A Ford criou um traje experimental de simulação dos perigos de dirigir sob os efeitos do álcool. A empresa desenvolveu na Alemanha uma “Roupa de Motorista Embriagado”, que simula as dificuldades experimentadas por quem abusa do consumo de bebidas alcoólicas e assume o volante de um carro. Pois todos sabemos que muitos jovens e adultos ainda acham que dirigir sob o efeito de álcool (por menos que seja) é algo tranquilo e fácil, sendo que até os mais experientes motoristas não estão imunes aos efeitos do álcool, que vão desde dificuldades de visão, coordenação, equilíbrio e sonolência.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O traje é composto de óculos com visão de “túnel”, tampões de orelha, pesos no pulso e no tornozelo e ataduras nos cotovelos, pescoço e joelhos. Ele transforma tarefas simples – como caminhar em linha reta – muito mais difíceis, demonstrando como dirigir pode ficar bem mais complexo.
Vestidos com a roupa ‘especial’, os jovens fizeram o teste de direção. Veja o vídeo do resultado:
Leia Mais
Essa técnica de simulação só foi possível por conta do trabalho conjunto ao Instituto Meyer-Hentschel da Alemanha, empresa especializada na pesquisa dos efeitos da redução da mobilidade. E fica a constatação óbvia (mas por vezes negada):
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Ela (a roupa de motorista embriagado) é um instrumento poderoso para reforçar a mensagem do que pode acontecer quando se dirige sob os efeitos do excesso de álcool”, diz Gundolf Meyer-Hentschel, presidente e fundador da empresa.
Ou seja, caso beba, pegue um táxi ou eleja o amigo da vez que não irá beber para poder dirigir – só assim todos chegarão a salvo em casa.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.