Ícone do site Razões para Acreditar

E se fosse no Brasil? Máquina permite trocar materiais recicláveis por desconto na conta de luz e créditos no metrô

mulher deposita garrafa pet em máquina que troca materiais recicláveis por benefícios

No quarto episódio da websérie E se fosse no Brasil?, conhecemos a Retorna Machine.

Junto à Stone, viajamos o Brasil em busca de negócios que muitos de nós acreditam não dar certo por estas bandas – e dão!

Criada em 2014 pela Triciclo, empresa de soluções sustentáveis, a Retorna Machine troca materiais recicláveis por descontos na conta de luz, recarga de celular ou até mesmo por créditos no transporte público.

Nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Amazonas, já é possível encontrar uma Retorna Machine, em locais públicos e privados, como metrôs, aeroportos e rodoviárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona?

O primeiro passo é criar sua conta triciclo pelo app ou site. Feito isso, já pode pegar aquelas embalagens recicláveis que seriam descartadas junto com o lixo comum e levá-las para a Retorna Machine mais próxima de você.

Cada tipo de embalagem vale uma quantidade de pontos – uma garrafa PET de até 2,5L, vale 10 pontos; embalagens longa vida e de vidro, 05 pontos, por exemplo.

Os “tricões”, como são chamados os pontos, são transferidos para sua conta triciclo. Então, você poderá trocá-los pelos benefícios oferecidos – ou doá-los para alguma instituição filantrópica.

Em cinco anos de atuação, as Retornas Machines recolheram 25 milhões de embalagens. Atualmente, conta com 60 ecopontos espalhados por todo o Brasil e contando.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fomos ver de perto a máquina que fica na estação República do Metrô de São Paulo e batemos um papo com um dos 140 mil usuários da Retorna Machine.

Dá o play:

E você, tem ou conhece algum negócio para colocar no Mapa do ESFNB? Envie para esefossenobrasil@razoesparaacreditar.com. Conheça outros exemplos de negócios que dão certo na nossa terrinha: www.razoesparaacreditar.com/esefossenobr 

 

Sair da versão mobile