Lixo revertido em negócio: empresa mostra como tirar renda ao transformar lixo em resíduos reciclados

Você já pensou na quantidade de lixo que uma cidade como São Paulo gera diariamente? E quanto deste resíduo poderia ser reciclado? A partir destes questionamentos, o lixo que ninguém quer virou um negócio para a Arueira Ambiental, empresa de implantação de projetos de gestão de resíduos que atua neste nicho de negócios oferecendo soluções com apelo sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde 2002, a legislação municipal de São Paulo prevê que grandes condomínios corporativos, escolas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais precisam contratar uma empresa de coleta específica para recolher o lixo gerado pelo local: esta regra vale para aqueles que produzem volume superior a 200 litros/dia ou os condomínios comerciais e mistos (empresariais e residenciais) que produzam mais de 1.000 litros/dia.

Ao investir em um projeto para transformar o resíduo orgânico em adubo e destinar corretamente o lixo reciclável, o que era despesa vira fonte de renda e de imagem positiva para o estabelecimento. Assim, ao implantar um projeto, o empresário melhora sua reputação ambiental e ainda economiza.

Com esta abordagem, desde 2015 os sócios André Mantovani e Rui Signori vêm conquistando uma parcela de empresários interessados em investir em consciência ambiental, transformando lixo em resíduos reciclados. Hoje, já são oito projetos somente em São Paulo. Um exemplo é o trabalho desenvolvido no complexo onde está instalado o Shopping Eldorado, na Zona Oeste de São Paulo, onde foi implantada a gestão de resíduos, fornecendo capacitação para os funcionários separarem o lixo orgânico do seco, destinando-os corretamente. Como resultado, 35% dos resíduos vai para a reciclagem. O número é alto, considerando que, em grandes metrópoles, este índice é de 3%.

Outros dois projetos implantados nos empreendimentos corporativos Pátio Victor Malzoni e Infinity Tower, ambos localizados no Itaim Bibi, abrigam o processo completo de reciclagem, incluindo a compostagem – transformação de resíduo orgânico em adubo – e a manutenção de uma horta subterrânea, cujos legumes e verduras são colhidos periodicamente pelos funcionários dos estabelecimentos. Outro importante cliente da Arueira Ambiental é a escola Dante Alighieri. Mais de 2 toneladas de resíduos são recicladas e o projeto ainda inclui uma horta, usada como projeto educativo integrado ao currículo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos diferenciais da Arueira é que os dois sócios se envolvem em todas as etapas do projeto, seja no acompanhamento da implantação da compostagem, nas orientações para cuidados corretos das hortas ou ministrando palestras e treinamentos para funcionários dos estabelecimentos.

A parceria entre André Mantovani e Rui Signori tem gerado excelentes resultados na área ambiental e para seus clientes, desde a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos dos edifícios por meio da destinação correta de seus resíduos, até o aumento da qualidade de vida dos usuários e funcionários dos empreendimentos.

Foto: Pixabay

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Lixo revertido em negócio: empresa mostra como tirar renda ao transformar lixo em resíduos reciclados 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos desenvolvem aplicativos de preservação e valorização do Cerrado

Para retratar um dos maiores biomas brasileiros em suas diversas características, os professores de Geografia e Arte do​ sétimo ano do Ensino Fundamental II...

Vira-lata caramelo recebe tutor de SC todos os dias depois do trabalho com “presentes inusitados”

Não tem um dia que o cãozinho Simba, um vira-lata caramelo de Lages (SC) não traga um "presente" para seu tutor, o engenheiro civil...

Rosa Osiria: a flor híbrida que vem encantando o mundo

As rosas têm um romantismo para lá de especial e não é à toda que elas são as mais procuradas entre os apaixonados. Além dos...

Com vaquinha do Razões, mulher que improvisou lojinha de doces abre sua própria confeitaria!

A vida da Paula deu uma reviravolta danada nos últimos meses. Depois de perder o emprego, ela improvisou uma pequena loja de doces, em...

Cachorro visita dono que está internado após sofrer queda: ‘Chorava para vê-lo’

Desde que seu dono foi hospitalizado, Sheik chorava de saudade todos os dias.

Instagram

Lixo revertido em negócio: empresa mostra como tirar renda ao transformar lixo em resíduos reciclados 4