Mãe de Santo cria Canal no YouTube para combater o preconceito e se reaproximar do irmão

A Mãe de Santo Mirelle Bueno, de Pirassununga (SP), criou um canal no YouTube para desmistificar mitos que cercam a Umbanda dentro e fora da família.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela tomou a decisão de criar o Exú Não é Diabo depois que seu irmão proibiu o filho de frequentar o terreiro dela. Mirelle já tinha sido alvo de intolerância religiosa. Mas ela respondeu à mulher que passou óleo ungido no seu terreiro com uma carta de “agradecimento” (relembre aqui).

Leia também: Umbanda é declarada patrimônio cultural imaterial do Rio

O irmão de Mirelle ficou enfurecido ao saber do interesse do filho pela Umbanda. Proibiu o adolescente de 16 anos de frequentar o terreiro de Mirelle – disse que o filho iria para o inferno se continuasse frequentando – e pediu para Mirelle se afastar do sobrinho, senão ele quebraria o terreiro dela. O que é uma pena: Mirelle e o sobrinho nunca estiveram tão próximos.

“Foi uma surpresa ele querer entrar no terreiro. Fiquei orgulhosa e achei que todo mundo ficaria por causa do senso de responsabilidade que o terreiro dá. Ele começou a frequentar, e a gente se aproximou muito”, contou Mirelle ao Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda

Ela reconhece que a falta de informação está na raiz do preconceito do irmão. Inclusive, a Mãe de Santo carrega um sentimento de “culpa” por não ter demonstrado dentro da família o quanto a Umbanda fez ela ser uma pessoa melhor. Foi desse sentimento que nasceu o canal Exú não é Diabo.

“Fiquei pensando numa forma efetiva de combater o preconceito. Concluí que nunca falei com a minha família sobre a religião. Eles só não gostam porque não conhecem, e eu sei que um monte de gente não gosta porque acha que é do jeito que os outros falam”, afirma Mirelle.

Eu quero que todo mundo veja a Umbanda do jeito bonito que ela é: de caridade, amor, humildade. Se todo mundo dissesse ‘olha, não conheço, mas se faz bem a você, tá bom’, o mundo seria um lugar melhor.”

Se Exú não é Diabo, quem é então?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mirelle explica que Exú, como os outros Orixás, é filho de Oxalá (“Deus” para os cristãos). Segundo ela, Exú é o filho mais brincalhão e querido de Oxalá. O problema todo está em confundir o Orixá com os catiços: entidades ou espíritos que viveram na Terra.

Leia também: Mãe de Santo lidera mutirão e limpa entorno de cachoeira poluído com oferendas

“O catiço Exú é o que mais se parece com a gente. Alguns são brincalhões, outros bravos, mas a missão deles é ajudar o pessoal que vai ao terreiro pedir ajuda. Exú cuida da virilidade, por ser regido por esse Orixá, do dinheiro, coisas mais ‘carnais’. Por isso, as pessoas falam que ele é ‘malvadão’.”

“É PROIBIDO pedidos para prejudicar”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa é uma das regras do terreiro da Mirelle (foto abaixo). Pessoas que vão lá fazer pedidos para prejudicar o outro não são bem-vindas. Tem quem o procura o terreiro para fazer “trabalho”? Tem, mas é o tipo de coisa que Mirelle não aceita nem tolera!

“A maioria das pessoas procura o terreiro para crescer e conseguir algo. Não para machucar os outros. Muita gente chega dizendo ‘acho que fizeram trabalho pra mim’, e saem dizendo ‘preciso melhorar’. Esse negócio de fazer trabalho pra derrubar os outros é mais mito do que tudo.”

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda

“Os vídeos vão deixá-lo no mínimo curioso”

Mirelle tem esperança que seu canal ajude o irmão a deixar o preconceito de lado e entender que não tem nada de mal o filho frequentar seu terreiro. Para Mirelle, é a melhor coisa que ela faz, já que as conversas com o irmão não evoluíram para um entendimento correto da Umbanda. O caminho pode ser longo, mas talvez seja o único possível.

“Meus pais entendem. Eu quero conseguir chegar no meu irmão.”

Assista ao primeiro vídeo do Exú não é Diabo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbandacrédito das fotos: Reprodução/Mirelle Bueno

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,848SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Presidente da Ucrânia agradece Ashton Kutcher e Mila Kunis por levantar R$ 175 milhões ao povo ucraniano

O mundo inteiro reagiu com espanto à invasão russa ao território da Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Desde então, países, organizações e pessoas...

Professora insere danças africanas em escola pública do Rio e transforma comunidade

Na Escola Municipal Anísio Spínola Teixeira, em Duque de Caxias - Rio de Janeiro, uma professora resolveu investir em novas práticas para transformar realidades. Dadas as...

Torcida aplaude e canta para goleiro adversário que perdeu a mãe na Holanda

A torcida do Go Ahead Eagles apoiou seu time durante boa parte dos 90 minutos da partida contra o NAC Breda, pela segunda divisão...

Cães resgatados das ruas viram gandulas no Brasil Open de Tênis

Semana passada, na partida do Brasil Open in São Paulo, os gandulas roubaram a cena, mas não à toa, eram lindos cães de um abrigo...

Bebê cervo resgatado por lituano não quer abandoná-lo depois de recuperado

O lituano ajudou um bebê cervo que não ia conseguir sobreviver. Darius Sasnauskas teve a chance de testemunhar o nascimento de dois bebês cervos em seu...

Instagram

Mãe de Santo cria Canal no YouTube para combater o preconceito e se reaproximar do irmão 1