Bangladesh bane lei que obrigava noivas a dizerem se eram virgens

A Suprema Corte de Bangladesh, instituição máximo do Poder Judiciário do país, determinou que as mulheres bengalis não precisarão mais declarar que são virgens antes de casar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por décadas, os formulários femininos de registro de matrimônio tinham um campo com a palavra “virgem” para as noivas assinalarem. Esse campo será substituído por “não casada”. Ou seja, solteira.

O pedido de mudança foi iniciado há cinco anos, quando um grupo de advogados ativistas dos direitos das mulheres apresentaram o projeto na Justiça alegando que “fazer a noiva se declarar virgem era humilhante e violava a privacidade das pessoas”.

Ajude a mudar a vida da Ana Paula, mulher trans em situação de rua

Os advogados pediram a retirada da palavra ‘kumari’ dos registros de matrimônio, que em bengali quer dizer “solteira”, mas também quer dizer “virgem”. Agora, a palavra será substituída por “obibahita”, que significa “não casada”, ao lado das opções “viúva” e “divorciada”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bangladesh bane lei que obrigava noivas a dizerem se eram virgens

Justiça para as noivas

A Suprema Corte também determinou que os homens devem informar no registro de matrimônio o seu estado civil antes de se casar – o que não acontecia antes.

Segundo os funcionários dos sistemas de registros e cartórios do país, esse detalhe fazia com que muitas pessoas questionassem por que os homens tinham o direito de não revelar o estado civil, mas as mulheres não.

Leia também:

A decisão histórica obriga que todos os formulários matrimoniais sejam alterados nos próximos meses, uma vitória do movimento progressista em um país marcantemente conservador, onde os direitos das mulheres são muitas vezes renegados e reprimidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Capricho/Foto: Reprodução

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,056,852SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora aposentada de 92 anos melhora de saúde ao ensinar cuidadora a ler e escrever

Voltar a ensinar trouxe ânimo e alegria à vida da professora Ione Nóbrega, aposentada de 92 anos que até poucos dias atrás estava doente...

Skol leva chuveiro de glitter biodegradável e montanha russa para espaço no Largo de Batata (SP)

Chuva de glitter, Montanha Russa no lugar de arranha-céus e muito brilho!

Esposa conta com ajuda de enfermeiras e leva sua cachorra para se despedir de seu marido em hospital

Sempre gostamos de falar aqui sobre a importância dos laços de amor que formamos, entre nós e nossos bichos. Eles transformam nossa vida para...

Professora adota meditação nas aulas e auxilia no controle emocional dos alunos

Ao identificar que os alunos estavam emocionalmente desestabilizados por conta da pressão e estresse da rotina escolar, a professora de química, Janaína Silva, da...

Texto de Gregório Duvivier falando sobre o amor por sua ex, Clarice Falcão, deixa a web apaixonada

Vamos começar a semana com palavras doces e de amor? Hoje o Gregório Duvivier utilizou sua coluna na Folha de S. Paulo para falar sobre...

Instagram

Bangladesh bane lei que obrigava noivas a dizerem se eram virgens 2