Jovens de periferias contam histórias de ‘dentro para fora’

As periferias das cidades do Brasil são celeiros de jovens talentos à espera de uma oportunidade para contar suas histórias ‘de dentro para fora’, como a que oferece o projeto ‘Jovens Comunicadores’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa é do negócio de propósito social Outdoor Social, que gera renda para comunidades através de placas de publicidade instaladas nos muros das casas dos moradores, em parceria com o Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável.

Tem como objetivo ampliar o potencial comunicativo de jovens de periferias, através da produção de vídeos curtos para a internet, potencializando a participação cidadã e a diversidade no audiovisual.

Cerca de 18 estudantes da rede pública de ensino foram selecionados em diversas regiões do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os selecionados receberão um smartphone, um prêmio e uma bolsa durante os cinco meses de interação do curso.

jovens comunicadores periferias contam histórias juventude

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A inauguração do projeto consistiu em dois dias de oficinas com a participação do diretor Roney Giah, CEO da DOIDDO Filmes, que ensinou noções básicas para construção de roteiro para filme e documentário. Os jovens aprenderam sobre enquadramento e iluminação, e fizeram exercícios práticos aplicando o conteúdo que receberam com o objetivo de criar, roteirizar, filmar e editar um vídeo de três minutos.

“A experiência desses dois dias de oficina de Direção com esses 18 extraordinários jovens comunicadores foi incrível. Iniciativas como essa do Outdoor Social provam que o Brasil é berço de grandes talentos criativos que podem fazer uma grande diferença no mercado audiovisual. Fico ansioso em poder assisti-los crescendo no ofício e testemunhar a expansão desse projeto tão necessário para o país”, afirma Roney.

Está prevista a criação de uma plataforma com conteúdos que enfatizem as boas ações realizadas por organizações sociais, histórias pessoais que encorajem os mais variados contextos socioculturais e a divulgação de manifestações culturais. A ideia é reunir e propagar informações que montem o cenário multifacetado da juventude brasileira.

jovens comunicadores periferias contam histórias juventude

André Bandeira, 22 anos, morador da Cidade de Deus, afirma que ficou muito feliz ao saber que tinha aprovado no processo seletivo do projeto e não imaginava que seria uma experiência tão impactante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando viajamos para São Paulo para o curso de formação, não imaginava que seria tão incrível e rico da forma que foi. Estou plenamente grato por toda equipe do CIEDS e Outdoor Social por nos proporcionar essa experiência fantástica e com conforto, foi realmente marcante para mim e acredito que para todos que participaram também”, afirma.

Já para Mário Emmanuel, 18 anos, morador da periferia de Recife, o curso de formação presencial foi incrível. “Tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, conhecer os participantes e ser apresentados ao conteúdo de uma maneira muito tranquila e interessante. A expectativa agora é colocar em prática aquilo que aprendemos, e nos instrumentalizarmos ainda mais com as aulas online”, destaca.

crédito das fotos: Reprodução/Jovens Comunicadores

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,565,291SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Campanha divertida mostra homens sensuais lembrando as mulheres sobre o auto-exame nas mamas

Não é porque o assunto é sério que não pode ser falado de forma engraçada. A agência canadense John St., em parceria com a...

“Museu da Empatia” chega ao Brasil e permite que você se coloque no lugar do outro

Pela primeira vez no Brasil, a Intermuseus traz o "Museu da Empatia", junto com a instalação "Caminhando em seus sapatos". Já mostramos aqui quando o...

Campanha ‘Não é Não!’ chega a 16 estados para um carnaval sem assédio

Em seu quarto ano de atuação, o coletivo feminista Não é Não! cresceu e lança, para o carnaval 2020, 13 campanhas de financiamento coletivo,...

Designer chinesa cria talheres de amido de milho inspirados em plantas

Que tal colocar em sua mesa talheres inspirados em plantas? E se eles forem, além de tudo, descartáveis, mas biodegradáveis? Esta é a ideia da...

Pai recicla giz de cera que iriam pro lixo e doa para crianças em hospitais

Bryan Ware, um pai muito criativo de São Francisco, surgiu com uma excelente maneira de reutilizar sobras de giz de cera que são jogados fora por restaurantes e...

Instagram