Queniano desenvolve luvas capazes de traduzir em áudio a língua de sinais

O engenheiro elétrico Roy Allela, de 25 anos, desenvolveu um dispositivo capaz de traduzir a língua de sinais em áudio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As “luvas inteligentes” são uma novidade na constante busca pela melhor compreensão e facilidade de comunicação com pessoas que possuem alguma deficiência auditiva.

Roy vive no Quênia, nação da África Oriental. Ele desenvolveu as luvas pensando em sua sobrinha, que nasceu com surdez congênita. Em sua família, ninguém domina a língua de sinais, o que motivou-o a criar algo que resolvesse o problema de comunicação.

“Minha sobrinha usa as luvas, as conecta ao celular dela ou ao meu, depois começa a fazer sinais. E eu entendo o que ela está dizendo. Como quase todos os usuários de língua de sinais, ela é muito boa em leitura de lábios, então ela não precisa que eu faça sinais de volta”, disse o engenheiro ao jornal inglês The Guardian.

Leia tambémUniversidade Estadual da Paraíba desenvolve purificador de baixo custo para distribuir a famílias que sofrem com a escassez da água

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O jovem batizou as luvas de “Sign-IO”, adicionando sensores flexíveis costurados em cada um dos dedos das mãos. Cada sensor quantifica o curvamento dos dedos, processando os sinais.

Em seguida as luvas, que são conectadas via Bluetooth a um software – que Roy também desenvolveu, – de smartphone vocaliza as letras.

Para tornar a experiência mais personalista, os usuários podem configurar a linguagem, o gênero e até o tom da vocalização por meio app, cujos resultados alcançam até 93% de precisão, de acordo com o engenheiro.

O prodígio do Quênia trabalha para professores da Intel e está ligado à faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Com o advento, Roy concorre agora ao prêmio de inovação da Royal Academy of Engineering Africa, cujo prêmio será de £ 25 mil – o equivalente a R$ 120 mil. Ele foi um dos 16 indicados do continente. O vencedor do RAEA será anunciado em junho deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémEstudantes baianas desenvolvem dispositivo capaz de detectar doenças através do sopro

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: SNB

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,850,818SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Aparelho inventado por mecânico diminui drasticamente os riscos na hora do parto

Mesmo com todos os avanços da medicina ao longo dos anos, o parto ainda é uma condição de risco para todas as mulheres. Principalmente...

Carrefour substitui sacolas plásticas por redes de algodão na compra de frutas e verduras

O Carrefour lançou um esforço conjunto em suas filiais espanholas visando diminuir o uso do plástico entre os seus clientes. Os consumidores terão a opção...

Esta Igreja parece não ter nada de especial, até vê-la de diferentes ângulos

O grupo de arquitetos, Gijs Van Vaerenbergh, construiu esta igreja em Borgloon, Bélgica. Ela a princípio não parece ter nada de especial, até que você...

Centenas de pessoas estão voltando a enxergar graças à cirurgia barata e rápida

Organização sem fins lucrativos realiza cirurgias gratuitas de catarata em países carentes de oftalmologistas, como Nepal e Etiópia.

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Instagram