No Dia Mundial de Combate à Aids, laboratório doa 1000 testes de carga viral e CD4 para ONGs

Cerca de 0,4% da população brasileira possui o vírus HIV, causador da Aids. Isoladamente, o percentual pode parecer pequeno, mas representa um total de 830 mil pessoas. E desse número, estima-se que 115 mil pessoas ainda não foram diagnosticadas, de acordo com o Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para dar visibilidade ao tema e incentivar discussões e atenção à causa, o Delboni Medicina Diagnóstica lança hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a ação conscientizadora #04porcento, que doará mil testes de carga viral e CD4 para algumas ONGs, como o Projeto Bem-Me-Quer, em São Paulo.

É principalmente entre os jovens que a doença vem aumentando. Os dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2006 a 2015, a taxa de detecção de casos de AIDS entre jovens do sexo masculino com 15 a 19 anos quase que triplicou, de 2,4 para 6,9 a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa mais do que dobrou – de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil habitantes. Persistem entre os jovens o uso insuficiente do preservativo, a percepção do baixo risco de infecção e a pouca realização de teste de HIV.

“Com a chegada de tratamentos eficazes e garantia de boa qualidade de vida das pessoas que têm HIV, parece que a preocupação diminuiu e entre os jovens, além de não terem vivido a pior fase da Aids no Brasil, nos anos 80 quando tivemos muitas vítimas. Mas esse pensamento deve ser mudado e não podem esquecer que o sexo seguro é a melhor forma de prevenção”, comenta Dr. Jessé Reis, infectologista do Delboni.

A iniciativa também conta com um vídeo de conscientização (abaixo), e no site (clique aqui) que traz mais informações sobre a doença e apoio de mais de 1.000 influenciadores digitais, que postarão em suas redes sociais vídeos e fotos sobre a ação, alertando sobre os perigos da doença e a importância da prevenção. Juntos, eles somam uma audiência bruta que ultrapassa 51 milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Segundo dados da ONU, tivemos um aumento nos casos de Aids em todo mundo e –principalmente – entre jovens no Brasil, o que é muito preocupante. Com essa campanha, esperamos contribuir para a conscientização e assim controlar o índice de contaminação”, finaliza Dr. Jessé Reis.

A campanha conta com a assinatura da agência Artplan, terá abrangência nacional e será replicada regionalmente por outras marcas que contribuíram para a ação.

Crédito de capa: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,225,343SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudantes constroem abrigo móvel para sem-teto usando caixas de leite

"Só de você saber que está ajudando uma pessoa a não passar frio, é uma coisa maravilhosa", disse o estudante Leonardo de Souza das Neves.

Rádio vai divulgar de graça pequenos negócios com delivery em Feira de Santana (BA)

Uma rádio baiana ajudará pequenos negócios que sofrem com a falta de clientela devido às medidas de isolamento social decretadas para conter o avanço...

Igreja Batista do Pinheiro abre portas para a comunidade LGBT em Maceió (AL)

A Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, Alagoas, tomou uma decisão que deveria ser seguida por todas as igrejas. Durante uma assembleia extraordinária no dia...

Menino com Síndrome de Asperger vende seus desenhos para comprar comida e casa nova para a mãe

Nestes tempos difíceis, muitas crianças estão encontrando maneiras criativas de ajudar suas famílias e demonstrar gratidão. Este é o caso do venezuelano Samuel Andrés...

Moradores criam ‘muro da gentileza’ para doação de roupas e calçados a pessoas carentes no RJ

No último sábado, 13 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Um ato gentil desarma até o mais insensível dos corações e é...

Instagram