Ícone do site Razões para Acreditar

Muralista Kobra transforma ônibus em galeria e faz exposição pela periferia de SP

Muralista Kobra transforma ônibus em galeria e faz exposição pela periferia de SP

Ele começou como pichador artístico aos 14 anos. Depois virou grafiteiro. Em 2007, chamou atenção nacional ao desenhar o Muro das Memórias, onde retratou cenas antigas da cidade de São Paulo.

Hoje com 44 anos, Kobra se tornou um muralista reconhecido internacionalmente, com obras espalhadas em países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Suécia e Polônia.

Na semana em que comemora mais um aniversário, o artista voltou às suas origens no bairro do Campo Limpo para inaugurar uma exposição itinerante que vai percorrer bairros periféricos da Grande São Paulo em um ônibus transformado em uma mini galeria de arte.

“Eu comecei meu trabalho na periferia de São Paulo, aqui no Campo Limpo. Foi aqui que eu passei todos os desafios, todas as lutas, mas foi justamente a periferia que me proporcionou toda a experiência. Então eu tenho uma eterna gratidão por tudo que eu aprendi”, diz Kobra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ajuda para artesãs que perderam matéria-prima num incêndio

Com entrada gratuita, a exposição itinerante acontecerá entre os dias 27 de agosto a 8 de setembro, das 9h às 17h, em 13 lugares. (Veja a lista completa abaixo).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Kobra possui um estilo único, cujas cores fortes ressaltam nos murais. Ele foi premiado em 2011 no Sarasota Chalk Festival, o maior evento de arte 3D no mundo e possui obras que figuram nos prestigiados Museu de Street Art e na Galeria Dorothy Circus Gallery, em Roma.

Sua fama internacional permitiu que ele construísse enormes painéis visitados por milhares de pessoas em diversos países. Mas há anos ele pensava em adaptar suas obras para esta exposição, em escala menor e levá-las para o local onde começou sua carreira.

Leia também:

Nesses 30 anos eu estou podendo voltar para cá agora, trazendo as minhas obras na raiz da minha história. E agora eu já passei por cinco continentes, já pintei em cerca de 40 diferentes países. Mudou um pouco a perspectiva, mas eu tenho o mesmo prazer de estar em lugares nobres como a Times Square ou lugares mais simples. Acho que a beleza da arte pública é estar ao acesso de todas as pessoas”, diz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O ônibus transformado em galeria é do mesmo modelo utilizado nas linhas comuns que circulam na capital. Ele foi cedido por uma empresa e inteiro adaptado. Os bancos foram removidos, recebeu iluminação especial e um projetor que passará um documentário com a história do artista durante a mostra.

Ajuda para artesãs que perderam matéria-prima num incêndio

“Para cada muro sempre tenho um original que é uma tela, em menor escala, que é onde eu faço os testes de cor. É justamente o que eu estou mostrando aqui. Cada uma das obras que estão expostas no ônibus contam uma história, que é não só a história dos personagens, mas também do local onde a obra foi colocada”, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para Kobra, levar a arte de rua para o espaço da galeria continua, no entanto, sendo um desafio. Esta é apenas a terceira exposição em toda sua carreira, mas a primeira realizada no Brasil.

“É um desafio, principalmente porque o ônibus é um espaço muito restrito, então as obras são ainda menores. Acaba dando mais trabalho pintar pequeno do que pintar grande. Às vezes o mesmo tempo que eu levo para pintar um prédio, que leva uns 10 dias, eu acabo levando para pintar uma tela de 1 metro por 1 metro”, afirma.

Exposição “Galeria Circular” com Eduardo Kobra

Horário: das 9h às 17h.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: G1/Fotos: Marcelo Brandt/G1

Sair da versão mobile