Jovens autistas do DF formam banda de rock e arrasam nos shows

Jovens autistas do DF formam banda de rock e promovem inclusão social

Sete jovens com autismo formam uma banda de rock em Brasília. A Timeout (“Tempo fora”, em tradução livre) interpreta músicas autorais e clássicos do rock: Pink Floyd, Legião Urbana, Oasis, Mamonas Assassinas, AC/DC, Capital Inicial e daí por diante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais do que isso, Ivan Madeira, João Daniel Simões, João Gabriel Mello, João Henrique Lopes, Marcelo Bacelar, Matheus Winker e Thiago Carneiro, que têm entre 13 e 22 anos, rompem paradigmas em cima do palco.

Leia também: Vídeo de Marcos Mion dançando com o filho desmistifica o autismo

A cada apresentação em eventos e pubs do Distrito Federal, os garotos cantam para o mundo que são capazes, sim, de produzir música de qualidade, pedindo passagem para aqueles que subestimam suas potencialidades.

Usualmente, pessoas com autismo são subestimadas, infantilizadas e colocadas em um lugar de exclusão, diferenciadas das pessoas consideradas ‘normais’. Acreditamos que a banda é uma verdadeira transgressão social nesse sentido”, afirma o psicólogo Paolo Rietveld, o idealizador da Timeout, em conversa com o Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banda timeout formada garotos autismo

A banda foi criada em setembro de 2017, dentro do Instituto Ninar. Paolo é voluntário da entidade que oferece atendimento para pessoas com autismo. Ele percebeu que os meninos tinham habilidades musicais e foi assim que nasceu a Timeout.

O nome significa um “tempo fora” de todos os termos e técnicas da terapia tradicional. Aquele momento em que os meninos se preocupam apenas em se divertir. Desde que começaram a rolar os ensaios e as apresentações, Paolo percebeu mudanças no comportamento dos garotos e de seus pais.

banda timeout formada garotos autismo

banda timeout formada garotos autismo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banda timeout formada garotos autismo

“Vemos a autoestima deles crescer a cada dia, nascer um objetivo de vida e a sensação de terem achado um lugar no mundo. João Henrique, nosso baterista, diz que foi a oportunidade que teve para se sentir realizado fazendo o que gosta. Os pais estão cada dia mais engajados e participativos”, destaca.

A última grande apresentação da Timeout foi no maior evento de motos da América Latina: o Brasília Capital Moto Week, no dia 22 de julho. A princípio, Paolo estava um pouco receoso, pois haveria muitas pessoas no local, mas a Timeout arrasou – a reação do público não poderia ter sido melhor.

banda timeout formada garotos autismo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

banda timeout formada garotos autismo

banda timeout formada garotos autismo

Cantaram juntos, curtiram e no final choraram. A energia que eles passam é surreal! Fazemos tudo para apresentar a música com a maior qualidade possível, mas fazemos questão de manter a essência com e o jeito de ser dos meninos”, lembra o psicólogo.

“Ela é perfeita do jeito deles, mas temos certeza que a qualidade surpreende as pessoas que esperam uma banda formada por pessoas com autismo. Nós mesmos nos surpreendemos a cada dia que passa”, acrescenta.

Rietveld faz questão de frisar que a Timeout é um projeto voluntário. Tudo o que a banda ganha e os pais dos garotos investem são para a própria banda. Os ensaios acontecem aos sábados, e atualmente a Timeout está trabalhando na gravação de músicas autorais. Por enquanto, a banda não tem shows marcados, mas está aberta a convites, principalmente de eventos e festivais que carregam a pecha de ‘normais’.

A garotada arrasa no som, aumente o volume:

[Nota da Redação]

A música inclui na sociedade os garotos da Timeout e do Pracatum também! O projeto idealizado pelo músico Carlinhos Brown, em Salvador, vem formando músicos talentosíssimos, todos com uma origem humilde! Clique aqui para conhecer esse lindo trabalho!

crédito das fotos: Reprodução/Paulo Cerqueira

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,056,852SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em sua exposição, Marina reencontra um grande amor depois de 23 anos

Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay. Durante 5 anos viveram num furgão realizando todo tipo de performances....

Asa Branca, de Luiz Gonzaga ganha seu primeiro clipe oficial! Assista aqui 🙂

As cenas foram gravadas em Exu, interior de Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga e as gravações demoraram mais de 12 horas.

Menino de 10 anos anima motorista após ônibus quebrar. Dias depois, ela retribui com bicicleta nova

Acho que aquele ditado “Gentileza gera gentileza” se encaixa perfeitamente na história de Shamika e DJ! Shamika é motorista de ônibus no Condado de Milwaukee,...

Mulher tem casa invadida por bode que seria sacrificado e ‘adota’ o animal

Ela tomou um susto ao encontrar o animal escondido em seu banheiro!

Mesquita dentro de igreja une muçulmanos e cristãos no Canadá

Antes da igreja abrir suas portas, a comunidade muçulmana viajava duas horas até a mesquita mais próxima e uma única vez no ano.

Instagram

Jovens autistas do DF formam banda de rock e promovem inclusão social 2