Mais oportunidades: detento é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática

O preconceito enraizado de toda a sociedade contra pessoas presas impede a gente de enxergar o potencial que cada uma delas carrega. Não deveria ser assim, afinal, tudo o que elas menos precisam para se regenerar é a nossa descrença. Precisam, sim, é de oportunidades e estímulo para desenvolver suas melhores qualidades – que todos nós temos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mineiro Wesley Lopes, 20 anos, ilustra bem isso. Preso desde 2013, condenado a uma pena de 4 anos e 10 meses de reclusão, o rapaz, filho de uma ajudante de cozinha, conquistou a medalha de bronze da edição de 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), que teve 18 milhões de estudantes inscritos.

Wesley recebeu a notícia por meio de duas cartas enviadas à Penintenciária de Muriaé: uma para a direção da escola da unidade prisional e outra para ele. Ambas parabenizavam Wesley pela conquista e faziam um convite para que o rapaz participasse do Programa de Iniciação Científica Júnior da Obmep, destinado aos medalhistas de ouro, prata e bronze.

O curso é uma espécie de aprofundamento em Matemática a partir de discussões em fóruns a distância, com um encontro presencial por mês e a participação de professores de algumas das melhores universidades do país. Além do mais, o programa oferece uma bolsa mensal de R$ 100: valor padrão em programas de iniciação científica júnior.

Wesley foi preso pouco depois de completar 18 anos e havia abandonado a escola quando estava na 7ª série, quatro anos antes. “Desanimei por que não via futuro nos estudos. Não acreditava que poderia melhorar minha vida”, desabafa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O caso do rapaz será examinado pela Justiça, pois Wesley precisará de acesso à internet e uma conta de e-mail, normalmente negado aos presos, para poder participar do programa da Obmep. A data limite para a inscrição é até o fim de fevereiro. Que o bom senso prevaleça.

via [GUIA MURIAÉ]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Motorista de ônibus constrói ele mesmo um ponto para os passageiros em Cascavel (PR)

O motorista de ônibus "Silvo", como é conhecido na comunidade do Gralha Azul, em Cascavel, no Paraná, realizou neste último sábado, 23, uma boa...

‘Deus sempre envia anjos para agir a favor dos seus e o senhor Joemir é um anjo sem asas!’

Estava desempregada havia quatro meses. Enviava currículo via e-mail, quando ia em lojas recebia a seguinte resposta: 'Não estamos aceitando currículos'. Eu até entendia...

Repórter chora ao noticiar que hospital do RN está a 30 dias sem registrar mortes por Covid [VIDEO]

O repórter Kléber Teixeira não conseguiu segurar a emoção ao noticiar, na última quarta-feira (6) que um hospital do Rio Grande do Norte completou...

Reserva Mini cria coleção exclusiva com projetos sociais

Parte do lucro das vendas é revertido para as instituições.

Dono de restaurante coloca turistas racistas para fora em Porto Seguro (BA)

Dono do restaurante Alecrim, em Porto Seguro, na Bahia, o italiano Roberto Mancini não pensou duas vezes em pedir para um casal de turistas...

Instagram

Mais oportunidades: detento é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática 3