Ícone do site Razões para Acreditar

Um ano após viralizar, jovem que fazia programação em celular velho celebra conquistas: trabalho no PicPay e casa nova!

jovem fazendo programação em celular sentado em cama

Um ano atrás, Cezar fazia programação em celulares velhos e cheios de defeitos. Hoje, é Engenheiro de Software no PicPay e ele tem apenas 19 anos!

A história do jovem belenense, que cresceu nas ruas de chão batido da zona rural de Carutapera, no interior do Maranhão, viralizou no Twitter no início do ano passado.

Na thread (veja abaixo), ele narra a batalha para aprender programação sem um item fundamental: sim, um computador. Na falta do equipamento, o pouco dinheiro que Cezar conseguia juntar, investia na compra de celulares velhos vendidos por lojas de assistência.

Vaquinha

Ficamos impressionados com o seu esforço, mas fomos além da admiração: decidimos fazer parte dos seus sonhos!

Lançamos sua vaquinha na VOAA, para Cezar investir na sua formação na área de TI e ajudar a mãe dele a terminar a reforma da sua humilde casa (veja o antes e e p depois abaixo). 

A campanha foi um sucesso e, graças às doações de mais de 1.365 transformadores, arrecadamos cerca de R$ 82.533, quantia mais do que suficiente para Cezar alavancar seus sonhos. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa é a casa do Cezar antes da vaquinha…. Foto: arquivo pessoal
Agora depois da vaquinha! Foto: arquivo pessoal

Cursos

E mais uma vez provando o poder do exemplo, após matéria do Razões, pessoas e empresas se juntaram a essa grande corrente do bem.

Cezar também ganhou cursos da Alura e da Blue Edtch para crescer profissionalmente na área de programação. Daniela Lopes, fundadora e CEO da Blue Tech, ressalta a importância de histórias inspiradoras como a do rapaz.

“A ideia é que Cezar dedique de duas a quatro horas por dia ao curso, podendo conciliar aulas com o trabalho. O nosso objetivo é ajudar jovens que tenham o mesmo talento e força de vontade que Cezar a terem uma boa oportunidade no mercado de trabalho.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cezar fazia programação em celulares velhos. Daqui pra ali! ? Foto: arquivo pessoal

Mudança para Belém

Um tempo depois, Cezar decidiu voltar para sua cidade natal, Belém (PA), já que precisava de uma internet melhor do que a que tinha para trabalhar.

Alugou a sua primeira casa e passou a morar sozinho pela primeira vez, estudando e trabalhando – não em qualquer empresa, mas um dos maiores aplicativos de pagamento do país. 

Já disse que ele tem só 19 anos? Foto: arquivo pessoal

“O Cezar está alinhado aos valores que buscamos em todos os profissionais do PicPay, como humildade para aprender, determinação, disciplina e, principalmente, a vontade de transformar a vida das pessoas. […] Ele vai nos ajudar a tornar a vida das pessoas mais fácil, agora como nosso colaborador”, explicou Mariana Damiati, head de Pessoas & Cultura do PicPay.

Você merece, Cezar!

Cezar novamente foi ao Twitter, mas desta vez, para agradecer a todos aqueles que ajudaram a mudar a sua vida, seja com doações ou mesmo compartilhando a sua história para chegar a mais pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E, também, para comemorar um ano no PicPay. Cezar celebrou a data no último dia 1º de março e aproveitou para relembrar que foi abraçado da melhor forma possível e que segue aprendendo bastante, dentro e fora do trabalho.

“[…] depois de tudo isso, fui de um jovem com um hobby pra um jovem bem empregado, trabalhando na área dos sonhos, com sua casinha alugada, morando na cidade onde cresceu e sendo pai de dois gatinhos lindos e cheirosos com um namorado ainda mais lindo e cheiroso”, escreveu @cezarpauxis.

O hobby virou profissão e, se em tão pouco tempo, Cezar já conquistou tanto: por aqui, estamos ansiosos pelos próximos capítulos de uma trajetória que está só começando!

Voaaa, garoto!

Continue conquistando para inspirar mais, e mais!!

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

Sair da versão mobile