Cientistas criam lente de contato que dá zoom com uma piscada

Deixando a ficção científica para trás, a ciência contemporânea tem descoberto e inovado a todo tempo: desde corações impressos em impressoras 3D à usinas de geração de energia a partir do lixo. Seguindo essa tendência, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), criaram uma lente de contato especial capaz de dar zoom com um simples piscar de olhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A lente funciona através de sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes).

O dispositivo consegue mudar a distância focal do que enxergamos e responde diretamente a esses tipos de impulsos elétricos. Em um dos impulsos, piscando duas vezes, é possível dar um zoom na imagem enxergada.

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Feitas a partir de um polímero especial que aumenta de tamanho quando uma corrente elétrica é aplicada, as lentes de contato são controladas por cinco eletrodos ao redor do olho. Cada um funciona como um pequeno músculo, possibilitando o zoom.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: 

O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um sistema que permita a criação de um olho protético ou uma câmera controlada apenas com os olhos.

“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro.”

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Unplash

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pedreiro que pedalava 42km por dia para estudar se forma em Direito

O pedreiro Joaquim Corsino dos Santos (já contamos sua história aqui), que pedalava diariamente 42 quilômetros entre Cariacica e Vitória/ES, onde ficava a faculdade...

Idosa de 89 anos viaja o mundo sozinha: liberdade!

Ela já fez viagens de moto, passeios a camelo, tomou banhos no mar e, claro, experimentou vários pratos exóticos.

Anos após médico dizer que ele não conseguiria ler nem escrever, jovem com déficit cognitivo conquista primeiro emprego

Na infância, Pedro Cruz sofreu isquemia cerebral e passou por várias convulsões. Após ouvir de um médico que não conseguiria ler nem escrever, Pedro conquistou seu primeiro emprego.

Skol faz ensaio com modelos plus size e ativista trans para combater a gordofobia

Com curadoria da jornalista Flávia Durante, protagonista do movimento Plus Size, SKOL leva artista para as ruas no Carnaval e colore público para celebrar a pluralidade e beleza dos corpos diversos.

Loja ‘recicla’ eletrodomésticos: transforma gastos em economia para as pessoas e benefícios para a natureza

O coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Indústria Fox, Leonardo Kroger, entrou em contato com o Razões para Acreditar para falar de um projeto...

Instagram

Cientistas criam lente de contato que dá zoom com uma piscada 2