Jovens autistas do DF formam banda de rock e promovem inclusão social

Sete jovens com autismo formam uma banda de rock em Brasília. A Timeout (“Tempo fora”, em tradução livre) interpreta músicas autorais e clássicos do rock: Pink Floyd, Legião Urbana, Oasis, Mamonas Assassinas, AC/DC, Capital Inicial e daí por diante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais do que isso, Ivan Madeira, João Daniel Simões, João Gabriel Mello, João Henrique Lopes, Marcelo Bacelar, Matheus Winker e Thiago Carneiro, que têm entre 13 e 22 anos, rompem paradigmas em cima do palco.

Leia também: Vídeo de Marcos Mion dançando com o filho desmistifica o autismo

A cada apresentação em eventos e pubs do Distrito Federal, os garotos cantam para o mundo que são capazes, sim, de produzir música de qualidade, pedindo passagem para aqueles que subestimam suas potencialidades.

Usualmente, pessoas com autismo são subestimadas, infantilizadas e colocadas em um lugar de exclusão, diferenciadas das pessoas consideradas ‘normais’. Acreditamos que a banda é uma verdadeira transgressão social nesse sentido”, afirma o psicólogo Paolo Rietveld, o idealizador da Timeout, em conversa com o Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banda timeout formada garotos autismo

A banda foi criada em setembro de 2017, dentro do Instituto Ninar. Paolo é voluntário da entidade que oferece atendimento para pessoas com autismo. Ele percebeu que os meninos tinham habilidades musicais e foi assim que nasceu a Timeout.

O nome significa um “tempo fora” de todos os termos e técnicas da terapia tradicional. Aquele momento em que os meninos se preocupam apenas em se divertir. Desde que começaram a rolar os ensaios e as apresentações, Paolo percebeu mudanças no comportamento dos garotos e de seus pais.

banda timeout formada garotos autismo

banda timeout formada garotos autismo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banda timeout formada garotos autismo

“Vemos a autoestima deles crescer a cada dia, nascer um objetivo de vida e a sensação de terem achado um lugar no mundo. João Henrique, nosso baterista, diz que foi a oportunidade que teve para se sentir realizado fazendo o que gosta. Os pais estão cada dia mais engajados e participativos”, destaca.

A última grande apresentação da Timeout foi no maior evento de motos da América Latina: o Brasília Capital Moto Week, no dia 22 de julho. A princípio, Paolo estava um pouco receoso, pois haveria muitas pessoas no local, mas a Timeout arrasou – a reação do público não poderia ter sido melhor.

banda timeout formada garotos autismo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banda timeout formada garotos autismo

banda timeout formada garotos autismo

Cantaram juntos, curtiram e no final choraram. A energia que eles passam é surreal! Fazemos tudo para apresentar a música com a maior qualidade possível, mas fazemos questão de manter a essência com e o jeito de ser dos meninos”, lembra o psicólogo.

“Ela é perfeita do jeito deles, mas temos certeza que a qualidade surpreende as pessoas que esperam uma banda formada por pessoas com autismo. Nós mesmos nos surpreendemos a cada dia que passa”, acrescenta.

Rietveld faz questão de frisar que a Timeout é um projeto voluntário. Tudo o que a banda ganha e os pais dos garotos investem são para a própria banda. Os ensaios acontecem aos sábados, e atualmente a Timeout está trabalhando na gravação de músicas autorais. Por enquanto, a banda não tem shows marcados, mas está aberta a convites, principalmente de eventos e festivais que carregam a pecha de ‘normais’.

A garotada arrasa no som, aumente o volume:

[Nota da Redação]

A música inclui na sociedade os garotos da Timeout e do Pracatum também! O projeto idealizado pelo músico Carlinhos Brown, em Salvador, vem formando músicos talentosíssimos, todos com uma origem humilde! Clique aqui para conhecer esse lindo trabalho!

crédito das fotos: Reprodução/Paulo Cerqueira

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,786,495SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino recria cena icônica de Toy Story para marcar seu primeiro dia de escola

Vinny Donnelly tem apenas 4 anos e é apaixonado pelo filme Toy Story. No seu primeiro dia de aula, ele teve a ideia incrível...

Fila enorme: centenas de pessoas se mobilizam e fazem cadastro de medula para ajudar menina com leucemia

Júlia Abrame de Oliveira, de apenas 6 anos, de Tatuí (SP), foi diagnosticada com leucemia há quatro anos. Desde então começou a fazer o tratamento. Porém,...

Filha conta todo dia à mãe com Alzheimer que está grávida e grava suas reações diariamente

Esse vídeo vai alegrar seu dia! Christine Stone de Florença, da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, teve uma ideia muito fofa. Sua mãe, Setsuko Harmon,...

Jovem detido aos 16, ele voltou a estudar e hoje tem uma padaria sustentável

Quando criança, vivendo no Capão Redondo, em São Paulo, Bruno dos Santos se perguntava sobre o destino do lixo coletado na rua onde morava. ...

Guaxinins posam orgulhosos ao lado de suas telinhas pintadas: ‘Terapia pra eles’, diz tutora

Alguns meses atrás, 3 guaxinins batizado de Cheeto, Tito e Pipper foram resgatados pela norte-americana Sarah Thyme. Em pouco tempo, a turminha passou a não...

Instagram