Quando Adalto começou na arte de customizar sandálias, ele jamais poderia imaginar quais seriam os seus passos dali em diante. E, de repente, o seu talento como artesão o levou a cerca de 200 mil seguidores nas redes sociais. Mas a caminhada não foi fácil!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A cidade de Pacajá, no Pará, poderia parecer pequena para os seus sonhos, principalmente vindo de uma família humilde de sete irmãos. Adalto quis fazer curso superior, mas não tinha faculdade na região. Gay, saiu da casa da mãe aos 22 anos para viver um relacionamento. O preconceito sempre foi sua companhia.
O jovem não conseguiu emprego e passou por dificuldades. Foi então que decidiu fazer bordado com pérolas em chinelos para ganhar a vida. A técnica ele aprendeu através de vídeos no YouTube.
Leia Mais
Ver essa foto no Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Me arrisquei a fazer o primeiro, não saiu legal, mas consegui fazer. Eu tinha mais ou menos 50 reais só, foi meu investimento. Vendi o chinelo para minha irmã, peguei o dinheiro e comprei mais materiais e fiz mais chinelos. Nisso consegui vender os chinelos que fiz e desde então não parei mais de fazer”, conta.
E não só isso! Adalto se especializou e passou a fazer peças tão perfeitas que pareciam já terem saído de fábrica. Ele foi ficando conhecido e vendendo bastante, até que um dia o preconceito bateu à sua porta novamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Um dia uma cliente minha chegou pra mim e falou: ‘teve uma mulher que viu meu chinelo perguntou quem fez, eu falei que foi você, mas ela não acreditou, disse que era impossível um homem fazer esse trabalhos, era coisa de mulher‘. Fiquei abalado com isso, mas fui forte e aqui estou”, disse.
Mas ele continuou trabalhando e se aperfeiçoando. “O que mais me inspira é a paixão que eu tenho pelo meu trabalho. Quero provar que o Artesanato pode mudar a vida de uma pessoa, ser independente”, relatou.
Que tal ajudar na recuperação do Davi? Esse pequeno artista tem uma doença rara e perdeu a visão. Criamos uma vaquinha na VOAA. Clique e contribua!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Adalto faz sucesso ensinando técnica no YouTube
Assim como ele aprendeu lá em 2016 através no YouTube, hoje Adalto tem a sua marca e grava vídeos ensinando a fazer os bordados com pérolas. E ele já tem mais de 129 mil inscritos no seu canal. Saca só um dos vídeos:
E sabe como ele fazia para produzir e postar os vídeos? Sem dinheiro, utilizava um celular quebrado e um tripé improvisado e pegava a internet de uma escola para poder postar.
“Não foi fácil chegar até aqui, muita gente comentava nos vídeos, criticando, mas não liguei e graças a Deus está indo bem”, falou.
Apesar do sucesso, ele ainda não tem rentabilidade para impulsionar um negócio e pena para pagar dívidas antigas. “Quero muito um dia poder criar uma loja e vender meus chinelos”, confessa.
Mas o que mais o motiva é o objetivo de poder um dia ajudar a sua mãe, que criou os sete filhos sozinha e com muitas dificuldades. “Foi uma luta para chegar até aqui sem desistir para um dia poder ajudar a minha família“, finalizou.
Adalto, pé no chão que sua caminhada ainda vai te levar muito longe!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.