Vitória! Lésbica é a mulher mais votada para o Congresso em eleições no Peru

Uma candidata lésbica foi a mulher mais votada para o Congresso peruano, em pleito realizado no último dia 11 de abril. Susel Paredes, 57 anos, conquistou 59 mil votos e ficou em quarto lugar entre os parlamentares eleitos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Paredes é advogada e tem uma extensa carreira política na luta pelos direitos LGBT+ no Peru. Esta foi a terceira vez em que ela se candidatou ao cargo e a primeira em que efetivamente foi eleita pelo voto popular.

Atualmente, Paredes tem um processo na Justiça peruana para a validação de seu matrimônio com sua esposa, que também é advogada. As duas se casaram nos Estados Unidos, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido no Peru.

Mulher com o braço levantado
Susel Paredes tem longa carreira política e de luta pelos direitos LGBT+ no Peru. Foto: reprodução/Instagram Susel Paredes

“Eu sempre brinco que espero que meu casamento dure mais do que meu processo contra o Estado peruano. Minha vida é sobre lutar pelos nossos direitos”, contou Paredes à agência Reuters.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A agora congressista do Partido Roxo já levou a melhor em seu processo contra o Estado na primeira instância. Durante a batalha pelos seus direitos na segunda instância, Paredes também poderá atuar dentro do sistema político para acabar com preconceitos e estigmas ultrapassados.

“Os grupos perseguidos estão acostumados a avançar em meio à hostilidade. Não são temas fáceis de debater. Veremos como se formará o Congresso e se contamos com aliados.”

Cinco políticos homossexuais chegaram ao poder no Peru

Um dos países mais atrasados nos direitos dos homossexuais na América Latina, o Peru tinha apenas três políticos assumidos eleitos em toda a sua história. Além de Susel, Alejandro Cavero também chegará ao Congresso após o pleito da última semana.

Completam a lista de parlamentares assumidamente gays Carlos Bruce (eleito em 2006, mas se assumiu só em 2014), Alberto Belaunde e Miguel Gonzáles – estes dois últimos, em 2016.


Quer conhecer mais uma história inspiradora? Dá o play! 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,808,606SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Creche acolhe gratuitamente cães de pessoas infectadas com o coronavírus

Uma creche de cães em Portugal vai abrigar todos os cachorros cujos donos estão infectados com o coronavírus (Covid-19). Até nesta terça-feira (24), 2,3 mil...

O lindo momento no qual um menino de 8 anos com Síndrome de Down diz ao pai: ‘Estou orgulhoso de você’

A relação entre pais e filhos pode passar por diferentes provas, mas são em momentos de pura espontaneidade que enxergamos o amor. O pequeno...

Irmãs arrecadam mais de 650 mil dólares fazendo origamis para ajudar crianças a terem água pelo mundo

Normalmente, papel e água misturados viram uma bagunça, mas se acrescentar origami à mistura você terá água potável que flui através dos corações de...

“Homem de verdade cuida do bebê para que a mãe possa dormir”, diz pai

De uma vez por todas: os filhos não são responsabilidade apenas das mães!

[VÍDEO] Jovem vence paralisia e se torna instrutora de ginástica com movimentos de artes marciais

Aos 21 anos, a jovem venezuelana Katrina Parra ficou paralisada do pescoço para baixo, devido a uma doença rara chamada porfiria, que pode causar paralisia...

Instagram

Vitória! Lésbica é a mulher mais votada para o Congresso em eleições no Peru 1