Mãe de Santo cria Canal no YouTube para combater o preconceito e se reaproximar do irmão

A Mãe de Santo Mirelle Bueno, de Pirassununga (SP), criou um canal no YouTube para desmistificar mitos que cercam a Umbanda dentro e fora da família.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela tomou a decisão de criar o Exú Não é Diabo depois que seu irmão proibiu o filho de frequentar o terreiro dela. Mirelle já tinha sido alvo de intolerância religiosa. Mas ela respondeu à mulher que passou óleo ungido no seu terreiro com uma carta de “agradecimento” (relembre aqui).

Leia também: Umbanda é declarada patrimônio cultural imaterial do Rio

O irmão de Mirelle ficou enfurecido ao saber do interesse do filho pela Umbanda. Proibiu o adolescente de 16 anos de frequentar o terreiro de Mirelle – disse que o filho iria para o inferno se continuasse frequentando – e pediu para Mirelle se afastar do sobrinho, senão ele quebraria o terreiro dela. O que é uma pena: Mirelle e o sobrinho nunca estiveram tão próximos.

“Foi uma surpresa ele querer entrar no terreiro. Fiquei orgulhosa e achei que todo mundo ficaria por causa do senso de responsabilidade que o terreiro dá. Ele começou a frequentar, e a gente se aproximou muito”, contou Mirelle ao Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda

Ela reconhece que a falta de informação está na raiz do preconceito do irmão. Inclusive, a Mãe de Santo carrega um sentimento de “culpa” por não ter demonstrado dentro da família o quanto a Umbanda fez ela ser uma pessoa melhor. Foi desse sentimento que nasceu o canal Exú não é Diabo.

“Fiquei pensando numa forma efetiva de combater o preconceito. Concluí que nunca falei com a minha família sobre a religião. Eles só não gostam porque não conhecem, e eu sei que um monte de gente não gosta porque acha que é do jeito que os outros falam”, afirma Mirelle.

Eu quero que todo mundo veja a Umbanda do jeito bonito que ela é: de caridade, amor, humildade. Se todo mundo dissesse ‘olha, não conheço, mas se faz bem a você, tá bom’, o mundo seria um lugar melhor.”

Se Exú não é Diabo, quem é então?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mirelle explica que Exú, como os outros Orixás, é filho de Oxalá (“Deus” para os cristãos). Segundo ela, Exú é o filho mais brincalhão e querido de Oxalá. O problema todo está em confundir o Orixá com os catiços: entidades ou espíritos que viveram na Terra.

Leia também: Mãe de Santo lidera mutirão e limpa entorno de cachoeira poluído com oferendas

“O catiço Exú é o que mais se parece com a gente. Alguns são brincalhões, outros bravos, mas a missão deles é ajudar o pessoal que vai ao terreiro pedir ajuda. Exú cuida da virilidade, por ser regido por esse Orixá, do dinheiro, coisas mais ‘carnais’. Por isso, as pessoas falam que ele é ‘malvadão’.”

“É PROIBIDO pedidos para prejudicar”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa é uma das regras do terreiro da Mirelle (foto abaixo). Pessoas que vão lá fazer pedidos para prejudicar o outro não são bem-vindas. Tem quem o procura o terreiro para fazer “trabalho”? Tem, mas é o tipo de coisa que Mirelle não aceita nem tolera!

“A maioria das pessoas procura o terreiro para crescer e conseguir algo. Não para machucar os outros. Muita gente chega dizendo ‘acho que fizeram trabalho pra mim’, e saem dizendo ‘preciso melhorar’. Esse negócio de fazer trabalho pra derrubar os outros é mais mito do que tudo.”

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda

“Os vídeos vão deixá-lo no mínimo curioso”

Mirelle tem esperança que seu canal ajude o irmão a deixar o preconceito de lado e entender que não tem nada de mal o filho frequentar seu terreiro. Para Mirelle, é a melhor coisa que ela faz, já que as conversas com o irmão não evoluíram para um entendimento correto da Umbanda. O caminho pode ser longo, mas talvez seja o único possível.

“Meus pais entendem. Eu quero conseguir chegar no meu irmão.”

Assista ao primeiro vídeo do Exú não é Diabo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbandacrédito das fotos: Reprodução/Mirelle Bueno

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,782,693SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Uber vai dar 65% de desconto em viagens no aniversário de São Paulo

65% de desconto para curtir destinos turísticos de São Paulo nos dias 26 e 27. Motoristas também serão beneficiados.

Jovem que perdeu carro de trabalho em incêndio consegue comprar um novo após vaquinha bater R$ 23 mil

Em agosto, o Moisés passou maior perrengue, quando viu o seu único veículo, sendo acabado pelo fogo. Ele estava dormindo quando o pai o...

Gêmeas de 7 anos criam canal para divulgar dicas de livros infantis

O mais legal é que as meninas não têm a obrigação de gravar os vídeos em dias e horários definidos. É como uma brincadeira. Elas gravam quando querem e só falam dos livros que amam de paixão.

Após saída de abrigo, homem adota 3 meninos e se torna o pai que jamais teve

O norte-americano Barry Farmer cresceu em um abrigo, mas graças ao sistema de adoção por parentes existente nos Estados Unidos, foi adotado e cuidado...

Campanha contra câncer testicular incentiva você a se checar com hilária animação

Quatro pessoas, bem, dois pares de irmãos, Simon e Andrew Salter e Simon e Phil Tucker, fundaram em 2012 o Check One Two, ou...

Instagram