Há anos cientistas investem esforços no desenvolvimento de tecnologias capazes de transformar água do mar em água potável. A mais recente, que beneficiará, principalmente, comunidades remotas que sofrem com a escassez de recursos hídricos, usa a luz solar como fonte de energia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mais surpreendente ainda é o tempo que o filtro desenvolvido por engenheiros químicos da Universidade Monash, em Melbourne, Austrália, leva para realizar o processo: apenas 30 minutos.
Como funciona?
Batizado de PSP-MIL-53, o filtro é fabricado com compostos organometálicos (MOF), que nada mais são do que íons metálicos que atraem e retém os sais da água em uma superfície sólida. Então, o dispositivo é colocado sob a luz do sol para regenerar o sal, durante quatro minutos, podendo retornar à água para reter novamente as moléculas de sal.
Leia Mais
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que água potável de boa qualidade deve ter um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 600 miligramas por litro (mg/L). O professor Huanting Wang e sua equipe atingiram um TDS de menos de 500 mg/L, gerando 139,5 litros de água limpa por quilo de MOF/dia – dentro do limite recomendado pela OMS, portanto, pronta para beber!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vantagens da luz solar
Mais eficiente em termos energéticos e mais sustentável, defende o professor Wang, comparando a nova tecnologia com os processos de dessalinização atuais, já que a luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável do planeta.
“Os processos de dessalinização térmica por evaporação consomem muita energia e outras tecnologias, como a osmose inversa, apresentam várias desvantagens, incluindo alto consumo de energia e uso de produtos químicos na limpeza de membranas”, explica.
O lado negativo é que o dispositivo não estará disponível para uso tão cedo quando a gente gostaria. “O material sintetizado em laboratório não é barato. O custo de sua produção deve diminuir muito quando for fabricado em larga escala. Esperamos que o material esteja amplamente disponível e acessível após mais pesquisa e desenvolvimento”, conclui o cientista.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Aguardamos ansiosos! ?
Fonte: BBC
Único passageiro sobrevivente de acidente aéreo com avião da Varig recebe ligação surpresa 47 anos depois. Confira esta história no Cafezoom!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.