Cientistas criam lente de contato que dá zoom com uma piscada

Deixando a ficção científica para trás, a ciência contemporânea tem descoberto e inovado a todo tempo: desde corações impressos em impressoras 3D à usinas de geração de energia a partir do lixo. Seguindo essa tendência, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), criaram uma lente de contato especial capaz de dar zoom com um simples piscar de olhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A lente funciona através de sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes).

O dispositivo consegue mudar a distância focal do que enxergamos e responde diretamente a esses tipos de impulsos elétricos. Em um dos impulsos, piscando duas vezes, é possível dar um zoom na imagem enxergada.

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Feitas a partir de um polímero especial que aumenta de tamanho quando uma corrente elétrica é aplicada, as lentes de contato são controladas por cinco eletrodos ao redor do olho. Cada um funciona como um pequeno músculo, possibilitando o zoom.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: 

O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um sistema que permita a criação de um olho protético ou uma câmera controlada apenas com os olhos.

“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro.”

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Unplash

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mistura de sensações: confira o relato da cadeirante que visitou um restaurante que te deixa “cego”

O O.NOIR com certeza oferece algo diferente. A experiência comum de ir a um restaurante, pedir um prato e curtir a noite muda completamente quando...

Estudantes baianas desenvolvem dispositivo capaz de detectar doenças através do sopro

As estudantes Julia Nascimento e Natália Nascimento, naturais de Feira de Santana, na Bahia, desenvolveram um dispositivo eletrônico capaz de identificar pelo menos 15 doenças...

Mãe dribla paladar seletivo das filhas com pratos que de comida parecem ter nada

A japonesa Etoni Mama conseguiu driblar o paladar seletivo de suas três filhas transformando alimentos saudáveis que não parecem ser comida, mas são. De repente,...

Voluntárias transformam guarda-chuvas velhos em sacos de dormir para moradores de rua

As voluntárias transformam pedaços de tecido de guarda-chuvas velhos ou quebrados em sacos de dormir para pessoas em situação de rua.

Francês desenvolve iglu térmico para que pessoas em situação de rua se protejam no inverno

De acordo com pesquisa realizada no início de 2020 pela Fundação Abbé-Pierre, a França atualmente possui cerca de 250 mil pessoas vivendo nas...

Instagram