Mais oportunidades: detento é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática

Clique e ouça:

O preconceito enraizado de toda a sociedade contra pessoas presas impede a gente de enxergar o potencial que cada uma delas carrega. Não deveria ser assim, afinal, tudo o que elas menos precisam para se regenerar é a nossa descrença. Precisam, sim, é de oportunidades e estímulo para desenvolver suas melhores qualidades – que todos nós temos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mineiro Wesley Lopes, 20 anos, ilustra bem isso. Preso desde 2013, condenado a uma pena de 4 anos e 10 meses de reclusão, o rapaz, filho de uma ajudante de cozinha, conquistou a medalha de bronze da edição de 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), que teve 18 milhões de estudantes inscritos.

Wesley recebeu a notícia por meio de duas cartas enviadas à Penintenciária de Muriaé: uma para a direção da escola da unidade prisional e outra para ele. Ambas parabenizavam Wesley pela conquista e faziam um convite para que o rapaz participasse do Programa de Iniciação Científica Júnior da Obmep, destinado aos medalhistas de ouro, prata e bronze.

O curso é uma espécie de aprofundamento em Matemática a partir de discussões em fóruns a distância, com um encontro presencial por mês e a participação de professores de algumas das melhores universidades do país. Além do mais, o programa oferece uma bolsa mensal de R$ 100: valor padrão em programas de iniciação científica júnior.

Wesley foi preso pouco depois de completar 18 anos e havia abandonado a escola quando estava na 7ª série, quatro anos antes. “Desanimei por que não via futuro nos estudos. Não acreditava que poderia melhorar minha vida”, desabafa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O caso do rapaz será examinado pela Justiça, pois Wesley precisará de acesso à internet e uma conta de e-mail, normalmente negado aos presos, para poder participar do programa da Obmep. A data limite para a inscrição é até o fim de fevereiro. Que o bom senso prevaleça.

via [GUIA MURIAÉ]

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,080FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,926SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Instagram