Lei que amplia licença-paternidade de 5 para 20 dias é sancionada

Já comentamos aqui no Razões alguns avanços que vem acontecendo com relação à igualde de pais e mães sobre a licença maternidade e, no caso, paternidade também.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde pais na Suécia que tiraram um ano de licença (relembre o ensaio aqui), até a história de um gaúcho que ganhou o direito a seis meses de licença paternidade ao adotar uma criança (relembre aqui).

Pois nesta última terça-feira, 8, a presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o Projeto de Lei nº 6.998/2013, que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. A medida permite que a licença-paternidade seja ampliada de 5 para 20 dias, inclusive para os que adotarem crianças, dentre outros pontos.

O texto foi aprovado pelo Senado no início de fevereiro e já havia tramitado na Câmara dos Deputados e, com a sanção, entrará em vigor. Mas atenção: é importante ressaltar que a lei vale apenas para aqueles funcionários que trabalham em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã (que também adota a licença-maternidade de seis meses).

A lei sancionada por Dilma ainda exige que as prefeituras ampliem as vagas em creches públicas e conveniadas destinadas a crianças de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mesmo que o aumento da licença-paternidade ainda esteja condicionado à adesão ao Programa Empresa Cidadã (e, portanto, exclua muitos trabalhadores do benefício) esse já é um avanço considerável para a nossa sociedade.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em João Pessoa, flanelinha só lava carros com água reutilizada do ar condicionado

Se pararmos para pensar na quantidade absurda de água que é desperdiçada todos os dias nas grandes cidades com certeza ficaríamos chocados! E no...

Bienal do Rio terá tradução em libras e visitas guiadas para deficientes visuais

Em sua XIX edição, a Bienal do Rio escreve um capítulo relevante para a história do maior festival literário do país: todas as sessões...

Cegonha voa 13 mil quilômetros todos os anos para ver sua companheira ferida

Todo mês de agosto, a cegonha macho Klepetan deixa sua companheira, Melena, em Brodski Varoš, na Croácia, para migrar rumo ao sul da África: são 13 quilômetros de distância de uma ponta a outra!

Senhor prova que temos muitas Razões para Acreditar no amor

A história de amor do sr. Augusto e da dona Eny viralizou nas redes sociais depois que a filha do casal, Angela, escreveu no...

Policial cabeleireiro fez cortes de graça para moradores de comunidade no Rio

"Toda generalização é perigosa. Inclusive esta". Essa frase de Alexandre Dumas Filho se mostra extremamente atual e correta, mesmo depois de tanto tempo. Generalizar pessoas...

Instagram