Livro escrito por pai e filha reflete as diferentes perspectivas da relação entre pais e filhos

Imagine um livro para ser lido a dois, por pais e filhos, um diário da viagem de um pai e sua filha de 13 anos, cartas de afeto entre duas gerações. Assim é “Nosso diário: confidências de um pai e uma filha e (quase) tudo que escreveram um ao outro”, de Roberto Basílio de Matos e Rafaela Brandi Matos, da editora Bambolê.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando, em 2013, o autor e dramaturgo Roberto Basílio de Matos pensou em escrever um livro em formato de diário para adolescentes, já existiam vários livros assim, escritos por jovens e adultos.

Por que escrever mais um? Roberto resolveu que não escreveria sozinho. Convidou sua filha Rafaela, então com 13 anos, para que criassem uma história de ficção a partir de seus diários de viagem e de suas experiências cotidianas.

Um livro que refletisse as diferentes perspectivas da relação entre pais e filhos, atingindo o leitor jovem de qualquer idade. Juntos, pai e filha, fizeram um livro-diário com os dois pontos de vista: o do pai e o da filha. Um livro escrito a dois para ser lido a dois, por pais e filhos.

Livro escrito por pai e filha lançamento Rio São Paulo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Tomado pelo impulso, comprei os dois cadernos e mais duas canetas, lindas, antigas, daquelas de bico de pena. Em casa, diante dos cadernos que descansavam ao lado do computador, me achei velho, antiquado. Como é que eu iria dar aquele pedaço de passado para minha filha? Ela tinha acabado de me pedir um smartphone de Natal, e eu agora vinha com um caderno velho, junto com uma caneta da época do avô?!”. (trecho do diário do pai)

Contemplado no Concurso para bolsa de incentivo à criação literária no estado de São Paulo – infantil e/ou juvenil do Proac 2013, “Nosso diário: confidências de um pai e uma filha e (quase) tudo que escreveram um ao outro” foi escolhido pela Editora Bambolê em uma chamada pública de originais.

O processo de criação do livro

“Em 2013, eu e minha filha Rafaela, então com 13 anos, fizemos uma viagem de mais 1.000 km de carro até a Argentina para conhecer as Cataratas do Iguaçu; pedi a Rafaela que escrevesse seu próprio diário, enquanto eu escrevia o meu. Terminada a viagem, compartilhamos os textos e iniciamos a criação do livro.”

Em pleno processo de escritura, pai e filha se viram separados por conta de uma viagem de trabalho do pai, que também é ator, para Frankfurt, Alemanha: “Continuamos a escrever, por quase um mês, à distância, por e-mails. Escrevíamos textos sobre saudade, distancia, amor, fronteiras.”

Livro escrito por pai e filha lançamento Rio São Paulo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Rafaela, que agora está com 18 anos e estuda Veterinária: “Escrever com meu pai foi, com certeza, muito gostoso. Eu me divertia ao escrever a minha versão e depois ler a dele e comparar a visão de cada um. Ter tido essa oportunidade foi extremamente especial e nos uniu ainda mais. Posso dizer que amei o resultado e o processo todo foi muito divertido, um momento único!”

Leia também:

Em Nosso Diário, pai e filha descrevem suas impressões, suas dúvidas, medos e alegrias. Ao longo do livro, as diferenças vão se revelando. Diferenças que evidenciam gerações, mas que também aproximam através do afeto. No final da viagem ambos fazem uma descoberta incrível: um presente que nenhum deles jamais teria imaginado.

“Tenho muitos medos: medo de altura, medo de prova de matemática, de ficar sozinha muito tempo, de lugares cheios de gente, dos efeitos colaterais de remédios, de falar em público, de não saber o que falar, muitos medos. Mas eu também descobri que tudo isso pode ser resumido num só medo: medo do que eu não sei o que será.” (trecho do diário da filha)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,411,289SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ele superou pobreza e desconfiança e concluiu a faculdade vendendo doces

Em seu primeiro ano na faculdade de Serviço Social, Wesley Paulo Peixoto, de 24 anos, contava com o apoio da avó paterna para pagar...

Gatinha que frequentava açougue morre e açougueiro faz uma réplica de papel em sua homenagem

Vocês devem se lembrar de um vídeo que circulou bastante pelas redes sociais em 2018. Uma gatinha entrava em um açougue na Turquia e,...

A Nike assinou o primeiro contrato com atleta com paralisia cerebral

Uma vez mais pioneira na luta por inclusão e representatividade nos esportes universitários, a Nike fez história ao assinar o primeiro contrato com um...

Cãozinho ‘mijão’ do WhatsApp é adotado pela sua ‘vítima’

Depois de ficar indignado, rapaz adotou cãozinho que urinou nele.

Instagram