Uma maçã por dia pode reduzir risco de Alzheimer, diz estudo

Uma maçã, todos os dias, pode reduzir o risco de você desenvolver a doença de Alzheimer. Foi o que disse a pesquisa feita por especialistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas (DZNE), em Bonn, Alemanha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cientistas envolvidos no estudo descobriram que as altas concentrações de fitunutrientes, presentes nas maçãs, estimulam a criação de neurônios em um processo denominado neurogênese.

maçã contra Alzheimer
Maçãs contêm compostos pró-neurogênicos, tanto na casca quanto em sua polpa. Foto: Pixabay

Estudo

Os primeiros testes foram feitos com camudongos. Observou-se que a quantidade de células-tronco se multiplicaram e geraram mais neurônios quando os ratos consumiram a fruta.

A equipe responsável pelo estudo aponta que compostos presentes em toda a maçã são os maiores responsáveis pelos resultados positivos das análises. A quercetina, na casca, e o ácido diidroxibezóico (DHBA), na polpa, têm grande potencial na geração de neurônios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

maçã reduz risco de Alzheimer
Foto: reprodução Daily Mail

O suco não tem o mesmo efeito

O mais curioso do estudo é que o suco de maçã não contribui para os efeitos positivos que já citamos acima. Os pesquisadores da DZNE apontaram que o resultado positivo está em comer a fruta e não apenas em tomar um copo de suco.

Estudos futuros serão necessários para determinar se quercetina, DHBA e outros fitonutrientes podem melhorar o aprendizado e a função cognitiva em humanos.

Outros benefícios

Além do Alzheimer, o consumo diário da maçã pode trazer inúmeros benefícios para o nosso organismo. Por exemplo, quando se consome duas maças por dia:

  • reduz-se o risco de ataque cardíaco ou derrame;
  • reduz-se os níveis de colesterol ‘ruim’;
  • reduz-se a quantidade de energia absorvida dos alimentos, ajudando na perda de peso;
  • previne-se contra danos celulares.

Fonte: Daily Mail

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja ainda outro estudo, dessa vez do Brasil! Cientistas apontaram que a folha da pitangueira também ajuda no combate ao Alzheimer.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,272,461SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casa Fiat expõe quadros de São Francisco em 3D para deficientes visuais

Falar sobre acessibilidade para deficientes visuais e pessoas com baixa visão é diferente de ver a acessibilidade acontecendo ao seu lado.

Reserva destina doação de 1500 refeições com verba que seria para impressão de convites do SPFW

Sabe aqueles convites glamurosos que muito jornalistas recebem sobre um evento e que, muitas vezes não servem pra nada? Pois é, a Reserva resolveu dar uma...

Menina pede fogão ao Papai Noel e presenteia mãe que cozinhava na lenha

A menina Ana Caroline Carneiro, 11 anos, escreveu escondida uma cartinha ao Papai Noel dos Correios pedindo um fogão para a mãe, Samara Carneiro...

Deputados do Acre votam por fim de auxílios e vantagens indevidas

A Assembleia Legislativa do Acre, composta por 24 deputados estaduais, decretou em lei o fim dos chamados "penduricalhos" políticos, como auxílio-moradia, auxílio-saúde e auxílio-paletó, que...

Uma camisinha capaz de matar o HIV e outras DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são consideradas um dos maiores problemas da saúde pública em todo o mundo. A busca pela cura ou ao menos o...

Instagram