Vitória! Lésbica é a mulher mais votada para o Congresso em eleições no Peru
Uma candidata lésbica foi a mulher mais votada para o Congresso peruano, em pleito realizado no último dia 11 de abril. Susel Paredes, 57 anos, conquistou 59 mil votos e ficou em quarto lugar entre os parlamentares eleitos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Paredes é advogada e tem uma extensa carreira política na luta pelos direitos LGBT+ no Peru. Esta foi a terceira vez em que ela se candidatou ao cargo e a primeira em que efetivamente foi eleita pelo voto popular.
Atualmente, Paredes tem um processo na Justiça peruana para a validação de seu matrimônio com sua esposa, que também é advogada. As duas se casaram nos Estados Unidos, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido no Peru.
Leia Mais
“Eu sempre brinco que espero que meu casamento dure mais do que meu processo contra o Estado peruano. Minha vida é sobre lutar pelos nossos direitos”, contou Paredes à agência Reuters.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A agora congressista do Partido Roxo já levou a melhor em seu processo contra o Estado na primeira instância. Durante a batalha pelos seus direitos na segunda instância, Paredes também poderá atuar dentro do sistema político para acabar com preconceitos e estigmas ultrapassados.
“Os grupos perseguidos estão acostumados a avançar em meio à hostilidade. Não são temas fáceis de debater. Veremos como se formará o Congresso e se contamos com aliados.”
Cinco políticos homossexuais chegaram ao poder no Peru
Um dos países mais atrasados nos direitos dos homossexuais na América Latina, o Peru tinha apenas três políticos assumidos eleitos em toda a sua história. Além de Susel, Alejandro Cavero também chegará ao Congresso após o pleito da última semana.
Completam a lista de parlamentares assumidamente gays Carlos Bruce (eleito em 2006, mas se assumiu só em 2014), Alberto Belaunde e Miguel Gonzáles – estes dois últimos, em 2016.
Quer conhecer mais uma história inspiradora? Dá o play!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.