Plataforma de ensino gratuita melhora desempenho de alunos: ‘antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10’

Criada em 2008, a Khan Academy é uma plataforma de vídeos online de educação livre, gratuita e sem fins lucrativos criada por Sal Khan, um educador e empresário bengali.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No site, está disponível um acervo completo de vídeos gratuitos que explicam dos conceitos mais básicos aos mais complexos da matemática, medicina, economia, física, química, biologia e até ciência da computação.

A Khan Academy vem expandindo sua biblioteca de conteúdos com a tradução de vídeos do exterior, além da produção própria de conteúdo 100% brasileiro.

[Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

Desde 2013, cerca de 350 crianças de São José dos Campos (SP) conseguiram melhores resultados nas provas de matemática com uso da tecnologia aplicada em sala de aula. “A linguagem matemática que vem da plataforma agora está mais fácil, mais acessível para os alunos”, diz a professora Talita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por ser gratuita e sem fins lucrativos, a Khan depende de colaboradores e voluntários para continuar crescendo e se expandindo. “Essa variedade [de conteúdos] ajuda os alunos a verem os mesmos conteúdos de maneiras diferentes e tendo acesso a isso, eles ficam mais preparados”, afirma Talita.

Quem aprende

Plataforma de vídeos melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10'

Morador de Osasco, o estudante Bryan, 11 anos, conheceu a Khan Academy no 5°ano do ensino fundamental, quando suas notas eram baixas.

Leia também: Conheça Salman Khan, o professor que transformou as aulas através do youtube

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois de começar a estudar matemática pela plataforma, ele viu seu desempenho melhorar. O garoto diz que antes da Khan, tinha dificuldades em prestar atenção nas aulas, mas depois de começar a estudar com os vídeos e aulas interativas, conseguiu acertar as atividades. “Eu fico feliz, pois eu vou aprendendo coisas que não sabia”, diz. “Antes as minhas notas eram 6 ou 7, e na hora que chegou a Khan Academy, foi para 9 e 10.”

Quem acompanha

Plataforma de vídeos melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10'

Adriana Gomes conta que, de início, ver seus filhos usando o celular em excesso foi preocupante.

Ela ainda não sabia que eles estavam realizando os exercícios em casa, por meio da Khan. Passou, portanto, a acompanhá-los de perto e notou um grande desenvolvimento no aprendizado dos filhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escola substitui detenção de alunos por meditação e os resultados são incríveis

Agora, estimula outros pais a conhecerem a plataforma. “Eles estudam mais e as professoras dizem que na escola também”, diz. “Tem pai que não conhece e eu falo, olha: seu filho precisa conhecer, porque estimula muito a criança a aprender.”

Quem estimula

Plataforma de vídeos melhora desempenho de alunos: 'antes tirava 6, 7. Agora tiro 9, 10'

A Márcia Pereira, supervisora de ensino em uma escola de Barueri (SP), afirma que quando viu a plataforma pela primeira vez, em 2014, se identificou logo de cara.

No terceiro mês de acesso, Márcia percebeu um alto engajamento dos alunos, que em seguida virou uma tendência. “Não consigo ver a nossa rede sem a Khan Academy, não consigo.”

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fotos: Divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

996,567FãsCurtir
1,940,686SeguidoresSeguir
9,507SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

USP cria ventilador pulmonar de baixo custo com tecnologia 100% brasileira

Cientistas da USP desenvolveram um protótipo de ventilador pulmonar emergencial capaz de ser produzido em massa para atender a demanda hospitalar de pacientes infectados...

Homem planta 152 milhões de árvores e refloresta manguezal sozinho no Senegal

Um homem aposentado plantou incríveis 152 milhões de árvores em um intervalo de 10 anos às margens do rio Casamansa, no Senegal. Plantando sem parar...

Nesse hotsite especial agrupamos vagas home office para ajudar você

Por conta do coronavirús, as empresas estão adotando o home office para driblar a crise. Para ajudar você que perdeu ou busca por um...

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

Cliente antecipa pagamentos para salão de sobrancelha passar por crise do coronavírus

A servidora pública Débora Benon, de Brasília (DF), tinha uma viagem planejada com o marido e os três filhos no início de abril. Mas veio...

Instagram