Startup alemã transforma lixo retirado dos oceanos em combustível

A startup alemã Biofabrik desenvolveu um sistema inteligente capaz de transformar uma enorme quantidade de lixo marinho em combustível pronto para uso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a empresa, um quilo de resíduos plásticos pode ser convertido em um litro de combustível,  que fornece até 3,5 kWh de eletricidade.

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

O equipamento fica protegido dentro de um contêiner cinza. Ele é formado por uma dúzia de tubos e contêineres menores, responsáveis por fazer a chamada pirólise, isto é, a decomposição de resíduos pela ação do calor.

máquina recicladora lixo oceano combustível

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um quilo de plástico transformado em um litro de combustível

A tecnologia foi batizada de WastX Plastic e pode ser usada em geradores e turbinas ou mesmo convertido em eletricidade.

“Um quilo de plástico produz cerca de um litro de combustível”, afirma o fundador e gerente de negócios da empresa Biofabrik White Refinery.

Leia também:

A startup submeteu seu produto a 6 anos de testes e diferentes versões de protótipos até o sistema final. Ele é totalmente automatizado e capaz de reciclar resíduos plásticos pouco convencionais.

Produção

A fábrica aberta em Dresden, na Alemanha, pretende começar a operar ainda neste ano. A meta da WastX Plastic é processar cerca de uma tonelada de resíduos plásticos por dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O processo de transformação acontece graças às altas temperaturas do processador, que decompõem os resíduos, tornando-os líquidos ou gasosos.

lixo oceano

máquina recicladora lixo oceano combustível

lixo oceano triturado combustível

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

líquido lixo oceano triturado combustível

Neste ano, milhões e milhões de toneladas de embalagens plásticas serão descartadas nos oceanos do planeta. Dessa forma, qualquer parte desviada desse destino e reintroduzida na cadeia de produção de forma sustentável é bem-vinda!

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito até 2050, a quantidade de plástico (em peso) poderá superar a massa de peixes dos oceanos.

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: WastX Plastic/DPA

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresária decide doar todos os brinquedos do estoque, após loja ser inundada pela chuva no ES

As chuvas estão caindo forte no Espírito Santo e Minas Gerais nessa semana. Isso tem causado alguns prejuízos, como o da loja de brinquedos...

Bebês com Down participam de adorável ensaio para melhorar o entendimento sobre a síndrome

Os bebês Eliza, de 8 meses, e Jorja, de 14, participaram de um ensaio fotográfico adorável para conscientizar as pessoas sobre a Síndrome de...

Ação pergunta para jovens e idosos como eles aproveitam a vida. Adivinha quem se saiu melhor?

A campanha "Envelhecer sem vergonha", é uma iniciativa da Pfizer, e mostra que não é preciso ter medo da idade, que você é capaz...

Casal de velhinhos faz roupas de crochê para bebês e doa a famílias carentes sem enxoval

O crochê é a diversão preferida do casal de Joinville Therezinha e Artidor, em Santa Catarina. A arte de “crochetar” ocupa 12h ou mais, por dia,...

Para ajudar pais, menino junta latinhas e compra material escolar para ele e os irmãos

No início de janeiro, Bryan Henrique, de 10 anos, virou notícia em Londrina (PR) após ter sido declarado desaparecido. Desesperados, familiares e amigos do...

Instagram

Startup alemã transforma lixo retirado dos oceanos em combustível 2