Startup alemã transforma lixo retirado dos oceanos em combustível

A startup alemã Biofabrik desenvolveu um sistema inteligente capaz de transformar uma enorme quantidade de lixo marinho em combustível pronto para uso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a empresa, um quilo de resíduos plásticos pode ser convertido em um litro de combustível,  que fornece até 3,5 kWh de eletricidade.

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

O equipamento fica protegido dentro de um contêiner cinza. Ele é formado por uma dúzia de tubos e contêineres menores, responsáveis por fazer a chamada pirólise, isto é, a decomposição de resíduos pela ação do calor.

máquina recicladora lixo oceano combustível

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um quilo de plástico transformado em um litro de combustível

A tecnologia foi batizada de WastX Plastic e pode ser usada em geradores e turbinas ou mesmo convertido em eletricidade.

“Um quilo de plástico produz cerca de um litro de combustível”, afirma o fundador e gerente de negócios da empresa Biofabrik White Refinery.

Leia também:

A startup submeteu seu produto a 6 anos de testes e diferentes versões de protótipos até o sistema final. Ele é totalmente automatizado e capaz de reciclar resíduos plásticos pouco convencionais.

Produção

A fábrica aberta em Dresden, na Alemanha, pretende começar a operar ainda neste ano. A meta da WastX Plastic é processar cerca de uma tonelada de resíduos plásticos por dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O processo de transformação acontece graças às altas temperaturas do processador, que decompõem os resíduos, tornando-os líquidos ou gasosos.

lixo oceano

máquina recicladora lixo oceano combustível

lixo oceano triturado combustível

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

líquido lixo oceano triturado combustível

Neste ano, milhões e milhões de toneladas de embalagens plásticas serão descartadas nos oceanos do planeta. Dessa forma, qualquer parte desviada desse destino e reintroduzida na cadeia de produção de forma sustentável é bem-vinda!

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito até 2050, a quantidade de plástico (em peso) poderá superar a massa de peixes dos oceanos.

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: WastX Plastic/DPA

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,860,568SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Química brasileira desenvolve produto que remove agrotóxicos dos alimentos

Segundo a empreendedora, uma das vantagens é a relação custo e benefício do produto.

Em Camarões, estudantes produzem canoas com garrafas PET

Eles também produzem móveis, artigos de decoraçao e até casas ecológicas. Tudo isso usando garrafas PET descartadas em rios e lagos.

Por que empresas que fazem o bem devem ser remuneradas? Ouça agora em nosso podcast

“Se a taxa é x e arrecadou tanto, o resto do dinheiro fica pro Razões? Nossa, muito dinheiro, hein”. No melhor dos cenários, a...

Cientista brasileira cria ‘caneta’ que detecta câncer durante cirurgia

A cientista brasileira Livia Schiavinato Eberlin, de 33 anos, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um dispositivo semelhante a uma caneta capaz...

LG Manaus doa todo seu estoque de oxigênio para salvar pacientes com coronavírus

A fábrica da LG em Manaus doou todo o seu estoque de oxigênio para os hospitais da cidade, que pedem socorro. E nós, do...

Instagram