No Dia Mundial de Combate à Aids, laboratório doa 1000 testes de carga viral e CD4 para ONGs

Cerca de 0,4% da população brasileira possui o vírus HIV, causador da Aids. Isoladamente, o percentual pode parecer pequeno, mas representa um total de 830 mil pessoas. E desse número, estima-se que 115 mil pessoas ainda não foram diagnosticadas, de acordo com o Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para dar visibilidade ao tema e incentivar discussões e atenção à causa, o Delboni Medicina Diagnóstica lança hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a ação conscientizadora #04porcento, que doará mil testes de carga viral e CD4 para algumas ONGs, como o Projeto Bem-Me-Quer, em São Paulo.

É principalmente entre os jovens que a doença vem aumentando. Os dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2006 a 2015, a taxa de detecção de casos de AIDS entre jovens do sexo masculino com 15 a 19 anos quase que triplicou, de 2,4 para 6,9 a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa mais do que dobrou – de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil habitantes. Persistem entre os jovens o uso insuficiente do preservativo, a percepção do baixo risco de infecção e a pouca realização de teste de HIV.

“Com a chegada de tratamentos eficazes e garantia de boa qualidade de vida das pessoas que têm HIV, parece que a preocupação diminuiu e entre os jovens, além de não terem vivido a pior fase da Aids no Brasil, nos anos 80 quando tivemos muitas vítimas. Mas esse pensamento deve ser mudado e não podem esquecer que o sexo seguro é a melhor forma de prevenção”, comenta Dr. Jessé Reis, infectologista do Delboni.

A iniciativa também conta com um vídeo de conscientização (abaixo), e no site (clique aqui) que traz mais informações sobre a doença e apoio de mais de 1.000 influenciadores digitais, que postarão em suas redes sociais vídeos e fotos sobre a ação, alertando sobre os perigos da doença e a importância da prevenção. Juntos, eles somam uma audiência bruta que ultrapassa 51 milhões de pessoas.

“Segundo dados da ONU, tivemos um aumento nos casos de Aids em todo mundo e –principalmente – entre jovens no Brasil, o que é muito preocupante. Com essa campanha, esperamos contribuir para a conscientização e assim controlar o índice de contaminação”, finaliza Dr. Jessé Reis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A campanha conta com a assinatura da agência Artplan, terá abrangência nacional e será replicada regionalmente por outras marcas que contribuíram para a ação.

Crédito de capa: Divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,752FãsCurtir
1,764,126SeguidoresSeguir
8,645SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram