Mãe doa leite suficiente para alimentar quase mil recém-nascidos

No último, 19 de maio, foi celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. E esta semana a jovem Emilly de Assis Marques completou um ano como doadora do Banco de Leite Humano Doutor Virgílio Brasileiro, em Campina Grande, Paraíba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nestes doze meses, ela forneceu incríveis 96.400 ml de leite materno, quase cem litros. De acordo com a Coordenação do BLH, cada um litro alimenta até 10 crianças recém-nascidas, o que significa dizer que no intervalo desse um ano, quase 1 mil crianças possam ter se valido do leite de Emilly.

“A sensação e ótima. Nós que amamentamos sabemos a importância para um bebê que nasce prematuro. É muito bom poder ajudar nesse momento tão frágil”, relatou Emilly ao Razões.

A filha dela, Lyanna, que acabou de completar um ano de idade, continua se alimentando do leite da mãe, mesclando as refeições com outros alimentos. “Até seis meses de vida o leite materno foi o alimento exclusivo. Depois passei a dar outras comidas, mas continuo amamentando porque tenho em excesso e sei o quanto ele é importante para ela. Consigo extrair leite excedente quase todo dia e me sinto na obrigação de doar”, explicou.

mãe doou leite suficiente alimentar mil recém-nascidos
Emilly com a pequena Lyanna, de 1 aninho

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desenvolvimento saudável

Antes de Emilly, o maior volume de doação tinha sido de 80 litros. Outras mães que doam há um ano, assim como Emilly, conseguiram chegar ao volume de pouco mais de 20 litros. “É impressionante o tanto que ela conseguiu produzir em excesso e que bom que ela doou e ajudou tantos bebês”, disse a Coordenadora do BLH, Alane Tavares.

A agora dona do novo recorde de doação de Campina Grande já tem outra filha com quase dez anos e, no pós-parto, também foi doadora. A filha mais velha mamou até os três anos de vida. Alane destaca a importância da doação.

“Este alimento é o que garantirá saúde, imunidade, desenvolvimento saudável para as crianças. Por isso, é tão importante que as mães com leite em excesso doem para as mães que têm insuficiência na produção do líquido. O leite humano é essencial para a recuperação das crianças que estão na UTI neonatal”, explicou.

mãe doou leite suficiente alimentar mil recém-nascidos
Emilly já doou aproximadamente cem litros de leite

mãe doou leite suficiente alimentar mil recém-nascidos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aumento gradativo

No primeiro quadrimestre de 2019, o Banco de Leite Humano Doutor Virgílio Brasileiro, do Isea, já coletou mais de 600 litros e distribuiu mais de 400. O volume de coleta e de distribuição vem aumentando gradativamente a cada ano desde 2012. Neste ano tinham sido coletados 825 litros e em 2018 foram 1.798.

O BLH distribui leite materno para o próprio Isea, a Clipsi, a FAP, Clínica Santa Clara, o Hospital Universitário e todas as Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal da cidade. O BLH do Isea já recebeu quatro vezes a certificação ouro do programa Ibero-Americano de bancos de leite humano.

As puérperas, mães que acabaram de dar à luz, podem fazer a doação diretamente no Banco de Leite, como também podem agendar a visita domiciliar para coleta. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3310-6185. O BLH funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h no ISEA. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas que estão na maternidade.

Além da coleta e da distribuição, o BLH também realiza a análise do leite e auxilia as mães que não conseguem amamentar os seus filhos. O local realiza atendimento em grupo e individual. As mulheres recebem orientações, como também a ajuda de profissionais especializados para fazer a extração do leite. As pessoas que desejam ajudar também podem doar potes de vidro. Devem ser potes de vidro resistente com tampas de plástico com capacidade de 150 a 500 ml.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Mãe doa parte do intestino para salvar vida da filha em cirurgia inédita no Brasil

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

mãe doou leite suficiente alimentar mil recém-nascidos

crédito das fotos: Arquivo pessoal

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,964SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Marca de preservativos cria embalagem que só abre com consentimento entre duas pessoas

A marca de preservativos Tulipán, da Argentina, desenvolveu uma simbólica embalagem para conscientizar e chamar a atenção do público à respeito da importância do...

Carpinteiro constrói abrigos de graça para pessoas sem-teto se manterem aquecidas no inverno do Canadá

O inverno é um período crítico para pessoas em situação de rua. E sabendo disso, o carpinteiro Khaleel Seivwright, de 28 anos, quis levar...

Hotel de SP adere ao programa Sou Resíduo Zero

O Grand Hyatt São Paulo é um dos hotéis mais luxuosos da capital paulista, mas nem por isso deixa de ser sustentável. Desde 2011,...

Detentos de penitenciária em SP fazem crochê para ajudar pacientes de hospital: “Me sinto útil”

“Tenho a sensação de ser útil e de estar ajudando a sociedade”, diz um dos detentos participantes do projeto "Os Entre Lanços do Crochê".

Grupo dono da Azaleia doa mais de 400 mil máscaras a hospitais e UPAs de 13 cidades

Vulcabras Azaleia, detentora das marcas Azaleia, Dijean, Olympikus, Under Armour e Botas Vulcabras, destinará, inicialmente, mais de 400 mil máscaras de proteção e 3...

Instagram

Mãe doa leite suficiente para alimentar quase mil recém-nascidos 2