Jovens de periferias contam histórias de ‘dentro para fora’

Clique e ouça:

As periferias das cidades do Brasil são celeiros de jovens talentos à espera de uma oportunidade para contar suas histórias ‘de dentro para fora’, como a que oferece o projeto ‘Jovens Comunicadores’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa é do negócio de propósito social Outdoor Social, que gera renda para comunidades através de placas de publicidade instaladas nos muros das casas dos moradores, em parceria com o Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável.

Tem como objetivo ampliar o potencial comunicativo de jovens de periferias, através da produção de vídeos curtos para a internet, potencializando a participação cidadã e a diversidade no audiovisual.

Cerca de 18 estudantes da rede pública de ensino foram selecionados em diversas regiões do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os selecionados receberão um smartphone, um prêmio e uma bolsa durante os cinco meses de interação do curso.

jovens comunicadores periferias contam histórias juventude

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A inauguração do projeto consistiu em dois dias de oficinas com a participação do diretor Roney Giah, CEO da DOIDDO Filmes, que ensinou noções básicas para construção de roteiro para filme e documentário. Os jovens aprenderam sobre enquadramento e iluminação, e fizeram exercícios práticos aplicando o conteúdo que receberam com o objetivo de criar, roteirizar, filmar e editar um vídeo de três minutos.

“A experiência desses dois dias de oficina de Direção com esses 18 extraordinários jovens comunicadores foi incrível. Iniciativas como essa do Outdoor Social provam que o Brasil é berço de grandes talentos criativos que podem fazer uma grande diferença no mercado audiovisual. Fico ansioso em poder assisti-los crescendo no ofício e testemunhar a expansão desse projeto tão necessário para o país”, afirma Roney.

Está prevista a criação de uma plataforma com conteúdos que enfatizem as boas ações realizadas por organizações sociais, histórias pessoais que encorajem os mais variados contextos socioculturais e a divulgação de manifestações culturais. A ideia é reunir e propagar informações que montem o cenário multifacetado da juventude brasileira.

jovens comunicadores periferias contam histórias juventude

André Bandeira, 22 anos, morador da Cidade de Deus, afirma que ficou muito feliz ao saber que tinha aprovado no processo seletivo do projeto e não imaginava que seria uma experiência tão impactante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando viajamos para São Paulo para o curso de formação, não imaginava que seria tão incrível e rico da forma que foi. Estou plenamente grato por toda equipe do CIEDS e Outdoor Social por nos proporcionar essa experiência fantástica e com conforto, foi realmente marcante para mim e acredito que para todos que participaram também”, afirma.

Já para Mário Emmanuel, 18 anos, morador da periferia de Recife, o curso de formação presencial foi incrível. “Tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, conhecer os participantes e ser apresentados ao conteúdo de uma maneira muito tranquila e interessante. A expectativa agora é colocar em prática aquilo que aprendemos, e nos instrumentalizarmos ainda mais com as aulas online”, destaca.

crédito das fotos: Reprodução/Jovens Comunicadores

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,078,209FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,712SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Homem raspa cabelo da namorada com alopecia, depois o seu também e ela não aguenta a emoção

Quando a gente escuta que amar não tem limites, a gente fala de gestos como o de Damien! Ele namora Eva Barilaro e, recentemente, os...

Holanda bate recorde e é o primeiro país sem nenhum cão de rua abandonado

O governo holandês deu uma notícia inspiradora para todo o mundo. O país é o único a não ter cães de rua abandonados. Isso é...

Instagram

Jovens de periferias contam histórias de ‘dentro para fora’ 13