Marca faz teste com roupa especial que simula a sensação de estar bêbado

0
2454

Ford criou um traje experimental de simulação dos perigos de dirigir sob os efeitos do álcool. A empresa desenvolveu na Alemanha uma “Roupa de Motorista Embriagado”, que simula as dificuldades experimentadas por quem abusa do consumo de bebidas alcoólicas e assume o volante de um carro. Pois todos sabemos que muitos jovens e adultos ainda acham que dirigir sob o efeito de álcool (por menos que seja) é algo tranquilo e fácil, sendo que até os mais experientes motoristas não estão imunes aos efeitos do álcool, que vão desde dificuldades de visão, coordenação, equilíbrio e sonolência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O traje é composto de óculos com visão de “túnel”, tampões de orelha, pesos no pulso e no tornozelo e ataduras nos cotovelos, pescoço e joelhos. Ele transforma tarefas simples – como caminhar em linha reta – muito mais difíceis, demonstrando como dirigir pode ficar bem mais complexo.

Vestidos com a roupa ‘especial’, os jovens fizeram o teste de direção. Veja o vídeo do resultado:

simulador simulador2 simulador3 simulador4

Essa técnica de simulação só foi possível por conta do trabalho conjunto ao Instituto Meyer-Hentschel da Alemanha, empresa especializada na pesquisa dos efeitos da redução da mobilidade. E fica a constatação óbvia (mas por vezes negada):

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ela (a roupa de motorista embriagado) é um instrumento poderoso para reforçar a mensagem do que pode acontecer quando se dirige sob os efeitos do excesso de álcool”, diz Gundolf Meyer-Hentschel, presidente e fundador da empresa.

Ou seja, caso beba, pegue um táxi ou eleja o amigo da vez que não irá beber para poder dirigir –  só assim todos chegarão a salvo em casa.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.