Início SUSTENTABILIDADE Ambiente Entidade transforma leite excedente em queijo para pessoas com fome

Entidade transforma leite excedente em queijo para pessoas com fome

Uma organização sem fins lucrativos, da Pensilvânia (EUA), transforma o leite excedente de fazendas locais em queijo e doa para pessoas com fome e moradores de rua.

A Philabundance dá um destino nobre para um leite que estava indo para o lixo. O excedente normalmente é utilizado para produzir manteiga ou fabricar laticínios sem gordura. Porém, o interesse dos americanos por laticínios diminuiu bastante nos últimos anos. As informações são do GNN.

Só em 2016 a Pensilvânia perdeu 120 fazendas, e as que continuaram produzindo não conseguiam processar o excesso de leite desnatado em queijos – elas simplesmente começaram a jogar fora.

Leia também: Americana com hiperlactação já doou mais de 2.000 litros de leite para alimentar centenas de bebês

Graças ao financiamento do Sistema de Excedentes Agrícolas da Pensilvânia e doações da indústria de laticínios, a Philabundance já coletou 12 cargas de leite excedente. A organização leva o leite para queijeiros e faz milhares de quilos de queijo para distribuir gratuitamente em abrigos.

entidade transforma leite excedente queijo pessoas fome
A cada queijo vendo, 1 dólar volta para o produtor processar o excesso de leite em queijo para pessoas com fome

No ano passado a Philabundance, comprou 27 mil libras desse queijo com o propósito de doá-lo. Os fazendeiros em dificuldades lucraram 165 mil dólares em receita (aproximadamente 627 mil reais).

A organização começou a vender o produto em lojas de alimentos sofisticados da Filadélfia sob a marca Abundantly Good. A cada queijo vendo, 1 dólar volta para o produtor processar o excesso de leite em queijo para pessoas com fome.

“Esta nova marca é abundantemente boa para a nossa comunidade em muitos níveis”, afirma Glenn Bergman, diretor executivo da Philabundance.

“Ele ajuda os agricultores ao aumentar a receita, ajuda a reduzir os gases nocivos gerados pelo efeito estufa quando os alimentos entram nos aterros sanitários e o produto das vendas ajuda nossos clientes a acessar alimentos locais saudáveis e gratuitos”, completa.

entidade transforma leite excedente queijo pessoas fome

A engenharia social deu tão certo que a Philabundance planeja adicionar iogurte desnatado à sua linha de produtos. A conta é a seguinte: 4,5 mil libras de leite produzem 4,5 mil libras de iogurte. A Philabundance pagará aos produtores para processar seu derivado de leite em iogurte antes de comprá-lo e distribuí-lo aos mais necessitados.

crédito das fotos: Philabundance/Facebook

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,262FãsCurtir
1,677,234SeguidoresSeguir
8,215SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Instagram