Só quem passa por dificuldades financeiras tendo filhos para cuidar e alimentar sabe como alguns dias podem ser desesperadores.
A argentina Vanessa Canelo, por exemplo, ganhava menos de um salário mínimo mensal para sustentar, sozinha, seus 4 filhos pequenos, além de pagar despesas como o aluguel, energia, gás e água.
Certo dia, Vanessa perdeu o emprego, e com ele, a capacidade de pagar o aluguel. Não demorou muito para que despejassem ela e os filhos de casa. Sem opções, a mãe solo decidiu construir sua própria casa, com os poucos recursos que tinha.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A história dela tem repercutido na Argentina, cujos meios de comunicação têm enfatizado sua força de vontade e senso de superação em meio à crise que ameaçava a subsistência de sua família.
Quando se viu sem dinheiro, Vanessa não se permitiu desmoronar. Ela arranjou um bico para garantir a alimentação dela e das crianças e, com o pouco que sobrava, começou a comprar materiais de construção.
Seus pais já falecidos deixaram um lote para a argentina, que ela enxergou como uma oportunidade de construir sua casa e não precisar voltar mais para o aluguel.
De acordo com o portal ‘Upsocl’, o terreno fica no bairro Liceo Tercera, onde os vizinhos de Vanessa se surpreenderam ao vê-la carregando ferramentas e materiais de construção por conta própria. Pouco a pouco, ela foi erguendo as paredes e cômodos de seu novo lar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Foram semanas de trabalho até a mudança definitiva dos filhos para um cômodo já pronto da construção. “No processo, recebi a ajuda de algumas pessoas sensibilizadas. Elas me deram uma mão. Eu só conseguia pensar nos meus filhos. Queria que eles viessem logo pra cá, por isso fiz a casa o mais rápido possível. Não quero que eles peguem chuva ou se resfriem, daí a importância da conclusão acelerada”, disse Vanessa, enfatizando que uma de suas filhas é asmática.
A construção da casa tem sido um desafio recompensador para Vanessa, que já tinha experiência no ramo da alvenaria e construção civil. “Sempre gostei da prática [em obras]. O que eu não sabia ao longo da construção, fui perguntando, pedindo conselhos e construindo”, resumiu.
Sua nova casa está tomando forma, mas conforme o trabalho avança, o tempo avança. É por isso que a mãe solo procura terminar o mais rápido possível. Com o auxílio dos filhos homens e moradores da comunidade, isso é apenas uma questão de tempo.
Vanessa é um exemplo de esforço, garra e vontade de superar as adversidades – talvez um símbolo do que é ser uma mãe solo nos dias de hoje.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:
Veja também:
Fonte: Upsocl
Fotos: Arquivo pessoal