Jovem trans é eleita ‘rainha da escola’ nos EUA: ‘Me senti parte da comunidade e não uma piada’

0
1001
jovem trans eleita rainha da escola

No início deste mês, uma adolescente trans de 17 anos foi eleita, por maioria de votos dos estudantes, a rainha de sua escola, em Orlando, na Flórida (EUA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vestida com um belo vestido dourado metálico, com o cabelo de dois tons enrolado em ondas, Evan Bialosuknia parecia a rainha perfeita para o baile do colégio.

Por lá, as escolas de ensino médio organizam votações para os estudantes escolherem, de forma simbólica, um rei e uma rainha – geralmente, alunos veteranos.

jovem trans eleita rainha da escola

De início, Evan apenas “imaginava” que poderia ter uma chance de vencer, embora tentasse evitar criar esperanças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu estava muito animada para entrar na quadra do baile e fazer parte daquilo, mas também estava nervosa mesmo se eu vencesse, e se as pessoas estivessem fazendo isso para tirar sarro de mim”, disse a estudante da escola Olympia High. “As pessoas são cruéis hoje em dia. Você nunca sabe o que pode acontecer.”

O medo foi embora assim que ela ouviu uma salva de palmas gloriosa dos colegas, quando seu nome foi ouvido durante o jogo de boas-vindas do colégio. Em peso, eles votaram nela para rainha – a primeira estudante transgênero dos EUA a ser eleita para usar a coroa!

jovem trans eleita rainha da escola

“(Ter sido coroada) fez com que eu sentisse que eu realmente sou parte da comunidade, e não como uma piada, como era um dos meus medos. Eu estava na cama uma noite e pensei ‘e se eles estão fazendo isso só para dar risada de mim?’”, afirmou.

Pela primeira vez, Evan se sente acolhida. “Foi apenas, tipo, um alívio de tanta ansiedade também”, disse ela. “Apenas em saber que tenho todos ao meu lado e [eles] estão realmente aqui para mim… faz com que esse processo de transição pareça muito melhor”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A coroa de Evan foi entregue no campo de futebol americano da escola, ao lado do “rei”, que a apoiou incondicionalmente também.

Jovem trans é eleita 'rainha da escola' nos EUA: 'Me senti parte da comunidade e não uma piada' 1

Em entrevista à CNN, Marnie Bialosuknia, mãe da estudante, disse que sua transição foi um “processo longo e difícil”, e que a família segue lhe aconselhando.

Nas redes sociais, milhares de pessoas mandaram mensagens de apoio para Evan – muito mais do que algumas poucas mensagens de ódio dos haters de plantão. “Eles não entendem e nunca entenderão”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ganhar não é tentar mudar a opinião de ninguém para me aceitar e entender”, disse a estudante. “É apenas para mostrar que qualquer um pode fazer qualquer coisa, e se você faz parte da comunidade LGBTQ +, isso não o torna mais estranho ou mais solitário do que todos”.

Evan “saiu do armário” há pouco tempo. Antes de sua transição, ele jogou futebol americano por mais de 6 anos. “Eu me lembro que durante os treinos eu olhava para as líderes de torcida porque eu queria estar com elas”, disse.

Marnie reconhece que a grande maioria dos  adolescentes trans infelizmente não pertencem a um corpo estudantil que os apoiam ou um vivem em um lar acolhedor, mas foi otimista para o futuro.

Evan foi a primeira [rainha trans], mas ela não será a última.


Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: CNN
Fotos: Evan Bialosuknia

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.