Prodígio! Adolescente é premiada por criar fio de sutura que detecta infecções

Dasia Taylor, 17 anos, desenvolveu fio de sutura – pontos cirúrgicos – que mudam de cor para detectar infecções. A garota, que vive em Iowa City (EUA), já faz parte do Regeneron Science Talent Search, grande competição científica americana baseada em pesquisa para alunos do ensino médio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, você se lembra do jovem de 17 anos que criou um robô? Pois é! A história da Dasia é tão incrível quanto! A estudante, que sempre quis ser cirurgiã, ganhou há alguns anos um kit de sutura no Natal. Com o tempo, ela decidiu tornar aquelas suturas mais eficazes do que as comuns.

Em sua primeira oportunidade de pesquisa científica fora das aulas tradicionais, Dasia fez com que os fios mudassem de cor caso o paciente estivesse com determinadas infecções.

Dasia, adolescente de 17 anos com prêmio que recebeu por criar experimento que detecta infecções
Foto: Optimist Daily

Como funciona?

A parte mais interessante dos estudos de Dasia foi o PH, um componente central da cicatrização de feridas. Ela sabia que se pudesse mudar a cor das suturas com o composto ajudaria a identificar infecções mais rapidamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após um ano de tentativas e erros, Dasia inscreveu seu projeto no Simpósio Júnior de Ciências e Humanidades, em março de 2020, e recebeu o prêmio de 1º lugar. Mas, logo percebeu que era a única estudante negra presente na competição.

“Estar na sala sabendo que haviam estereótipos e ser capaz de provar que eles estavam errados foi fenomenal”, conta a garota.

Agora, depois de muito estudo e ansiedade, ela foi nomeada uma das 40 finalistas da prestigiosa Regeneron Science Talent Search. Maravilhosa! 👏

“Eu acredito muito que não devemos viver presos em nossas bolhas. Podemos nos aventurar por aí. Se você estiver interessado em algum assunto, vá em frente!”, finaliza.

Fontea: Optimisti Daily e Because of Them We Can

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,813,545SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Arquitetos constroem minicasas em apenas 6 horas para pessoas em situação de rua

A “Community First Village” fica no estado do Texas. Ela é capaz de fabricar 240 minicasas com tudo o que uma moradia comum tem.

Agricultores transformam deserto em floresta no coração do semiárido baiano

Uma enorme área verde contrasta em meio à paisagem desértica típica do Semiárido baiano. Em Poções, no sul do estado, agricultores transformaram parte da...

Este presídio no Uruguai deu liberdade, trabalho, liberou o uso de celular e reduziu o número de guardas

Os prisioneiros se comprometem com seus próprios negócios, circulam livremente e têm o seu próprio programa de rádio.

Médico do SUS surpreende pacientes com café da manhã após muitas se queixarem da fome

Uma reclamação recorrente das pacientes do médico ginecologista era a fome, pois precisam chegar cedo para pegar a ficha e os atendimentos só acabam à noite.

Startup italiana cria casa sustentável impressa em 3D feita com argila

A casa sustentável está sendo construída com materiais 100% reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.

Instagram

Prodígio! Adolescente é premiada por criar fio de sutura que detecta infecções 2