Madri terá o primeiro abrigo para idosos LGBT do mundo
A cidade de Madri em breve terá o primeiro abrigo público para idosos LGBT do mundo. O espaço pretende oferecer uma experiência melhor para aposentados que não se sentem acolhidos nos abrigos tradicionais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A Fundación 26 de Diciembre: Mayores LGBT será inaugurada na mesma data que traz no seu nome, em um prédio doado pelo governo da capital espanhola.
A ideia é abrigar 66 moradores e oferecer atividades diárias para mantê-los entretidos e com a cabeça ocupada, estimulando a socialização e o convívio em grupo. O financiamento virá de “verba pública e a gestão será da Fundação”.
“Era preciso fazer algo para que estas pessoas pudessem viver o mais dignamente possível”, disse Federico Armenteros, que trabalha na Fundação 26 de Diciembre há 8 anos, para a Agência Efe.
Leia Mais
Segundo levantamento da Fundação, na Espanha existem 160 mil idosos homossexuais – em algum momento da vida, eles precisam ir para uma casa de convivência.
“Os que agora têm 80 anos não viveram nem mesmo a liberdade do movimento LGBT porque isso não existiu até 2005, quando saímos do Código Penal e entramos no Civil com o casamento igualitário. Muitas pessoas ainda pensam como antigamente.”
Outro dado que reforça a importância do abrigo é que muitos LGBT têm graves problemas de saúde, já que “nunca foram compreendidos” e até hoje “são considerados doentes”. “É preciso fazer com eles um trabalho enorme”, explicou Armenteros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para ajudar a resolver essa questão de saúde pública, ele defendeu que todos poderiam colaborar para que o mundo entenda que o universo é plural e pediu para que as demais residências se abram para a pluralidade, superando o preconceito e promovendo o acolhimento.
crédito das fotos: Reprodução/Instagram @fundacion26diciembre
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.