Cientistas criam lente de contato que dá zoom com uma piscada

Clique e ouça:

Deixando a ficção científica para trás, a ciência contemporânea tem descoberto e inovado a todo tempo: desde corações impressos em impressoras 3D à usinas de geração de energia a partir do lixo. Seguindo essa tendência, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), criaram uma lente de contato especial capaz de dar zoom com um simples piscar de olhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A lente funciona através de sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes).

O dispositivo consegue mudar a distância focal do que enxergamos e responde diretamente a esses tipos de impulsos elétricos. Em um dos impulsos, piscando duas vezes, é possível dar um zoom na imagem enxergada.

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Feitas a partir de um polímero especial que aumenta de tamanho quando uma corrente elétrica é aplicada, as lentes de contato são controladas por cinco eletrodos ao redor do olho. Cada um funciona como um pequeno músculo, possibilitando o zoom.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: 

O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um sistema que permita a criação de um olho protético ou uma câmera controlada apenas com os olhos.

“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro.”

Cientistas criam lente de contato capaz de dar zoom com piscadas

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Unplash

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,077,383FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,602SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Holanda bate recorde e é o primeiro país sem nenhum cão de rua abandonado

O governo holandês deu uma notícia inspiradora para todo o mundo. O país é o único a não ter cães de rua abandonados. Isso é...

Idoso que vivia em condições desumanas é ‘adotado’ por vizinhas e ganha reforma da casa com vaquinha

Seu Roberto reformou sua casa com ajuda da vaquinha. Confira o resultado!

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Instagram

Cientistas criam lente de contato que dá zoom com uma piscada 13