Lei que amplia licença-paternidade de 5 para 20 dias é sancionada

Já comentamos aqui no Razões alguns avanços que vem acontecendo com relação à igualde de pais e mães sobre a licença maternidade e, no caso, paternidade também.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde pais na Suécia que tiraram um ano de licença (relembre o ensaio aqui), até a história de um gaúcho que ganhou o direito a seis meses de licença paternidade ao adotar uma criança (relembre aqui).

Pois nesta última terça-feira, 8, a presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o Projeto de Lei nº 6.998/2013, que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. A medida permite que a licença-paternidade seja ampliada de 5 para 20 dias, inclusive para os que adotarem crianças, dentre outros pontos.

O texto foi aprovado pelo Senado no início de fevereiro e já havia tramitado na Câmara dos Deputados e, com a sanção, entrará em vigor. Mas atenção: é importante ressaltar que a lei vale apenas para aqueles funcionários que trabalham em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã (que também adota a licença-maternidade de seis meses).

A lei sancionada por Dilma ainda exige que as prefeituras ampliem as vagas em creches públicas e conveniadas destinadas a crianças de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mesmo que o aumento da licença-paternidade ainda esteja condicionado à adesão ao Programa Empresa Cidadã (e, portanto, exclua muitos trabalhadores do benefício) esse já é um avanço considerável para a nossa sociedade.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,569,612SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pesquisador desenvolve filtro de água que usa sementes de açaí e garrafa pet

O açaí é muito abundante na região Norte do Brasil e a industrialização das polpas acabam gerando um descarte grande das sementes. Foi então que...

Adotar é tudo de bom!

Está afim de ter um animalzinho? Já pensou em adotar? Essa é uma ótima opção pois, além de você levar um peludo pra casa,...

Sem internet e com livros encontrados no lixo, pernambucano passa em universidade pública

Quais são as barreiras e limites para estudar? Para Davi Eduardo Ferreira de Brito, 20 anos, poucas coisas podem ficar entre ele e o...

National Geographic oferece acervo para reconstrução do Museu Nacional

A National Geographic Society ofereceu recursos financeiros e itens de seu acervo para reconstrução do Museu Nacional.

Alunos desenvolvem luva que traduz língua dos sinais

Dois alunos da Universidade de Washington criaramum luva capaz de traduzir os gestos da língua dos sinais. Chamada SignAloud, a luva capta os movimentos ASL (o equivalente às LIBRAS aqui no...

Instagram