A startup alemã Biofabrik desenvolveu um sistema inteligente capaz de transformar uma enorme quantidade de lixo marinho em combustível pronto para uso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo a empresa, um quilo de resíduos plásticos pode ser convertido em um litro de combustível, que fornece até 3,5 kWh de eletricidade.
O equipamento fica protegido dentro de um contêiner cinza. Ele é formado por uma dúzia de tubos e contêineres menores, responsáveis por fazer a chamada pirólise, isto é, a decomposição de resíduos pela ação do calor.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um quilo de plástico transformado em um litro de combustível
A tecnologia foi batizada de WastX Plastic e pode ser usada em geradores e turbinas ou mesmo convertido em eletricidade.
“Um quilo de plástico produz cerca de um litro de combustível”, afirma o fundador e gerente de negócios da empresa Biofabrik White Refinery.
Leia também:
- Startup constrói casas populares com plástico encontrado no lixo
- Mergulhadores retiram mais de 1 tonelada de lixo do oceano e quebram recorde mundial
A startup submeteu seu produto a 6 anos de testes e diferentes versões de protótipos até o sistema final. Ele é totalmente automatizado e capaz de reciclar resíduos plásticos pouco convencionais.
Produção
A fábrica aberta em Dresden, na Alemanha, pretende começar a operar ainda neste ano. A meta da WastX Plastic é processar cerca de uma tonelada de resíduos plásticos por dia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O processo de transformação acontece graças às altas temperaturas do processador, que decompõem os resíduos, tornando-os líquidos ou gasosos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Neste ano, milhões e milhões de toneladas de embalagens plásticas serão descartadas nos oceanos do planeta. Dessa forma, qualquer parte desviada desse destino e reintroduzida na cadeia de produção de forma sustentável é bem-vinda!
De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito até 2050, a quantidade de plástico (em peso) poderá superar a massa de peixes dos oceanos.
Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: SNB/Fotos: WastX Plastic/DPA
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.