Vitória! Lésbica é a mulher mais votada para o Congresso em eleições no Peru

Uma candidata lésbica foi a mulher mais votada para o Congresso peruano, em pleito realizado no último dia 11 de abril. Susel Paredes, 57 anos, conquistou 59 mil votos e ficou em quarto lugar entre os parlamentares eleitos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Paredes é advogada e tem uma extensa carreira política na luta pelos direitos LGBT+ no Peru. Esta foi a terceira vez em que ela se candidatou ao cargo e a primeira em que efetivamente foi eleita pelo voto popular.

Atualmente, Paredes tem um processo na Justiça peruana para a validação de seu matrimônio com sua esposa, que também é advogada. As duas se casaram nos Estados Unidos, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido no Peru.

Mulher com o braço levantado
Susel Paredes tem longa carreira política e de luta pelos direitos LGBT+ no Peru. Foto: reprodução/Instagram Susel Paredes

“Eu sempre brinco que espero que meu casamento dure mais do que meu processo contra o Estado peruano. Minha vida é sobre lutar pelos nossos direitos”, contou Paredes à agência Reuters.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A agora congressista do Partido Roxo já levou a melhor em seu processo contra o Estado na primeira instância. Durante a batalha pelos seus direitos na segunda instância, Paredes também poderá atuar dentro do sistema político para acabar com preconceitos e estigmas ultrapassados.

“Os grupos perseguidos estão acostumados a avançar em meio à hostilidade. Não são temas fáceis de debater. Veremos como se formará o Congresso e se contamos com aliados.”

Cinco políticos homossexuais chegaram ao poder no Peru

Um dos países mais atrasados nos direitos dos homossexuais na América Latina, o Peru tinha apenas três políticos assumidos eleitos em toda a sua história. Além de Susel, Alejandro Cavero também chegará ao Congresso após o pleito da última semana.

Completam a lista de parlamentares assumidamente gays Carlos Bruce (eleito em 2006, mas se assumiu só em 2014), Alberto Belaunde e Miguel Gonzáles – estes dois últimos, em 2016.


Quer conhecer mais uma história inspiradora? Dá o play! 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Vitória! Lésbica é a mulher mais votada para o Congresso em eleições no Peru 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,464SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Escola de dança em Palmas (TO) oferece aulas gratuitas a cadeirantes

“Acreditamos que o desejo é maior do que a limitação”, diz a dona da escola.

Exemplo de superação: jovem supera abusos na infância e morte da mãe e se forma em Odontologia

"Eu tinha tudo pra dar errado, mas dei certo por que alguém confiou em mim!". Assim começa o relato de Valquíria Fortunato, cirurgiã-dentista de...

Jovem agradece padrasto por construir fogão a lenha para sua família: ‘Gás tá muito caro’

Com o gás de cozinha batendo os R$ 100 em diversas regiões do país, a família da estudante Emylli Vitoria, de Cariacica (ES), resolveu...

Harry e Meghan renunciam privilégios da Família Real

O príncipe Harry e a princesa Meghan, duques de Sussex, anunciaram que pretendem abrir mão dos privilégios que carregam como membros da família real...

Funcionários voluntários se mobilizam em ação social em prol de crianças e adolescentes de município de SP

Todas as iniciativas que melhorem a vida de pessoas e comunidades são válidas e muito significativas, e é o caso de ação social que...

Instagram

Vitória! Lésbica é a mulher mais votada para o Congresso em eleições no Peru 2