Uma mãe da Nigéria descobriu da maneira mais difícil que a icterícia ainda é uma doença bastante perigosa no continente africano – mas agora está pondo fim à doença infantil em sua comunidade com sua nova startup de tecnologia, fazendo berços movidos a energia solar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A icterícia é uma das doenças mais comuns nos recém-nascidos em que se observa uma coloração amarelada na pele, olhos e mucosa. Ela ocorre devido à elevação da bilirrubina no sangue, que é uma substância amarelada encontrada na bile e permanece no sangue até ser eliminada na urina.
Após vivenciar uma experiência traumática com a doença, que atingiu seu filho recém-nascido, a designer Virtue Oboro decidiu concentrar seus esforços na prevenção e cura da icterícia – garantindo que outras mães não passem pelo que ela mesma passou.
Leia Mais
O filho de Virtue, Tombra, tinha apenas 48 horas de vida quando teve que ser levado às pressas para a UTI neo-natal, quando os médicos constataram um grande acúmulo de bilirrubina, que deixa a pele amarelada e pode levar a danos permanentes ou até a morte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O tratamento, no final das contas, é bastante simples e tem sido difundido em países em desenvolvimento: fototerapia com luz azul.
O hospital de Virtue não tinha aparelhos de fototerapia, então o pequeno Tombra teve que receber uma transfusão de sangue de emergência arriscada. Seu filho se recuperou totalmente nos dias seguintes, mas Virtue ficou impactada com a experiência.
“Senti que algumas das coisas que experimentei poderiam ter sido evitadas”, disse a designer visual. “Pensei, há algo que eu possa fazer para diminuir a dor dos bebês e das mães da minha comunidade?”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que uma designer visual poderia fazer? Pois bem, Virtue projetou o “Crib A’Glow”, um berço que funciona como uma unidade de fototerapia portátil alimentada pelo sol que custa 5 vezes menos do que o convencional – e 100% fabricado em sua terra natal, a Nigéria, através de sua empresa, a Tiny Hearts (Pequenos Corações, em tradução livre).
O marido de Virtue já tinha alguma experiência trabalhando com painéis solares, então ele ajudou a designer visual, que estava ocupada navegando nas águas desconhecidas de uma nova profissão.
Ela trabalhou com um pediatra durante o processo de design para garantir que todos os detalhes beneficiassem os bebês.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Há dois anos, o Crib A’Glow recebeu uma doação de US$ 50.000 (R$ 250 mil) da Johnson & Johnson por meio da iniciativa Africa Innovation Challenge, e agora seus berços fototerápicos agora podem ser encontrado em 500 hospitais na Nigéria e na nação vizinha, Gana. Eles já foram usados no tratamento de mais de 300 mil bebês!
Virtue, que neste ano foi reconhecida no Prêmio África para Inovação em Engenharia, diz que mais 200 mil bebês foram salvos da icterícia após a implantação dos berços em áreas rurais – sem a necessidade de hospitais ou mesmo eletricidade. Incrível! 🤩
Fonte: CNN
Fotos: Benson Ibeabuchi/GGImages/RAEng
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.