Prodígio! Adolescente é premiada por criar fio de sutura que detecta infecções

Dasia Taylor, 17 anos, desenvolveu fio de sutura – pontos cirúrgicos – que mudam de cor para detectar infecções. A garota, que vive em Iowa City (EUA), já faz parte do Regeneron Science Talent Search, grande competição científica americana baseada em pesquisa para alunos do ensino médio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, você se lembra do jovem de 17 anos que criou um robô? Pois é! A história da Dasia é tão incrível quanto! A estudante, que sempre quis ser cirurgiã, ganhou há alguns anos um kit de sutura no Natal. Com o tempo, ela decidiu tornar aquelas suturas mais eficazes do que as comuns.

Em sua primeira oportunidade de pesquisa científica fora das aulas tradicionais, Dasia fez com que os fios mudassem de cor caso o paciente estivesse com determinadas infecções.

Dasia, adolescente de 17 anos com prêmio que recebeu por criar experimento que detecta infecções
Foto: Optimist Daily

Como funciona?

A parte mais interessante dos estudos de Dasia foi o PH, um componente central da cicatrização de feridas. Ela sabia que se pudesse mudar a cor das suturas com o composto ajudaria a identificar infecções mais rapidamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após um ano de tentativas e erros, Dasia inscreveu seu projeto no Simpósio Júnior de Ciências e Humanidades, em março de 2020, e recebeu o prêmio de 1º lugar. Mas, logo percebeu que era a única estudante negra presente na competição.

“Estar na sala sabendo que haviam estereótipos e ser capaz de provar que eles estavam errados foi fenomenal”, conta a garota.

Agora, depois de muito estudo e ansiedade, ela foi nomeada uma das 40 finalistas da prestigiosa Regeneron Science Talent Search. Maravilhosa! 👏

“Eu acredito muito que não devemos viver presos em nossas bolhas. Podemos nos aventurar por aí. Se você estiver interessado em algum assunto, vá em frente!”, finaliza.

Fontea: Optimisti Daily e Because of Them We Can

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos arrecadam mais de 2 mil peças de vestuário para população carente de Santos (SP)

O “Varal da Calçada” arrecadou mais de 2 mil peças durante o primeiro mês de aula. As roupas, sapatos e outros acessórios foram doados para a população carente do centro da cidade de Santos (SP).

Mulher com câncer de mama recupera autoestima e cuidados com a saúde ao sair de relacionamento abusivo

"Fiquei com o exame na gaveta por seis anos, sem levar para o médico. Para falar a verdade, eu não queria viver mais." A...

Vídeo mostra exato momento que gatinha ganha coração de seu futuro dono

Era uma caminhada normal pela rua, quando um filhote muito fofo de gato apareceu e começou a segui-lo onde quer que ele fosse. Ele resolveu...

Casal de quase 100 anos faz ‘caminhadas do bem’ e arrecada cerca de R$ 10 mil para caridade

John, 96 anos, e Kathleen Treanor, 90, sempre foram fisicamente ativos, mas, com a chegada da neta Caitlin, o casal passou a se exercitar...

Mãe coloca filho para “lavar louça” todos os dias após comentário machista

Gracy Izaú, de 31 anos, não costumava pedir a ajuda dos seus dois filhos – um de 13 e outro de 8 anos –...

Instagram