Início Tecnologia Jovens mexicanos desenvolvem a 'Nuvem', uma máquina que extrai água do ar

Jovens mexicanos desenvolvem a ‘Nuvem’, uma máquina que extrai água do ar

Dois jovens pesquisadores mexicanos desenvolveram um equipamento que transforma água imprópria para o consumo em potável utilizando o processo de condensação.

O dispositivo foi apelidado carinhosamente de “nuvem artificial” pelos seus criadores, Mauricio Bonilla e Gastón Islas. Eles sonham tornar a nuvem um eletrodoméstico comum nos lares mexicanos nos próximos anos.

Para tirar o protótipo do papel, a dupla de engenheiros criou a empresa Innovaqua, que promete resolver o problema da escassez de água potável por meio da tecnologia e inovação.

Nuvem Nube máquina que extrai água do ar

Solução alternativa

Quando a Innovaqua ainda estava engatinhando, Mauricio descobriu que um aqueduto extremamente caro iria ser construído em Monterrey, no México, para transportar a água de Ciudad Obregón para Hermosillo, capital de Sonora.

“Não conseguimos entender porque eles estavam construindo um aqueduto que custa milhões de dólares se o problema da escassez de água pode ser resolvido de outras maneiras”, disse Mauricio em uma entrevista.

Os empreendedores acreditam que esse tipo de projeto – de transferência de água para uma região a outra – não ataca a raiz do problema, por isso decidiram investigar o que estava sendo feito em outras partes do mundo. Pesquisando, descobriram que uma boa solução poderia ser o processo de condensação – voilà!

Nuvem Nube máquina que extrai água do ar

Água extraída do ar perfeita para o consumo

Mauricio e Gastón se uniram para desenvolver uma tecnologia 100% mexicana que resolve o problema da escassez de água doce para consumo humano.

Leia também: Engenheiro que virou ‘lixeiro’ cria negócio que revoluciona o mercado da reciclagem

O primeiro é engenheiro industrial e de sistemas; o segundo é formado em tecnologias da computação. Em conjunto, criaram o “Nube” (Nuvem), com recursos próprios e empréstimos pessoais.

Agora, um amplo trabalho de conscientização está sendo feito na comunidade, uma vez que muitas pessoas não sabem que a água também ser extraída do ar. “Tivemos várias ideias, iniciativas e atividades para divulgar isso”, enfatiza Gastón.

Nuvem Nube máquina que extrai água do ar

Expansão

O objetivo da Innovaqua é que a partir deste ano o Nube passe a ser vendido em larga escala para os cidadãos mexicanos, a um preço acessível.

Para produzir água, o equipamento se conecta à corrente elétrica e, graças ao processo de condensação, extrai o líquido do ar circundante.

O Nube é capaz de produzir até 30 litros por dia em sua versão doméstica e até 5 mil litros em sua linha industrial.

O preço inicial é de 30 mil pesos (R$ 6,5 mil), mas a expectativa é o que preço baixe para 2 mil pesos (R$ 435) até o final do ano, com o aumento da demanda.

Nuvem Nube máquina que extrai água do ar

Alcalina

Uma vantagem do Nube é que sua água é alcalina e ionizada, isto é, mais amigável para os seres humanos, uma vez que nossa dieta geralmente é ácida devido ao consumo de café, refrigerantes e carboidratos. Com o consumo da água alcalina, o pH se equilibra.

Além disso, a poluição existente no ar não afeta a pureza da água. A máquina possui filtros que permitem apenas a passagem de hidrogênio e oxigênio, os elementos que compõem o H2O.

De quebra, ‘a nuvem’ é um produto que, além de não impactar o meio ambiente, é produzida com plástico reciclado e reduz os custos com água purificada.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Leia também: Embalagem 100% biodegradável feita de arroz, café e coco vem para brigar com o plástico

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Nation/Fotos: Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,128FãsCurtir
1,668,760SeguidoresSeguir
8,183SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Policial dá banho em cachorro que desmaiou de calor nas ruas de Joinville

"Tenha certeza de que este cãozinho ficou muito grato por você ter ajudado”, comentou um internauta.

Instagram