Bertópolis (MG) é a primeira cidade do país a incluir língua indígena no currículo escolar

A cidade mineira de Bertópolis, na região do Vale do Mucuri, é a primeira do país a incluir o ensino de uma língua indígena no currículo escolar. É a língua da tribo Maxakali, que vive no Córrego do Padrinho no Distrito de Umburaninha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Infelizmente, existia um preconceito muito grande contra os indígenas na cidade: taxados de ladrões, cachaceiros, miseráreis. Por todas as coisas ruins faladas sobre a tribo Maxakali, as crianças acabavam sentindo ‘medo’ dos indígenas.

Leia também: Indígenas recuperam área degradada e batem recorde de produtividade

Para afastar esse medo e integrar as crianças à cultura da tribo, o secretário de Cultura, Gustavo Carrieiros, sugeriu incluir o ensino da língua dos Maxakali no currículo escolar. A proposta foi abraçada pelo prefeito, Anjinho Depolo, e pelo secretário de Educação, Luiz Salomão.

escola inclui língua indígena currículo escolar
Prefeito Anjinho Depolo (de azul), indígenas, alunos e o professor Damazinho Maxakali ( de verde)

“Desde o início da atual gestão, estudamos uma forma de inserção social desse provo tradicional. Começou com o trabalho de Educação Patrimonial nas escolas do município. Mas o que era ensinado por parte dos professores não-índios, era muito superficial em se tratando da dimensão da riqueza cultural desse povo”, disse Carrieiros à redação do Razões para Acreditar.

As aulas são oferecidas pelo professor indígena Damazinho Maxakali nas escolas municipais Professor Waldemar Mendes de Castro e Pedro Álvares Cabral, na comunidade quilombola Bentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

escola inclui língua indígena currículo escolar

“Um dos benefícios é o aprendizado da língua para a comunicação entre os povos. Mas o benefício mais importante é a aproximação das crianças com os índios e o respeito recíproco que deve imperar”, comemora o secretário de Cultura.

escola inclui língua indígena currículo escolar
Gustavo com o pajé Israel Maxakali

Leia também: Médica indígena vence batalhas para oferecer atendimento ao seu povo

“Hoje, depois do trabalho de inclusão ofertado pelos diversos órgãos da administração municipal, quebrando os tabus de preconceito, a relação está bem mais afetuosa. Não podemos dizer que não há preconceito. Mas o ponto positivo é que o preconceito que ainda existe é mínimo.”

Além do ensino da língua dos Maxakali nas escolas, a Secretaria de Cultura, juntamente com a Assistência Social, desenvolve outros projetos com os indígenas. Um deles é o projeto ‘Intercâmbio Cultural’: as escolas de cidades vizinhas entram em contato com a Secretaria de Cultura e solicitam uma visita à tribo, que dá uma verdadeira aula sobre sua cultura e história.

Leia também:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

escola inclui língua indígena currículo escolarcrédito das fotos: Divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

985,221FãsCurtir
1,733,350SeguidoresSeguir
8,550SeguidoresSeguir
11,100InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Neto faz “antes e depois” e homenageia avó em seu aniversário de 99 anos

A homenagem de um neto para sua avó no dia do seu aniversário de 99 anos comoveu as redes sociais nesta quinta-feira (13). Iury Neto,...

Instagram