Plataforma de ensino gratuita melhora desempenho de alunos: ‘antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10’

Criada em 2008, a Khan Academy é uma plataforma de vídeos online de educação livre, gratuita e sem fins lucrativos criada por Sal Khan, um educador e empresário bengali.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No site, está disponível um acervo completo de vídeos gratuitos que explicam dos conceitos mais básicos aos mais complexos da matemática, medicina, economia, física, química, biologia e até ciência da computação.

A Khan Academy vem expandindo sua biblioteca de conteúdos com a tradução de vídeos do exterior, além da produção própria de conteúdo 100% brasileiro.

Desde 2013, cerca de 350 crianças de São José dos Campos (SP) conseguiram melhores resultados nas provas de matemática com uso da tecnologia aplicada em sala de aula. “A linguagem matemática que vem da plataforma agora está mais fácil, mais acessível para os alunos”, diz a professora Talita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por ser gratuita e sem fins lucrativos, a Khan depende de colaboradores e voluntários para continuar crescendo e se expandindo. “Essa variedade [de conteúdos] ajuda os alunos a verem os mesmos conteúdos de maneiras diferentes e tendo acesso a isso, eles ficam mais preparados”, afirma Talita.

Quem aprende

Plataforma de vídeos melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10'

Morador de Osasco, o estudante Bryan, 11 anos, conheceu a Khan Academy no 5°ano do ensino fundamental, quando suas notas eram baixas.

Leia também: Conheça Salman Khan, o professor que transformou as aulas através do youtube

Depois de começar a estudar matemática pela plataforma, ele viu seu desempenho melhorar. O garoto diz que antes da Khan, tinha dificuldades em prestar atenção nas aulas, mas depois de começar a estudar com os vídeos e aulas interativas, conseguiu acertar as atividades. “Eu fico feliz, pois eu vou aprendendo coisas que não sabia”, diz. “Antes as minhas notas eram 6 ou 7, e na hora que chegou a Khan Academy, foi para 9 e 10.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem acompanha

Plataforma de vídeos melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10'

Adriana Gomes conta que, de início, ver seus filhos usando o celular em excesso foi preocupante.

Ela ainda não sabia que eles estavam realizando os exercícios em casa, por meio da Khan. Passou, portanto, a acompanhá-los de perto e notou um grande desenvolvimento no aprendizado dos filhos.

Leia também: Escola substitui detenção de alunos por meditação e os resultados são incríveis

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, estimula outros pais a conhecerem a plataforma. “Eles estudam mais e as professoras dizem que na escola também”, diz. “Tem pai que não conhece e eu falo, olha: seu filho precisa conhecer, porque estimula muito a criança a aprender.”

Quem estimula

Plataforma de vídeos melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10'

A Márcia Pereira, supervisora de ensino em uma escola de Barueri (SP), afirma que quando viu a plataforma pela primeira vez, em 2014, se identificou logo de cara.

No terceiro mês de acesso, Márcia percebeu um alto engajamento dos alunos, que em seguida virou uma tendência. “Não consigo ver a nossa rede sem a Khan Academy, não consigo.”

Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,130,150SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com proibição da caça, população de baleias jubarte sobe de 450 para 25 mil!

O número de baleias se multiplicou graças a medidas de proteção implementadas há 60 anos, quando os cientistas perceberam que as populações estavam em declínio.

A emoção de uma mulher ao escutar sua voz pela primeira vez após 40 anos

Imaginem um mundo encoberto pelo silêncio, onde tudo que vemos não pode ser ouvido, nem o barulho do teclado que estou digitando agora. Joanne Milne...

Internautas se mobilizam para tirar mãe e bebê recém-nascida da rua em Recife (PE)

Que imagem mais angustiante, gente! Uma mãe e uma bebê recém-nascida vivendo em um colchão no Centro de Recife (PE). Para tirá-las dessa situação, junto...

Menino vítima de bullying é ovacionado em jogo de rugby na Austrália

A vida do garoto australiano Quaden Bayles, 9 anos, mudou completamente após ele receber uma onda de apoio depois que um vídeo seu viralizou...

Morgan Freeman transforma sua fazenda de 1 milhão de m² em santuário de abelhas

Freeman tem se empenhado na causa por entender a importância desses insetos para o ecossistema global.

Instagram

Plataforma de ensino gratuita melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10' 2