Jovem com paralisia cerebral se forma em faculdade e lança livro: ‘Nada o limita’, diz mãe

Concluir uma faculdade é um grande desafio pra todos nós e para o Rafael Luiz Silva dos Santos, de 28 anos, foi mais que uma superação na vida!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele foi diagnosticado com paralisia cerebral quando tinha apenas 7 meses, mas isso não o impediu de buscar seus sonhos.

Formado em Letras, ele acaba de lançar um livro de poesias e diz que quer escrever muitas outras obras. Que inspirador Rafa!

Rafael no Sarau

A mãe do Rafael, Maria Izabel Silva, saiu de Aracruz (ES) para São Paulo em busca de um tratamento melhor para o filho. De São Paulo eles foram morar em Santos, onde vivem até hoje.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E foi pela cidade santista que Rafael estudou. Maria diz que seu filho nunca deu trabalho na escola. “Eu sempre o preparei para seguir a vida dele, sempre o vi como uma pessoa normal, capaz de alcançar todos os seus sonhos. Nunca deixei que nada o limitasse”, conta.

Até a 4ª série ele estudou na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). “Depois, ele passou a frequentar uma escola normal e eu sempre acompanhava ele. Não ficava dentro do sala, mas o esperava do lado de fora. O legal é que os colegas de classe sempre ajudavam e incentivavam muito ele. Ele era muito querido por todos“, diz.

Jovem sonhava em cursar uma faculdade

Maria disse que o filho sempre sonhou em ter um diploma de graduação. “Ele falava todo dia que queria fazer faculdade, mas não sabia do que. Mas quando terminou o Ensino Médio ele decidiu por Letras, então no ano seguinte já fez o vestibular e entrou na faculdade“, diz.

Maria chegou a pagar três mensalidades e, com a orientação de uma professora, conseguiu uma bolsa de 100% para o Rafa. Ela recorreu ao Programa Escola da Família, do Governo do Estado.

rafa passa no vestibular

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mãe foi cursar Letra para acompanhar o filho

Maria acompanhou Rafa durante um semestre inteiro na faculdade. Ela o ajudava na escrita das atividades e a realizar provas, onde anotava as respostas que ele dava.

Um dia, a coordenadora chamou Maria e a aconselhou a fazer vestibular e também cursar Letras, já que teria que passar os 4 anos na universidade.

Então eu falei que podia fazer se conseguisse bolsa, porque não tinha condições financeiras. Então paguei os três primeiros meses e assim que consegui fazer a inscrição da bolsa, fui lá e fiz, foi quando consegui também a bolsa integral pelo mesmo programa“, relembra Maria.

E deu tudo muito certo, gente. O Rafa e a mãe passaram o curso de Letras todo juntos. Ele se formou em 2016 e ela em 2017. “Eu me formei aos 60 anos e foi uma experiência excelente, eu aprendi muita coisa nova, tive uma oportunidade diferente e abri muito minha mente. Conheci muitas pessoas, nunca tinha pensado nessa possibilidade“, conta Maria.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rafa e Maria formando em Letras

Livro de Poesia

E o Rafa ainda queria ir além. Após a graduação, ele começou a escrever um livro de poesias. O jovem sempre foi apaixonado por esse estilo de escrita e chegou, inclusive, a participar de sarais realizados duas vezes por ano na universidade. Em um dos anos, ele ficou em 3º lugar.

Rafa e amigos da faculdade

Então Rafa acabou de lançar seu primeiro livro de poesias, chamado “O pulsar de meus devaneios e outras utopias”. O jovem diz que agora os planos é comprar um novo computador, usando o dinheiro das vendas, para poder produzir mais projetos.

O meu sentimento é que ele tem o mundo pela frente. Tenho muito orgulho porque ele ainda tem muitos sonhos a realizar e conhecimento é uma coisa que ninguém tira da gente. Ele é muito determinado e feliz com a vida e escolhas dele. Para nós, isso é essencial“, finaliza a mãe.

FONTE: Rede Arrastão

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Jovem com paralisia cerebral se forma em faculdade e lança livro: 'Nada o limita', diz mãe 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,075,725SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorra resgatada detecta câncer em nariz da dona e salva sua vida

O amor entre nós e nossos cachorros é mesmo algo de outro mundo. E o que falar, então, do cuidado que eles têm com...

Comediante arrecada R$ 136 milhões para ajudar bombeiros na Austrália

A comediante australiana Celeste Barber criou a maior vaquinha já realizada na história do Facebook ao mobilizar 1,2 milhão de pessoas em oito dias...

Jogador de hóquei vence o câncer e recebe apoio de todo o seu time em última quimioterapia [VIDEO]

Apoio, amizade e solidariedade! 💪 Em seu primeiro dia de quimioterapia, o jogador de hóquei Luke Davidson, de Phoenix, no Arizona (EUA), recebeu o apoio...

Brasileira viaja pela Ásia dando aulas de inglês para crianças em troca de acomodação

Letícia viajou por 6 meses sozinha dando aulas de inglês para crianças, monges, agricultores e policiais na Tailândia, Camboja e Vietnã.

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção concorre a prêmio

A bióloga Neiva Guedes dedicou 30 dos 58 anos de sua vida à causa animal, especialmente a das araras-azuis-grandes, um dos símbolos do Pantanal,...

Instagram

Jovem com paralisia cerebral se forma em faculdade e lança livro: 'Nada o limita', diz mãe 4