O designer Leonardo Colin teve uma ideia simples e ao mesmo tempo incrível para humanizar o tratamento de crianças que lutam contra o câncer no Hospital Oncológico de Joinville: criar lençóis inspirados em desenhos feitos pelas próprias crianças. O projeto contou com o patrocínio de uma empresa têxtil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele escolheu a roupa de cama do hospital porque as crianças estão sempre em contato com elas, para receber medicação, descansar ou se restabelecer após as sessões de quimioterapia. O projeto ganhou forma na conclusão do curso de design na Univille. A ideia é tornar a estadia das crianças no hospital mais leve e acolhedora.
“Sempre tive interesse em trabalhar em uma causa social. Minha orientadora tinha acabado de perder a mãe para o câncer. Juntamos os dois sentimentos e criamos o projeto”, disse Colin ao Clic RBS.
Leia Mais
Primeiro, Leonardo entrevistou as crianças: o que é felicidade para você? Como você desenharia a felicidade? As crianças então desenharam super-heróis, bonecas e árvores de Natal para expressar o significado da palavra felicidade para elas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Lençóis que confortam o coração
O garoto Natan Carneiro, de 13 anos, foi a primeira criança entrevistada. De início, Natan não quis dar a entrevista, pois é muito tímido. Já faz 9 meses que Natan luta contra a leucemia e, uma vez por mês, ele vai ao hospital fazer acompanhamento. Quando descobriu que seu pássaro estaria nas camas do hospital, ficou todo “faceiro”, conta a mãe Sueli. Segundo Natan, o pássaro tem um significado: liberdade.
Quésia de Araújo Grellmann, supervisora de ações sociais do Hospital Infantil, ressalta a importância de iniciativas como a do designer Leonardo Colin para a humanização do tratamento das crianças. “E o desenho faz parte do desenvolvimento da criança. Pode parecer um rabisco para a gente, mas significa muito aos pais”.
O projeto deu tão certo, que virou o tema da dissertação de mestrado do designer. Agora, ele quer criar uma plataforma digital para comercializar as peças feitas em parceria com as crianças. A ideia é reverter parte do lucro para projetos do hospital. Quem tiver interesse em financiar a nova fase do projeto pode entrar em contato pelo [email protected].
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Morador de rua ganha transformação de visual e emociona-se com resultado
- Polvos feitos de crochê tranquilizam bebês prematuros no Paraná
- Não é peruca! Este bebê cabeludo de 7 meses é a mais nova sensação da internet
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.