Você conhece madeira transparente? Material é mais resistente, leve e durável que o vidro

Madeira transparente já existe há algum tempo. A novidade é que pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, descobriram uma forma de produzir o material com um consumo menor de produtos químicos, energia e tempo de processamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tradicionalmente, a produção de madeira transparente funciona assim: o material é mergulhado em um tanque de clorito de sódio – usado em alvejantes e pastas de dente – para remover a lignina, um componente estrutural da madeira. 

A questão é que este processo tem um grande gasto químico e energético, além de produzir resíduos líquidos que não são fáceis de se reciclar. Outro problema é que a madeira fica enfraquecida.

madeira transparente sobre flor
Foto: divulgação

Inovação

A solução encontrada pelos pesquisadores de Maryland consiste em modificar a lignina, em vez de destruí-la. Os pesquisadores descobriram que não era necessário remover toda lignina para chegar ao produto final, mas somente os cromóforos, moléculas responsáveis pela cor da madeira e foi o que eles fizeram. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiro, escovaram a superfície da madeira com peróxido de hidrogênio. Em seguida, deixaram a madeira exposta à luz ultravioleta, inibindo a função dos cromóforos de atribuir cor à madeira, que passou de marrom para branca – resultado dos poros em sua estrutura que dispersam a luz. Por fim, aplicaram uma resina epóxi transparente, preenchendo espaços e endurecendo a madeira. 

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

processo fabricação madeira transparente
Foto: divullgação

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

Mais transparente, leve e forte do que o vidro

O resultado disso é uma  transparência óptica que permite a passagem de mais de 90% da luz solar e é 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente com remoção total de lignina.

“Combinando sua produção eficiente, padronizável e escalonável, esta madeira transparente é uma candidata promissora para aplicações em edifícios com eficiência energética”, diz o estudo publicado na revista Science Advances.

O material é, ainda, mais forte, durável e leve do que o vidro e oferece melhor isolamento térmico, reduzindo custos de energia. Pode ser usado na fabricação de telhados e janelas transparentes, como um substituto para o vidro e o plástico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fontes: CICLO VIVO e Inovação Tecnológica


Único passageiro sobrevivente de acidente aéreo com avião da Varig recebe ligação surpresa 47 anos depois. Confira esta história no Cafezoom!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,763,858SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vídeo mostra pessoas contra ensino de gênero nas escolas provando que não fazem ideia do que isso quer dizer

O Põe na Roda foi acompanhar as manifestações do lado de fora da votação que discutia um novo Plano Municipal de Educação (PME), em que...

Adolescente recusa oferta de R$ 46 milhões por site sobre Covid-19

O que você faz quando tem 17 anos? Pensa em estudar, curtir a balada, se divertir. Mas, não o Avi Schiffmann. Ele construiu um...

Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz

Que tal deixar as diferenças de lado e focar naquilo que temos em comum?

Cães de rua ganham coleiras que refletem luz de veículos e evitam acidentes

Em Xanxerê, no oeste catarinense, os cães que vivem nas ruas estão recebendo coleiras que refletem a luz de veículos para evitar que eles...

Ator Rodrigo Hilbert lança aplicativo que aproxima agricultores urbanos de consumidores

O ator e apresentador Rodrigo Hilbert é dono de uma horta caseira na sua casa no Rio de Janeiro. Ele produz os alimentos para...

Instagram