Pesquisadores brasileiros criam lâmpada inteligente que elimina o vírus causador da Covid

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) criaram uma inovadora lâmpada que esteriliza ambientes de forma automática! 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em tempos de Covid, a tecnologia poderá ser uma mão na roda para higienizar objetos e ambientes inteiros. A nossa saúde agradece. 😉

A equipe de pesquisa, com base em Ilha Solteira (SP), batizou o invento de Lâmpada Esterilizadora Automática. Ela usa raios ultravioleta tipo C (UV-C) para matar qualquer tipo de microrganismo, inclusive o indesejável Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

lâmpada inteligente que esteriliza ambientes automaticamente

Como funciona

De acordo com os pesquisadores, a radiação UV-C causa “danos irreparáveis ao material genético existente em todas as formas de vida”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os raios emitidos pela lâmpada são capazes de romper ligações timina-timina contidas no DNA e RNA de fungos, bactérias e vírus. Esses mesmos raios são emitidos pelo Sol, mas felizmente nossa camada de ozônio os filtra antes que cheguem à superfície.

Há décadas, somos capazes de produzir artificialmente a UV-C com o objetivo de esterilizar objetos e ambientes, desde as salas de cirurgia a ambientes sensíveis à contaminação.

Essa eficiência antisséptica motivou os engenheiros eletricistas da Unesp a desenvolverem um sistema baseado em UV-C seguro e prático para utilização em lugares diversos.

ambiente esterilizado por lâmpada inteligente

“A reflexão que fizemos foi: como nós, da universidade, podemos contribuir para mitigar não só essa como também as próximas pandemias?”, explicou Edvaldo Assunção, professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Unesp em Ilha Solteira e orientador do projeto. “Por isso, desenvolvemos uma lâmpada de funcionamento automático que pode diminuir a circulação e, portanto, disseminação de vírus e outros microrganismos. É um equipamento que não deixa rastros de contaminação.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Lâmpada Esterilizadora Automática foi patenteada pelos pesquisadores e já pode ser comercializada por empresas terceiras. Logo, é apenas questão de tempo até que o produto esteja disponível para o público!

Lâmpada é inteligente

Como os seres humanos, os animais e as plantas também são sensíveis à radiação UV-C, os pesquisadores pensaram em um sistema com sensores que captam quando há algo ou alguém no recinto – desde animais de estimação à pessoas.

Assim, o sistema elétrico só entra em funcionamento quando todos estão fora do ambiente. “Utilizamos sistemas de inteligência artificial envolvendo machine learning e deep learning para detectar esses elementos e garantir a segurança de todos”, afirmou Ricardo Taoni Xavier, doutor em engenharia elétrica pela Unesp e idealizador do projeto.

Ricardo ressaltou que a esterilização leva apenas alguns segundos para ser feita, ou seja, a lâmpada só é ativada ocasionalmente. Nesse meio-tempo, caso o ambiente seja acessado  por alguém, as as lâmpadas são automaticamente apagadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Nossa linguagem de programação garante que essa interrupção seja tão rápida que a pessoa não passe nem milésimos de segundo exposta à luz quando a porta abre”, disse o pesquisador.

Por fim, ele observou que apesar do contato direto com a luz UV-C ser prejudicial, observá-la através de vidros não é perigoso. “Se você passar perto de uma janela onde algo está sendo esterilizado por UV-C, não há risco algum”.

“Nós esperamos que, com o amplo uso dessa tecnologia, possamos assegurar que eventos como uma pandemia possam ser prevenidos com rapidez”, concluiu.

Fonte: UNESP
Fotos: Divulgação / UNESP

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,462SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vendas do ‘Rei do iPhone’ aumentam 900% depois de gesto honesto de funcionário viralizar

Postamos aqui a história de um rapaz que havia saído de uma assistência técnica por achar injusto o preço que o técnico de lá...

Pintor que vive na rua em BH ganha emprego de desconhecido e recomeça sua vida

O músico Túlio Araújo superou o medo e agora ajuda Edmilson a recomeçar sua vida.

Garota ganha prêmio com aquecedor solar reciclado para quem não pode comprar modelo comum

Ela tem apenas 8 anos, mas ganhou um prêmio de inovação pela invenção de um aquecedor solar feito a partir de materiais reciclados e...

É HOJE! A partir das 18h, conheça os vencedores do Prêmio Razões Para Acreditar – saiba como assistir

É hoje minha gente! 🤗 A partir das 18 horas, ao vivo, começa o I Prêmio Razões Para Acreditar, que reconhecerá histórias extraordinárias de pessoas...

Entregador doa gasolina de sua própria moto para ajudar pessoas que ficaram sem combustível em estrada

Um entregador teve a sensibilidade de pegar gasolina de sua própria moto para ajudar alguns companheiros que ficaram sem combustível. Atos de bondade e atitudes...

Instagram

Pesquisadores brasileiros criam lâmpada inteligente que elimina o vírus causador da Covid 2