Você conhece madeira transparente? Material é mais resistente, leve e durável que o vidro

Madeira transparente já existe há algum tempo. A novidade é que pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, descobriram uma forma de produzir o material com um consumo menor de produtos químicos, energia e tempo de processamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tradicionalmente, a produção de madeira transparente funciona assim: o material é mergulhado em um tanque de clorito de sódio – usado em alvejantes e pastas de dente – para remover a lignina, um componente estrutural da madeira. 

A questão é que este processo tem um grande gasto químico e energético, além de produzir resíduos líquidos que não são fáceis de se reciclar. Outro problema é que a madeira fica enfraquecida.

madeira transparente sobre flor
Foto: divulgação

Inovação

A solução encontrada pelos pesquisadores de Maryland consiste em modificar a lignina, em vez de destruí-la. Os pesquisadores descobriram que não era necessário remover toda lignina para chegar ao produto final, mas somente os cromóforos, moléculas responsáveis pela cor da madeira e foi o que eles fizeram. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiro, escovaram a superfície da madeira com peróxido de hidrogênio. Em seguida, deixaram a madeira exposta à luz ultravioleta, inibindo a função dos cromóforos de atribuir cor à madeira, que passou de marrom para branca – resultado dos poros em sua estrutura que dispersam a luz. Por fim, aplicaram uma resina epóxi transparente, preenchendo espaços e endurecendo a madeira. 

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

processo fabricação madeira transparente
Foto: divullgação

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

processo fabricação madeira transparente
Foto: divulgação

Mais transparente, leve e forte do que o vidro

O resultado disso é uma  transparência óptica que permite a passagem de mais de 90% da luz solar e é 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente com remoção total de lignina.

“Combinando sua produção eficiente, padronizável e escalonável, esta madeira transparente é uma candidata promissora para aplicações em edifícios com eficiência energética”, diz o estudo publicado na revista Science Advances.

O material é, ainda, mais forte, durável e leve do que o vidro e oferece melhor isolamento térmico, reduzindo custos de energia. Pode ser usado na fabricação de telhados e janelas transparentes, como um substituto para o vidro e o plástico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fontes: CICLO VIVO e Inovação Tecnológica


Único passageiro sobrevivente de acidente aéreo com avião da Varig recebe ligação surpresa 47 anos depois. Confira esta história no Cafezoom!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,810,195SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Eletricista constrói lares para animais de rua em Cachoeirinhas (RS)

Há oito meses, o eletricista gaúcho Felipe Hilário Meireles construiu sua primeira casinha de cachorro, que viria a abrigar um dos tantos cãezinhos abandonados...

Bebê que nasceu com 560 gramas recebe alta com festa!

Após 25 semanas de gestação (pouco mais de seis meses) e outros 102 dias internada, a bebê Isabella de Aguiar finalmente recebeu alta do...

Mãe, empreendedora e inconformada, ela luta por empregos para pessoas com deficiência

Andrea Schwarz é pura inspiração! Ela é a linha tênue entre uma mulher comum e uma eterna inconformada, que vive pelo propósito de construir...

Startup cria aplicativo para auxiliar no combate à LGBTfobia

Um grupo de quatro jovens brasileiros estavam inconformados com as situações de preconceitos que a população LGBT sofre. Com o objetivo de coletar e processar...

Artistas lançam campanha para promover cultura quilombola

No início de 2018, o artista Evandro Angerami e a diretora de arte e pesquisadora cultural Julia Paranaguá pegam estrada rumo à Chapada Diamantina,...

Instagram

Você conhece madeira transparente? Material é mais resistente, leve e durável que o vidro 3