Loja de açaí dá descontos para clientes gentis, doa sementes de girassol e alimenta animais de rua

Ser gentil faz parte do pagamento na loja Imagine Açaí, em Fortaleza, no Ceará. Dizer um simples “por favor” ou dar um abraço no atendente é suficiente pra conseguir um desconto no açaí.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Esse é um daqueles negócios que entende seu papel na construção de um mundo mais humanizado (sim, as empresas têm esse papel e devem exercê-lo!) e sem esquecer do meio ambiente, trocando os canudos plásticos por canudos de metais reutilizáveis.
Um pouco dessas duas coisas em um espaço onde o palco é feito com madeira reaproveitada, as poltronas feitas com tambor de óleo, os banquinhos feitos de lata e o tapete feito de retalhos de tecido. E com uma estante, em formato de árvore, com livros doados e que podem ser levados pra casa gratuitamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Cafeteria irlandesa oferece café da manhã gratuito para qualquer criança no caminho da escola
“O nosso principal objetivo é mostrar para as pessoas que as nossas ações diárias, por mais simples que pareçam, conseguem impactar nossas vidas e das pessoas que nos cercam”, contou Marcelo Vieira, um dos sócios da Imagine Açaí, ao Razões para Acreditar.
Segundo Marcelo, o açaí é um pretexto para as pessoas exercitarem a gentileza. Obviamente, a Imagine Açaí é um negócio e precisa ser viável financeiramente. Mas o açaí acaba sendo usado como uma ferramenta para o exercício da gentileza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Também para gerar consciência ambiental: depois que o cliente termina de tomar o açaí, ele recebe uma semente de girassol para ser plantada no potinho, junto com uma terra adubada e usando o regador da loja.
O cliente pode levar a mudinha pra casa ou deixar na jardineira da loja. Quando elas estiverem grandinhas são transplantadas pra uma praça com a ajuda do próprio cliente. “O girassol porque é uma flor que muita gente gosta, mas que não é vista com muita frequência. Fácil de ser cultivada e num sentido lúdico porque representa o sol, a luz, a alegria.”
Leia também: Pesquisadores criam sorvete que ameniza efeitos da quimioterapia
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além disso, a pessoa pode adquirir outros tipos de sementes em uma venda sem supervisão. Basta deixar o dinheiro no potinho de pagamento e retirar o troco em um potinho ao lado. “A loja é um dos pontos de contato e onde iniciamos muitas de nossas ações. Mas buscamos alcançar as pessoas que não vêm aqui.”
Outra ação como essa é o #desafioimagine: o cliente é desafiado a espalhar bilhetes com mensagens positivas, para melhorar o dia ou até mesmo a vida de quem o encontrar. “E é impressionante como isso tem de fato impactado as pessoas. Temos histórias incríveis e emocionantes.”
Além das pessoas e do meio ambiente, a Imagine Açaí se preocupa com cães e gatos que moram na rua. A loja dá ração e água para os bichinhos que aparecem por lá com fome e sede. Também é ponto de recebimento de doações de ração para um abrigo que cuida de animais abandonados em Fortaleza.
Leia também: Loja italiana abre as portas para cães de rua e incentiva adoção
“A ideia é fazer com que sejamos mais humanos, mais gentis, mais educados. Que a gente ame mais, sorria mais, cuida da natureza, respeite as pessoas e os animais, e por aí vai”, finaliza Marcelo.
A torcida é para que surjam mais negócios como a Imagine Açaí por aí: humanizados e ambientalmente responsáveis! É o que todo mundo deseja (e com razão aplaudi!), né?!
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Reprodução/Imagine Açaí
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.