓ de SI, deixou essas sílabas nas partituras e agiu rumo à realização. Para viajar e se manter fora do Brasil, mesmo sem trabalho e com os pais desempregados, Uiler lançou uma vaquinha na internet para arrecadar auxílio financeiro.

Em duas semanas de campanha, ele conseguiu ultrapassar o montante esperado, que é de R$ 22 mil, valor que o ajudará a pagar os custos de passagem, hospedagem, alimentação e transporte de seus três primeiros meses de vida na Bélgica. Nem o próprio Uiler acreditou imediatamente que a realização do seu sonho está próxima.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

jovem músico negro tocando violino
Foto: Deco Imagens

“Eu não acreditei, fiquei ‘Uai, já?’ (risos). Essa foi exatamente a minha reação quando vi que a meta tinha sido alcançada”, conta, acrescentando que considera o feito uma vitória imensa e é muito grato a todos que o ajudaram.

O jovem não pretendia fazer uma prova de conservatório nesse ano, planejava juntar dinheiro e até cogitou ir trabalhar em São Paulo.

“Eu pensava em realizar meu sonho no ano que vem, só que devido à pandemia não foi possível mudar de cidade. Apareceu a oportunidade de fazer a prova e fiz meio que desacreditando. Quando passei, comecei a me preocupar em como conseguir o dinheiro para ir”, relembra o músico.

A sua viagem está prevista para setembro deste ano. Uma vez na terra dos deliciosos chocolates belgas, o jovem terá aulas de história da música, música de câmara, contraponto, piano, orquestra, harmonia e instrumento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele pretende ficar, no mínimo, quatro anos, tempo de conclusão do seu curso de aperfeiçoamento, mas esse período pode ser prolongado caso ingresse no mestrado. Por isso, ele anuncia que a vaquinha continua aberta para novas doações que irão ajudá-lo a se manter estudando fora enquanto não consegue emprego.

jovem músico negro tocando violino
Foto: Deco Imagens

O jovem, que é bacharel em Violino pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), iniciou seus estudos na música em 2009, ainda na escola. Em 2012, fez audição para participar do projeto social NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que lhe possibilitou aprendizado e visibilidade.

No Brasil, o violinista participou da Bienal Contemporânea do Rio, em 2015, e de diversos festivais importantes no país, como o Festival de Campos do Jordão e Ilumina Festival. Ganhou o I Concurso da Casa da Música de Porto Alegre e, também, um prêmio na OSUFBA (Orquestra Sinfônica da Ufba) – como solista.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, na orquestra que rege a sua vida, além das sete notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) ele pode acrescentar mais uma sílaba: Fé.

Por Brenda Chérolet – Agência Educa Mais Brasil

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,067,715SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idosa de 93 anos é poeta e dá conselhos preciosos sobre a vida

Lúcida, feliz, poeta e apaixonada pela vida. É assim que Esther Camurça, nascida em 1920, se descreve. Aos 93 anos ela ainda escreve poemas...

Foto de vovô segurando neto autista de 17 anos no colo emociona internautas

Certas fotos são capazes de transmitir, de uma vez só, sentimentos, histórias e lembranças únicas entre diferentes pessoas. Nesta semana, uma imagem viral de um...

Conheça o grupo que está levando conforto nas filas de hospitais e moradores de rua

Conheça a Bel Alencastro e seus apoiadores da região metropolitana de Porto Alegre, ela esbanja solidariedade por onde passa. Sem um grande projeto estruturado e...

Escolas do Brasil ganham cartilha digital sobre descarte consciente de resíduos sólidos

As cartilhas foram produzidas para professores e alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

Mãe transforma camisa de marido em vestido para filha

Ela não imaginava que o vestido da filha fosse mexer tanto com a memória das pessoas e que isso viraria um negócio.

Instagram

Jovem músico que fez vaquinha para estudar na Europa comemora meta alcançada 1