Lixo recolhido no carnaval de rua será transformado em lixeiras sustentáveis

Cinco prefeituras das maiores capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador, se uniram à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para que o lixo recolhido nas ruas tenham um destino mais ecológico e sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a cervejaria Ambev, que patrocina o carnaval nestas cidades, todos os detritos reciclados serão transformados em lixeiras sustentáveis. Elas serão instaladas nas vias públicas após o Carnaval.

A expectativa é ao menos 2 mil lixeiras sejam produzidas, levando em conta a média dos resíduos gerados pelos 26 milhões de foliões que encherão as ruas das capitais ao longo deste mês.

Lixo recolhido carnaval de rua transformado lixeiras sustentáveis

Os maiores blocos de rua de cada cidade contarão com tendas de reciclagem visando reduzir a quantidade de lixo descartada incorretamente. As tendas terão apoio de 2,8 mil catadores e catadores cadastrados na ANCAT, que já atuam nas capitais rotineiramente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A ideia não é apenas cumprir as metas e compromissos de sustentabilidade traçadas pela empresa para os próximos anos, mas reverter isso em benefícios para as cidades, para que o compromisso ecológico não fique restrito apenas ao período de carnaval”, diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.

Além de reduzir o impacto ambiental do Carnaval, a iniciativa é vantajosa para os catadores cadastrados na associação, pois, ao invés de venderem o material reciclado para intermediários, ela será diretamente para a Ambev.

“Com a iniciativa, eliminamos em média três ou quatro intermediários, permitindo pagar um valor mais alto pelo trabalho desses catadores”, afirma Rodrigo Figueiredo.

“Remunerando esses trabalhadores melhor, a gente também tem incentivado que eles nos tragam outros materiais que, no mercado com intermediários, têm baixo valor e interessa pouco a eles durante a coleta”, comenta.

Lixo recolhido carnaval de rua transformado lixeiras sustentáveis

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Brasil é o líder mundial de reciclagem de latas de alumínio – 98% de tudo que é produzido, é reciclado, conforme levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

No entanto, o índice de reciclagem de garrafas PET (plástico) ainda é baixo, girando em torno de 50%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).

“A Ambev tem um compromisso de acabar com a poluição de plásticos gerados pelos produtos da empresa até 2025. Produtos como o Guaraná Antártica já tem 60% dos embalagens recicladas, mas a gente precisa avançar mais e a ação do carnaval é uma dessas iniciativas”, comentou Rodrigo.

Confira os nomes mais criativos de bloquinhos do carnaval 2020!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: G1/Fotos: Divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

995,972FãsCurtir
1,932,209SeguidoresSeguir
9,453SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Magazine Luiza cria plataforma para autônomos venderem a própria mercadoria

O Magazine Luiza lançou hoje (31) o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a...

Magazine Luiza doa 1.000 colchões e travesseiros para moradores de rua em Belém (PA)

Desde o último sábado (21), o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, passou a receber centenas de pessoas em situação de rua da Região Metropolitana...

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

Pai adota 5 irmãos que viviam em abrigos diferentes para que não se separassem

Barreto diz que adotaria 10 crianças e adolescentes se tivesse condições.

Cão terapeuta conforta médicos que lutam contra coronavírus e emociona a web

Os profissionais de saúde estão na linha de frente para combater o novo coronavírus (Covid-19), ajudando no tratamento e cura dos pacientes infectados. O ambiente...

Instagram