Designer cria lençóis inspirados em desenhos feitos por crianças com câncer em Joinville

O designer Leonardo Colin teve uma ideia simples e ao mesmo tempo incrível para humanizar o tratamento de crianças que lutam contra o câncer no Hospital Oncológico de Joinville: criar lençóis inspirados em desenhos feitos pelas próprias crianças. O projeto contou com o patrocínio de uma empresa têxtil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele escolheu a roupa de cama do hospital porque as crianças estão sempre em contato com elas, para receber medicação, descansar ou se restabelecer após as sessões de quimioterapia. O projeto ganhou forma na conclusão do curso de design na Univille. A ideia é tornar a estadia das crianças no hospital mais leve e acolhedora.

“Sempre tive interesse em trabalhar em uma causa social. Minha orientadora tinha acabado de perder a mãe para o câncer. Juntamos os dois sentimentos e criamos o projeto”, disse Colin ao Clic RBS.

Designer cria lençóis inspirados em desenhos feitos por crianças com câncer
Divulgação

Primeiro, Leonardo entrevistou as crianças: o que é felicidade para você? Como você desenharia a felicidade? As crianças então desenharam super-heróis, bonecas e árvores de Natal para expressar o significado da palavra felicidade para elas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lençóis que confortam o coração

O garoto Natan Carneiro, de 13 anos, foi a primeira criança entrevistada. De início, Natan não quis dar a entrevista, pois é muito tímido. Já faz 9 meses que Natan luta contra a leucemia e, uma vez por mês, ele vai ao hospital fazer acompanhamento. Quando descobriu que seu pássaro estaria nas camas do hospital, ficou todo “faceiro”, conta a mãe Sueli. Segundo Natan, o pássaro tem um significado: liberdade.

Designer cria lençóis inspirados em desenhos feitos por crianças com câncer
Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Quésia de Araújo Grellmann, supervisora de ações sociais do Hospital Infantil, ressalta a importância de iniciativas como a do designer Leonardo Colin para a humanização do tratamento das crianças. “E o desenho faz parte do desenvolvimento da criança. Pode parecer um rabisco para a gente, mas significa muito aos pais”.

Designer cria lençóis inspirados em desenhos feitos por crianças com câncer
Divulgação

Designer cria lençóis inspirados em desenhos feitos por crianças com câncer
Estampas dos lençóis / Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto deu tão certo, que virou o tema da dissertação de mestrado do designer. Agora, ele quer criar uma plataforma digital para comercializar as peças feitas em parceria com as crianças. A ideia é reverter parte do lucro para projetos do hospital. Quem tiver interesse em financiar a nova fase do projeto pode entrar em contato pelo [email protected].

Designer cria lençóis inspirados em desenhos feitos por crianças com câncer
Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,513,547SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Médico permite que pacientes paguem cirurgias com trabalho voluntário

Sensibilizado pelas enormes dívidas médicas dos pacientes de um hospital em Nebraska (EUA), um cirurgião fez parceria com várias instituições de caridade permitindo que...

Cadelinha cuida de ‘irmã’ poodle que ficou cega devido à diabetes

A amizade entre cãezinhos é sempre tão linda, né?! Os animais têm uma capacidade de se apegar a outro ser - da mesma espécie...

Funcionários fazem vaquinha para ajudar colega de trabalho que foi assaltada

Aninha foi presenteada com uma quantia de dinheiro e com um celular novo.

“Belas, recatadas e do lar”?: Mulheres mostrando que podem ser o que quiserem

Todo mundo deve estar acompanhando a repercussão do perfil que a revista Veja fez Com Marcela Teme, mulher do Vice-Presidente Michel Temer. Com o título...

Caso de “bullying” de gordinho dançarino tem surpresa incrível

Meu Deus, chega a ser cômico! Como podem algumas pessoas se acharem superiores a outras? E por motivos tão sem sentido, como a forma...

Instagram