Juíza perdoa dívida de pai que largou tudo para cuidar da saúde do filho

A juíza Anne Karina Stipp Amador da Costa, titular da Vara do Sistema Financeiro de Habitação de Curitiba, perdoou a dívida de um pai, então mutuário da Caixa Econômica Federal (CEF), que largou tudo para tentar salvar a vida do filho que sofre de uma doença rara.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A dívida de Adolfo Guide com a Caixa Econômica Federal foi paga com os valores das penas pecuniárias da Vara Criminal de Curitiba. Formado em engenharia mecânica, Guide abdicou da profissão em 2001, quando descobriu a doença de seu filho, Vitor Guide.

O rapaz possui uma doença chamada Gangliosidose Gm1, caracterizada pela falta de uma enzima fundamental para a reposição de células cerebrais.

Enquanto o pai buscava uma cura para a doença, as prestações da casa, cerca de R$ 500, foram se acumulando. Depois de encontrar uma maneira para controlar o problema, Adolfo tentou voltar para o mercado de trabalho, mas não teve sucesso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Não me arrependo do que fiz. Conseguimos salvar o Vitor, que é o único no mundo a superar os 11 de vida com essa doença”, disse a juíza.  Adolfo voltou a trabalhar por conta própria, em uma oficina improvisada no espaço em frente à sua casa, onde mora desde 1996.

Sensibilizada com a história do pai que se endividou por um bem maior, a juíza Anne Karina encaminhou um ofício para a Vara Criminal de Curitiba, solicitando a utilização de recursos do órgão para possibilitar uma conciliação no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Após um longo processo, que envolveu juízes federais, Ministério Público Federal, conciliadores e procuradores da CEF, foram disponibilizados valores decorrentes de depósito de prestações pecuniárias e suspensão condicional da pena – valores pagos por pessoas condenadas na Justiça – para a quitação da dívida de R$ 48, 5 mil.

“É um caso excepcional. Sentimos que ele não teria outra alternativa para quitar a dívida. Ele abriu mão da carreira profissional para cuidar do filho. Como ele também trabalha com a oficina mecânica, se perdesse o imóvel, além da moradia, perderia também sua fonte de renda.”

Anne Karina afirmou que a conclusão do caso abre precedentes para que outros processos que envolvam peculiaridades parecidas também tenham o mesmo desfecho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O caso aconteceu em 2010, mas ganhou repercussão nacional recentemente, depois que o vídeo de uma reportagem sobre o caso foi compartilhado no Facebook. O vídeo já tem mais de 1 milhão de visualizações e mais de 53 mil compartilhamentos. Confira:

Conheça a história da juíza que prioriza processos de adoção “para não deixar nenhuma criança sem lar” aqui.

Fonte: Tribuna do Paraná/Foto de capa: Programa Via Legal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,411,289SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O Amor está nos Detalhes: Aprenda a Transformar Sua Vida com o Amor

Hoje, pela manhã, percebi o quanto estamos suscetíveis a não nos conectar com o Amor. Deixamos a vida correr, os momentos passarem, as nossas...

Mulher-Maravilha brasileira, Yara Flor, vai ganhar série de TV!

Filha de uma guerreira amazônica e um Deus brasileiro dos rios, conheça Yara Flor, a Mulher-Maravilha Brasileira. Tem série para a TV vindo aí! A...

Vendendo paçocas, menino de 8 anos compra bicicleta e doa outra para criança que não tem condições

O sonho Pietro é o sonho de muitas crianças! Ele comprou uma bike nova vendendo paçoquinhas. Mas a iniciativa de conseguir algo que desejava...

Conheça George! O cão que ganhou estátua na Nova Zelândia por salvar cinco crianças do ataque de pitbulls

Existem os heróis da ficção e os heróis da vida real, mas também existem os heróis de quatro patas! O russell terrier George perdeu...

Policial se disfarça para capturar assaltantes de cadeirantes e tem uma grata surpresa

Após dois assaltos a pessoas em cadeira de rodas que foram realizadas com uma faca, um oficial da polícia de Vancouver resolveu se disfarçar para...

Instagram