Nova tradução de clássico de Machado de Assis esgota em um dia nos EUA: “um romance eterno”

Machado de Assis é mesmo universal. No último dia 2 de junho, a renomada editora Penguin lançou uma nova tradução do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” nos Estados Unidos. E, acredite, os exemplares se esgotaram em um dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O lançamento pelo prestigiado selo Penguin Classics gerou tanto interesse dos norte-americanos que os exemplares não chegaram nem às prateleiras. Tanto na Amazon como na livraria Barnes & Norbes, a obra está em falta.

A nova edição é traduzida por Flora Thomson-DeVeaux. “Eu sei perfeitamente que é um momento estranho para celebrar o lançamento de um livro (em função da pandemia e dos protestos antirracistas). Mas eu não teria dedicado anos da minha vida a traduzir este aqui se não estivesse convencida de que é um romance eterno”.

Mas talvez o momento seja justamente o mais propício para a releitura da obra, como também explicou Flora. “Também é uma obra de nosso tempo. Há ecos – troque a febre amarela por Covid. E há continuidade – racismo sistêmico, tão pungente hoje quanto era na década de 1880”, avaliou a tradutora.

Resultado? “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é a obra latino-americana mais vendida do momento.

Pesquisadores e escritores ressaltam a grandeza do brasileiro Machado de Assis

Machado era brasileiro, negro, órfão, pobre, epiléptico, gago e sem escola, mas tornou-se o maior escritor brasileiro, sem fugir de dois temas complexos: a abolição, que ainda não nos redimiu; e a república, que ainda não nos democratizou”, sintetizou o pesquisador Dionísio da Silva.

Vaquinha para comprar uma casa para Marcio que há 30 anos mora num castelo de areia no RJ. Clique aqui e apoie.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O poeta beat Allen Ginsberg disse que sua obra pode ser comparada a do escritor Kafka. Já Harold Bloom afirma que ele é o maior escritor negro de todos os tempos e Susan Sontag, que é o melhor da América Latina.

Imagem de Machado de Assis
Imagem: Wikimedia Commons e Penguin Classics/Divulgação

Um trecho do prefácio da nova edição foi publicado na revista New Yorker com o título “Redescobrindo o livro mais espirituoso já escrito” e isso ajudou a bombar nas vendas.

O livro já teve outras traduções e o novo lançamento de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” faz parte de uma série de novas traduções de Machado de Assis nos EUA. Em 2018, uma coletânea de seus contos já havia sido publicada por lá.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839. Criado no Morro do Livramento, ele era filho de um casal de mestiços e neto de escravos alforriados. Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Escreveu nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas.

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

Fonte: Super Interessante

Fotos de capa: 1: Imagem: Wikimedia Commons e Penguin Classics/Divulgação; 2: Reprodução Twitter/@ruivanorio

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,094,034FãsCurtir
2,689,302SeguidoresSeguir
22,404SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem constrói ‘mesinhas’ para esquilos se alimentarem e viraliza

Em tempos de coronavírus, a vida em sociedade está paralisada com o isolamento social. Estamos confinados em nossas casas, saindo apenas quando é necessário....

Zeladores do Nordeste usam o que aprenderam na seca para captar água em condomínios de SP

O lado bom das crises ou situações difíceis é que muitas vezes acabam unindo as pessoas em prol de algo maior e é o...

Caldeira inovadora vaporiza lixo e o transforma em energia limpa – sem poluir o meio ambiente

Uma nova e empolgante startup tecnológica promete gerar energia limpa vaporizando pilhas e mais pilhas de lixo, sem desperdício e emissões poluentes, que comprometem...

Quanto mais você corre, mais esse aplicativo doa dinheiro para a caridade

Muitas pessoas tentam desenvolver novos hábitos, mudando comportamentos alimentares, horários de dormir, praticando esportes, sempre devido a fatores motivacionais, normalmente para ter uma melhor...

Em vídeo emocionante, mamãe gorila aconchega filhote nos braços e o beija após dar à luz

Uma gorila chamada Calaya foi filmada dando à luz seu primeiro filhote, um macho batizado de Moke no Zoológico Smithsonian National, em Washington, DC. No vídeo,...

Instagram

Nova tradução de clássico de Machado de Assis esgota em um dia nos EUA: "um romance eterno" 1